Logo O POVO+
Bradutch: Ceará terá câmara holandesa
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Bradutch: Ceará terá câmara holandesa


O Ceará tem estreitado os laços com a Holanda. Além das negociações com o Porto de Roterdã e da parceria para a implantação do hub Air France-KLM e Gol, agora ganhará um escritório de negócios holandês.

 

A Bradutch, Câmara Brasileira de Comércio do Brasil na Holanda, se instalará no Ceará em março. A entidade abrirá filiais também no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A implantação do escritório está sob a responsabilidade do advogado Thiago Furtado e favorecerá a troca de parcerias e o comércio internacional.

 

Vale ressaltar que o Estado já possui uma ligação com a Holanda, por onde foi iniciado o projeto de exportação de flores e frutas, e haverá abertura para novas rotas comerciais.

BRADUTCH 2

 

NOVOS NEGÓCIOS COM A EUROPA

Desde maio de 2017 há negociações da vinda da Bradutch para o Ceará. O presidente da Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento Internacional do Ceará, Rômulo Alexandre Soares, participou da missão na Holanda na época, junto com o governador Camilo Santana e destaca: “Estou otimista”.

 

Ele acredita que a entidade holandesa ajudará na captação de investimentos e lembra o impacto da TAP no Estado, criando fluxo constante de relações com Portugal e a Europa.

PARTICIPAÇÃO DE ROTERDÃ

 

NO CIPP PODE SER ACIMA DE 10%

O Porto de Roterdã já sinalizou a pretensão de participar com pelo menos 10% do capital da holding CIPP S.A, controladora do Porto do Pecém, mas não há pressa para fechar as negociações.

 

Ontem, em entrevista à coluna, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro, disse que o cronograma de trabalho de discussão está na reta final. Mesmo assim, algumas validações de estudos ainda são necessárias, tanto da parte do Ceará quanto do porto holandês, e essas etapas serão discutidas com cuidado.

 

Na parte do Estado, espera-se concluir os estudos técnicos de estrutura até março e estabelecer os percentuais de participação da sociedade com Roterdã até abril.

 

A intenção do governo é de concluir os laudos técnicos ainda este mês e finalizar o trabalho de parceria com a criação de consensos entre os dois lados.

NEGÓCIOS

 

CADA UM NO SEU QUADRADO

O Governo do Estado parece ter conseguido uma definição melhor do trabalho de suas empresas e secretarias na área de atração de investimentos. Diferentemente dos tempos em que Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Assuntos Internacionais e Adece batiam cabeça para saber quem buscaria novos negócios, a distribuições dos papéis parece ter encontrado uma melhor equação.

 

A SDE ficou com a construção de grandes formatos de viabilização de negócios; a Adece, com empresas em instalações no Interior (principalmente calçados e confecções); e a secretaria de Assuntos Internacionais, com a missão de deslanchar a ZPE na busca por companhias de grande porte.

DECOLA

 

BOA AVALIAÇÃO DOS VIZINHOS

O Ceará continua com problemas sérios em segurança, saúde, transporte, logística e educação, e com uma população pobre, com uma das rendas mais baixas do Nordeste. Mesmo com essa conjuntura, tem conseguido criar um ambiente para a atração de negócios.

 

Até o momento não há estatísticas comparando a atração de novos negócios no Nordeste; apesar disso, o Ceará vem conseguindo ao menos o respeito de estados vizinhos, pela agressividade no trabalho de busca por novos projetos, segundo César Ribeiro.

 

O secretário explica que cada governo defende seus interesses mas, no final do ano passado, no evento Decola Nordeste, realizado no Rio Grande do Norte, o estado foi reconhecido pelo trabalho de atração de investimentos.

BIRD EM FORTALEZA

 

ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS

Especialistas do Banco Mundial (Bird) visitam Fortaleza para acompanhar a execução do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS). O objetivo é examinar o andamento dos projetos e a execução das ações. A Prefeitura de Fortaleza fechou contrato com o Bird para empréstimo no valor de US$ 146,6 milhões.

SOLAR

 

AUMENTO DA CAPACITAÇÃO

A ampliação do segmento de energia solar impactou na demanda por qualificação profissional da área, forçando a criação de parcerias para treinamento de funcionários. A empresa cearense Sou Energy, por exemplo, que atua na distribuição e instalação de painéis fotovoltaicos, fechou acordo envolvendo o Instituto de Formação Técnica (IFT), a LGL Solar Treinamentos e a ElektSolar Inovattions. Os salários de instaladores, logo após o curso, variam em torno de R$ 3 mil.

Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo”

KARL MARX (1818 - 1883), filósofo alemão

 

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?