Logo O POVO+
Royalties sobre sol e vento preocupam setor de energia
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Royalties sobre sol e vento preocupam setor de energia


Após a pausa do Carnaval, setores da economia se organizam para iniciar suas defesas, diante de propostas consideradas danosas e que estão em discussão no Congresso. Na área de energia renovável, lideranças se organizam para evitar a possibilidade de cobrança de royalties sobre o uso do vento e da radiação solar ou pelo menos minimizar os prejuízos.


A ideia não era levada a sério, mas, no fim de 2017, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O projeto, de autoria do deputado Heráclito Fortes (sem partido-PI), é considerado esdrúxulo e inconveniente.


Ontem, em entrevista à coluna, o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean-Paul Prates, lembrou o processo de implantação da cobrança de royalties sobre o petróleo, que seguiu a lógica do ICMS, favorecendo às regiões consumidoras.


Caso não haja uma correção do percurso agora e uma reação em cadeia do setor, erros do passado podem atingir uma atividade nova, de grande visibilidade e interesse para investidores. E pior: atrapalhar o novo mapa de desenvolvimento energético do País, que descentralizou a produção de energia e favorece pequenas localidades.


INVESTIMENTOS


PROJETOS DEVEM FAVORECER COMUNIDADES


Os projetos de instalação de energia eólica e solar seguem mecanismos de viabilidade econômica que devem ser repensados. Jean-Paul Prates propõe formas de recolhimentos de impostos que beneficiem as comunidades onde os empreendimentos são instalados; por essa proposta, metade dos impostos iria para os municípios.


Atualmente ganham força os argumentos de que os projetos não geram tantas receitas para seus anfitriões no longo prazo.


CARNAVAL 1


INCREMENTO DA ECONOMIA


Os números ainda não foram consolidados, mas o Carnaval de 2018 ajudou a movimentar a economia cearense, trazendo turistas principalmente de São Paulo, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.


O vice-presidente da ABIH-CE, Darlan Leite, explica que a concorrência com o Airbnb não atrapalhou os resultados do setor, que conseguiu uma ocupação próxima a 95%. “Existe mercado para todos”, acrescenta.


CARNAVAL 2


MOVIMENTO DE R$ 400 MILHÕES


O secretário de Turismo da Prefeitura de Fortaleza em exercício, Erick Vasconcelos, já fez as contas: aproximadamente R$ 400 milhões movimentaram a economia da Capital em sete dias de folia.


Os números ainda estão sendo consolidados, mas a estrutura criada com 32 voos extras, dos quais 31 domésticos e um internacional, contribuiu para um fluxo maior de turistas.


“O mercado mudou com a Fraport, mesmo antes do início da operação da empresa”, acrescenta.


CARNAVAL 3


MOVIMENTO 10% MAIOR NOS RESTAURANTES


A animação do Carnaval impactou nos resultados dos restaurantes. Ontem, no O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN, o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes, Moraes Neto, informava um aumento no fluxo de pessoas e nos resultados dos estabelecimentos de aproximadamente 10% em relação a 2017, durante igual período.


O empresário atribui a melhora à boa programação de Carnaval e ao maior movimento de turistas.


POSTOS


GOVERNO IRRITA COMÉRCIO


A equipe do presidente Michel Temer (MDB) conseguiu irritar os donos de postos de combustíveis.


A afirmação de que levaria ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um questionamento sobre a atuação dos postos, caso não houvesse a queda nos preços da gasolina e do gás de cozinha, gerou reação do setor em relação às políticas adotadas.


O assessor econômico do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE), Antônio José Costa, explica que o governo está perdido nesta área. Foram 147 reajustes, de julho do ano passado até o início de fevereiro. “É um erro culpar os postos”, acrescenta.


Diante de tantas alterações de preços, Antônio José explica que o setor passa por um novo aprendizado e tenta se adequar aos reajustes diários no varejo.


“A humanidade é governada pela imaginação”

NAPOLEÃO BONAPARTE (1769 – 1821), imperador francês

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?