Logo O POVO+
Pré-sal cearense participa de rodada de licitação
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Pré-sal cearense participa de rodada de licitação


O Ceará está no mapa geral de exploração do pré-sal. Depois de muita polêmica sobre a possibilidade de existência dessa área, o assunto vem à tona com os recentes leilões promovidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).


Regiões do litoral do Estado foram selecionadas pela ANP para participar da 15ª Rodada de Licitações – Mar, que pretende outorgar contratos de concessão para exercício das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural em 49 blocos. Nove setores de cinco bacias sedimentares foram selecionados (Campos, Ceará, Potiguar, Santos e Sergipe-Alagoas).


Os modelos e editais de contratos já estão disponíveis e representam a oportunidade para se estabelecer, em um primeiro momento, estudos exploratórios que podem levar até três anos. As empresas interessadas terão de pagar um valor em dinheiro referente à retenção da área e ao plano qualificado para a exploração.


No caso do Ceará, o modelo exploratório chamado de “Nova Fronteira” possui dois setores delimitados e 14 blocos, com uma área total de oferta de 8.390,67 quilômetros quadrados. O pagamento mínimo por quilômetro varia entre R$ 410,71 e R$ 821,42. O edital de licitação dos blocos exploratórios foi publicado no dia 26 de janeiro deste ano e mostra os procedimentos que as empresas devem realizar.


Essa primeira rodada representa a possibilidade de estudos técnicos para confirmar a viabilidade financeira e de lucratividade das áreas. Concluída essa etapa, pode ocorrer a exploração para produção em sete anos.


O governo do Estado aguarda os acontecimentos com certa distância e torce por um resultado positivo.


CEGÁS 1


NOVAS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO


As áreas selecionadas pela ANP ainda dependem de avaliação dos órgãos ambientais competentes, mas o governo do Estado encara esse processo com otimismo. O presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo, alimenta a torcida para o arremate dos 14 blocos cearenses que participam da licitação. “Isso é muito bom para o Ceará: aumenta a arrecadação de royalties e o Estado poderá produzir gás associado ao petróleo”, acrescenta.


Atualmente, as reservas marítimas de gás do Ceará estão se esgotando; por essa razão, a Cegás importa o produto. Dependendo do tipo de petróleo que for encontrado por aqui, as reservas estarão próximo ao Porto do Pecém, ajudando nas negociações para trazer uma refinaria.


CEGÁS 2


INTERESSE DO INVESTIDOR


O que pode atrapalhar os planos cearenses é o interesse do investidor. Das áreas colocadas em licitação pela ANP, a média de venda varia de 10 a 15%. Os blocos em bacias de “Novas Fronteiras”, como é o caso dos oferecidos no Ceará, ainda são pouco conhecidos geologicamente ou apresentam barreiras tecnológicas a serem vencidas para identificar novas bacias produtoras. Em compensação, podem apresentar também grandes oportunidades.


CEGÁS 3


MELHORIA DA COMPETITIVIDADE


O Ceará possui vários projetos na área de regaseificação. Há estudos para levar gás para o Interior e para produção na Região Metropolitana. Se houver uma área de exploração pré-sal confirmada, isso facilitará a competitividade.


No caso do Ceará, somente a possibilidade de pagamento de royalties estabelecida na licitação é de 7,5%.


SEMACE


LICENÇA DE INSTALAÇÃO


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) registrou aumento de 66,6% no volume de licenças prévias emitidas no primeiro bimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2016.


A avaliação é de que houve um incremento de novos investimentos públicos e privados – entre eles, a ampliação da pista e da área de taxiamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, emitida para a Fraport Brasil S/A.


DEL PASEO


NOVAS LOJAS


Duas lojas e um quiosque do segmento de alimentação foram inauguradas no Shopping Del Paseo: “Boali” (rede de alimentação saudável), o self-service “Brasilis” e o quiosque de bolos de rolo “Tia Ló”.


A administração do empreendimento afirma que houve crescimento de 5% no fluxo de pessoas no local em 2017.


CENÁRIO


INOVAÇÕES PARA 2018


O empresário Ivo Machado, um dos sócios da CVI Seguros, organiza hoje almoço de negócios com 150 empresários, no Pipo Restaurante. O evento contará com a participação do novo presidente da Ernst & Young (E&Y), Luiz Sérgio Vieira de Gadelha, e do CEO América do Sul da Basf, Ralph Schweens, sendo mediado pelo jornalista Jocélio Leal. O tema será “Inovação e perspectivas para 2018”.


O consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção”

ADAM SMITH (1723- 1790), filósofo e economista escocês

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?