Logo O POVO+
Sucessões na Fecomércio-Ceará e CNC
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Sucessões na Fecomércio-Ceará e CNC


As lideranças do comércio articulam a sucessão das diretorias de suas principais entidades.


O presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, licenciado desde o dia 18 de dezembro de 2017 para assumir interinamente a presidência dos conselhos do Sesc e do Senac do Rio de Janeiro, deve retornar ao Ceará logo após o Carnaval.


A eleição da diretoria da Fecomércio-CE ocorrerá em abril deste ano, com proposta de continuidade da chapa encabeçada por Gastão e por Maurício Filizola – este, atualmente na presidência do sistema no Ceará.


Em entrevista à coluna, Gastão destacou a harmonia e o trabalho da equipe cearense, reconhecidos nacionalmente. A articulação no Ceará é para a manutenção das políticas locais, mas com uma transição gradativa de poder.


Como Gastão apoia a chapa liderada por José Roberto Tadros (Federação do Comércio da Amazônia) para a presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a perspectiva é de que ele novamente se afaste da presidência da Fecomércio-CE para assumir cargo na CNC até o final do ano.


Atualmente, dos 34 votos possíveis para a presidência da chapa nacional, conta-se com o apoio de pelo menos 24.


PATRONAIS


FORTALEZA RECEBERÁ FEIRA DE SINDICATOS


Dentro das articulações feitas, também está no calendário a realização de uma grande feira de sindicatos patronais do comércio em Fortaleza, no ano que vem. Uma comitiva do Ceará deve ser levada em maio à cidade de Bonito, em Mato Grosso – local onde será realizado o evento deste ano, garantindo para 2019 a vinda de pelo menos 1.200 lideranças sindicais ao Ceará.


DESEMPREGO


UM ANO SEM PESQUISAS


Os governos estaduais divulgaram ontem balanço do mercado de trabalho em 2017. O destaque foi o crescimento do desemprego na maioria das regiões pesquisadas. Os indicadores variaram entre 11,2% (Porto Alegre) e 24,1% (Salvador) nas áreas metropolitanas.


Vale registrar que, há exatamente um ano, foi interrompida a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Região Metropolitana de Fortaleza. Com isso, não houve mais registro de indicadores laborais importantes para o Estado. Os índices da PED são considerados relevantes para o desenvolvimento de políticas sociais, como a proporção de jovens que estavam fora da escola e do mundo do trabalho (a chamada geração “nem nem”).


Só para lembrar: pelo relatório do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios, 73% das crianças e adolescentes mortos em Fortaleza estavam fora da sala de aula.


PROMOÇÕES


MAIS OFERTA DE VOOS

 

A coluna cometeu um engano ontem ao informar o aumento de voos internacionais. O presidente do Conselho da Casablanca Turismo, Henrique Sérgio Abreu, destacou a oferta de mais de 31 voos semanais e não mensais como foi destacado.


A Secretaria do Turismo do Ceará também encaminhou a tabela de voos internacionais atualizada até ontem. Eis os números: o Ceará possui agora 43 frequências internacionais para 13 destinos.


ALIMENTOS


CEARENSES NO EL CORTE INGLÊS EM PORTUGAL


Produtos alimentícios de seis marcas cearenses serão comercializados pela loja de departamentos El Corte Inglês nas cidades de Lisboa e Porto, em Portugal.


As empresas Frutã, Maxfrut, Natvita, Bioclone, Onvit e Pão de Tapioca conseguiram negociar seus produtos através do projeto “SindiAlimentos Além das Fronteiras”, realizado pelo sindicato em parceria com Fiec e Sebrae.


O projeto pretende atender as empresas locais, o mercado formado por brasileiros saudosos dos produtos de casa e os portugueses interessados em conhecer mais detalhes da gastronomia do Brasil. Haverá ainda uma degustação de castanhas, goma de tapioca, açaí e polpas de frutas de 2 a 15 de fevereiro.


SESC


SEXTO RESTAURANTE EM FORTALEZA


O sexto restaurante do Sesc - Serviço Social do Comércio, braço social do Sistema Fecomércio-CE, começa a funcionar hoje, na rua João Cordeiro. A unidade tem capacidade para receber até 500 pessoas por dia, com preços subsidiados. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.


Detalhe: para se ter acesso, é preciso apresentar a Carteira Sesc.


“Quiçá a melhor definição para democracia seja esta: a forma de convivência social em que se maximiza a criatividade humana”


CELSO FURTADO (1920-2004), economista

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e Desce da Economia”, Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/ opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?