Logo O POVO+
Estado negocia interiorização do gás com empresa da Catalunha
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Estado negocia interiorização do gás com empresa da Catalunha


O Governo do Estado mantém entendimentos com empresários da Catalunha para viabilizar a logística da interiorização do Gás Natural Liquefeito (GNL).


O nome das empresas ainda não foi divulgado, mas avançam as negociações para a distribuição do produto através de módulos de trem e caminhão.


O secretário de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann, em entrevista à coluna, adiantou que há um modelo de sistema de regaseificação em discussão, pensado para a cidade de Brejo Santo. O projeto pretende atender a região do Cariri e os estados de Pernambuco e Paraíba.


A outra proposta é de criar vias de distribuição de GNL para o abastecimento da região Norte, com uma estrutura de gasoduto chamada de “virtual”, com logística de distribuição através de caminhões, o que é considerado de menor custo.


A cidade para a centralização do sistema ainda não foi escolhida. No momento, ventilam-se os nomes de Sobral ou de Tianguá.


INDUSTRIALIZAÇÃO


ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO


As estruturas de transporte e distribuição do gás no Interior são consideradas fundamentais para o desenvolvimento da indústria em áreas mais distantes da Região Metropolitana. “Temos de entrar com gás no sertão para não limitar o desenvolvimento”. O GNL do Ceará poderá alimentar também o polo de gesso pernambucano.


O Governo tenta acelerar o processo para implantar estruturas, enquanto negocia em paralelo, com companhias do Irã, para o fornecimento de óleo para a refinaria.


25 ANOS


GRUPO SM


O economista e consultor Sérgio Melo comemora, na próxima segunda-feira, os 25 anos do grupo SM, que tem se especializado no trabalho de fusões e aquisições.


Um dos destaques nessa história foi o processo de venda da Ypióca para a gigante britânica Diageo.


MULHERES 1


IMPACTO DA FAMÍLIA NO TRABALHO


A consultoria PwC fez uma pesquisa global sobre um eterno dilema das mulheres: família x trabalho. O resultado comprova o que já se sabia: as profissionais se sentem preteridas em oportunidades no retorno ao trabalho após terem filhos.


A mudança na rotina é a maior preocupação das mulheres e ainda há um grande percurso para haver igualdade de gênero. Pelo levantamento da PwC, é necessário haver alteração no ambiente corporativo.


Há um medo bem fundamentado, revelado pelas pesquisas: 48% das entrevistadas sentiram-se preteridas para promoções ou projetos especiais no retorno ao trabalho.


MULHERES 2


PONTOS PARA SEREM ALTERADOS


O relatório da PwC oferece uma contribuição para a mudança na cultura das organizações e o crescimento das lideranças femininas:


1. Transparência, para promover um ambiente mais inclusivo


2. Criação de redes proativas de líderes e colegas para motivar o crescimento profissional na empresa após a maternidade


3. Políticas direcionadas ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, para oferecer soluções organizacionais que realmente funcionem.


PETRÓLEO


NOVO CICLO


Ontem, a coluna abordou a participação do Ceará na 15ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Pelo site da agência, 17 empresas já se inscreveram para áreas marítimas, além de quatro para áreas terrestres.


A Comissão Especial de Licitação (CEL) concluiu a análise dos pedidos e, das empresas inscritas, apenas três não possuem contrato para exploração e produção de petróleo e gás no Brasil (Petronas, Cobra e Wintershall).


Na avaliação da ANP, as rodadas de licitação de 2018 representam um novo ciclo da indústria petroleira no Brasil.


Oremos!

 

“Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades”

Charles Alexis de Tocqueville (1805-1859), político francês

Rádio


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima


Facebook


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?