Logo O POVO+
Ceará é segundo em fusões e aquisições no Nordeste
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará é segundo em fusões e aquisições no Nordeste


Um número maior de empresas nordestinas passou para as mãos de estrangeiros em 2017. Com as dificuldades do País e preços mais baixos, o mercado de fusões e aquisições ganhou notoriedade.


Sessenta empresas concluíram processos de venda no ano passado. Em 2016, a marca atingida era de 39 negócios. Dessas operações, 33 ocorreram no mercado doméstico e 15 com estrangeiros.


O Ceará foi o segundo estado da região em volume de fusões e aquisições em 2017, perdendo apenas para Bahia. Pelos dados da consultoria KPMG, que realizou levantamento comparativo do setor nos últimos dois anos, 14 operações tiveram sucesso no Estado. Na Bahia, esse número chegou a 19 e, em Pernambuco, a nove operações.


ENERGIA


ATRAÇÃO DE VENDA


A área de energia se destacou no segmento de fusões e aquisições no ano passado. Na região, nove projetos tiveram êxito na criação de parcerias e venda de ativos, principalmente para estrangeiros. A quantidade de empresas vendidas superou o total alcançado em 2016, quando quatro transações foram fechadas.


O setor petrolífero também chamou atenção na região, com a venda de sete empresas, seguido pela atividade de laboratório e hospitais (seis negócios fechados). Em todo o País, o setor de óleo e gás teve aumento de 40% em 2017, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram 28 operações de fusões e aquisições fechadas em 2017.


BRASIL


PETRÓLEO E GÁS


O sócio da KPMG, Manuel Fernandes, fez uma análise do que aconteceu no segmento de petróleo e gás no Brasil para atrair a participação de mais estrangeiros em 2017. Para ele, houve maior previsibilidade nas rodadas de licitações, revisão das regras e estímulos vindos do plano de desinvestimentos da Petrobras. Outro fator importante: cada vez mais investidores estrangeiros e nacionais estão migrando para o setor de óleo e gás, onde a exploração e produção no pré-sal já é uma sólida realidade.


A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos”

CÍCERO (106 A.C A 43 A.C) Filósofo romano

 

COMÉRCIO 1


FERIADOS NEGOCIADOS


O comércio cearense acredita em melhores lucros nos períodos de feriado. Com o aumento do fluxo turístico em Fortaleza, a aposta está concentrada na manutenção das lojas funcionando nos períodos de descanso.


O presidente do Sindilojas, Cid Alves, ontem, em entrevista ao O POVO Economia da Rádio O POVO/CBN, explicou que em março há três feriados que poderão ser negociados: o primeiro é o de São José, no dia 19 (uma segunda-feira); o segundo é o do dia 25 (um domingo); e o terceiro é o do dia 30 (Sexta-feira Santa). Destes, apenas o feriado religioso da Páscoa deve ser mantido.


COMÉRCIO 2


DEMANDA POR CONSUMO


Analistas de mercado acreditam que a demanda por consumo elevará o resultado da economia brasileira em 2018. A projeção de um Produto Interno Bruto (PIB) de 3% é calcada no crescimento das vendas de alimentos e itens têxteis.


Ações de grandes redes de supermercados apresentam projeções de ganho, com base nas perspectivas de melhorias no setor. Para que tudo isso aconteça, entretanto, terá que haver um esforço para garantir a renda das famílias. Caso contrário, as projeções não passarão de ilusões de início de ano.


EXPANSÃO DA ZPE


VISITA DA COMISSÃO DE ALFANDEGAMENTO


A área de expansão da ZPE recebeu ontem a visita de representantes da comissão de alfandegamento da Receita Federal. Essa é uma etapa importante para a viabilização do Setor II da estatal, no município de Caucaia, que deve abrigar empresas exportadoras com perfis diferentes (granito, energia e calçados).


As instalações de várias empresas desses setores já foram negociadas, mas o secretário de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann, acredita que o projeto de lei em tramitação na Câmara Federal daria mais instrumentos para a exportação, abrindo espaço para as áreas de serviço, TI e Engenharia.


Enquanto a nova legislação não é aprovada, atrativos continuam em cima dos incentivos fiscais e da localização estratégica do Estado.


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/opovocbn


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.


ESTÍMULO PARA EDUCAÇÃO


TREINAMENTO E INOVAÇÃO


A Grendene se destacou em 2017 em investimentos em educação básica e profissional para os seus funcionários. A companhia ganhou o Prêmio Sesi/Senai, cujas inscrições estão abertas até o próximo dia 28 para a edição de 2018.


O superintendente do Senai no Ceará, Paulo André Holanda, avisa que essa é uma oportunidade para as empresas melhorarem o seu corpo técnico e os seus resultados operacionais: “Não é possível inovar sem investir em educação”, acrescenta.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?