Logo O POVO+
ABIH negocia parceria com hoteleiros norte-americanos
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

ABIH negocia parceria com hoteleiros norte-americanos


O turismo nacional deve ganhar reforço de parcerias externas.

 

Depois de acordos para trocas de experiência e treinamentos com hotéis portugueses, há negociações para trabalho conjunto com entidades norte-americanas.

 

O presidente da ABIH-Nacional, Manoel Cardoso Linhares, viaja hoje aos Estados Unidos e terá a missão de articular essas parcerias. A ABIH conta com o apoio da Embratur e da embaixada brasileira, em Washington, e pretende conseguir apoio para programas de redução de custos e qualificação.

 

Manoel Cardoso Linhares explica que há mais dois objetivos com esse trabalho: “Gerar emprego e buscar turistas”.

SEBRAE

 

CARAVANAS DOS ESTADOS

No dia 28 de fevereiro haverá, em Fortaleza, o lançamento no Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2018) e do Equipotel. Os dois grandes eventos do setor turístico serão realizados em maio, no Centro de Eventos do Ceará.
O presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, garantiu o seu apoio para a formação de caravanas de pequenas empresas de diversos estados brasileiros para ambos os congressos. Nos estados de Goiânia, Espírito Santo e Pernambuco, os escritórios do Sebrae já iniciaram articulação.

FIM DE PARCELAMENTO

 

IRRITAÇÃO DO COMÉRCIO

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) não gostou da ideia do Banco Central de desautorizar o parcelamento das compras de bens e serviços nos cartões de crédito sem o pagamento de juros.

 

Ontem, o assessor econômico da entidade, Fábio Pina, participou do O POVO Economia da Rádio O POVO CBN, e ressaltou a ausência de qualquer benefício para o comércio e para o consumidor com a proposta.

 

Fábio Pina é taxativo: “Cabe aos varejistas definirem suas práticas de negócio”.

ASFALTO

 

CONSTRUÇÃO NEGOCIA POLÍTICA DE REAJUSTE

A política de reajuste de material asfáltico tem preocupado a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Quarta-feira o assunto foi tratado pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, e pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), Maurício Quintella. A abertura de diálogo sobre o assunto foi considerada positiva e as negociações devem continuar.

 

No Ceará, os reajustes nos preços do asfalto foram anunciados com antecedência. Em novembro, a Petrobras comunicou a mudança na fórmula dos preços, com aumentos periódicos a partir de janeiro deste ano.
A perspectiva é de um custo maior nas obras de infraestrutura de governos e prefeituras. Antes, os aumentos ocorriam apenas no início de abril.

 

IMPACTO NA SAFRA

 

MELHORA DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), com base em dados do IBGE, constatou elevação de 85,6% na safra de grãos no Nordeste em 2017, mesmo com os problemas de falta d’água.
A explicação da economista e coordenadora de Estudos e Pesquisas do Etene, Hellen Cristina Rodrigues Saraiva Leal, para a melhora é a seguinte: “Houve expansão em função das condições climáticas de áreas produtoras do Nordeste”. Apesar disso, vale ressaltar os prejuízos de algumas localidades onde ocorrem plantações de sequeiro.

 

Feijão e milho foram os destaques, com elevação acima de 100% na safra.

GOVERNO

 

SEM REAJUSTE

O governo federal anunciou ontem contingenciamento de R$ 16,2 bilhões no orçamento no orçamento de 2018. Também avisou aos servidores públicos que receberam aumento que eles serão questionados para a devolução do dinheiro; mas nem todos os funcionários públicos tiveram uma melhora nos salários este mês.

 

Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, 253 mil servidores ativos e inativos conseguiram reajuste em quatro parcelas; mas, mesmo com aprovação do Congresso, os percentuais foram adiados para 2019. Aproximadamente 17 carreiras estão nessa situação.

A economia é um tema difícil e técnico, mas ninguém quer acreditar nisso”

JOHN MAYNARD KEYNES
(1883-1946), economista britânico

RÁDIO

O POVO Economia da Rádio OPOVO/CBN (95.5), a partir das 14 horas, de segunda a sexta.

FACEBOOK

Curta a nossa página: facebook/opovocbn

TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?