PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Tradição da culinária cearense no Montese

2018-06-15 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

RESTAURANTE SUVACO DE COBRA

O mais recente ganhador do concurso Embaixador da Gastronomia foi o chef Charton Nogueira. Ele recebeu seu prêmio e se sente muito honrado porque a escolha se dá uma vez ao ano em diversos estados brasileiros. O chef Charton Nogueira esteve indicado ano passado no Amazonas, porém o vencedor foi o chef Gilvan Lopes. Este prêmio tem como organizador o pernambucano Geraldo Guerra e tem sido considerado, nos últimos cinco anos, um dos certames mais bem organizados e elaborado com muita seriedade. Charton Nogueira será Embaixador da Gastronomia do Ceará por um ano. Durante o período acontece o certame In Chefs escolhidos pela Internet. As inscrições acontecem em cada estado do País. A partir de então acontecerá no final do ano o novo concurso para Embaixador. Cabe a Charton entregar seu título a outro chef vencedor do concurso. “Mas eu permanecerei com o Embaixador da Gastronomia do Ceará porque continuarei representando a culinária essencialmente cearense”, declara Charton.

 

Além de conduzir o título durante um ano, cabe a Charton Nogueira manter seu projeto de trabalho apresentando e servindo a gastronomia essencialmente cearense. Outra função requer que o chef, que se torna embaixador, escolha um projeto social para se dedicar. Charton há cinco anos participa do Lar Amigo de Jesus, voltado para crianças em situação de risco. Ele comenta que as obrigações são visitas permanentes e entrega de jogos e presentes infantis destinados ao desenvolvimento do universo lúdico dessas crianças. “É fundamental na vida da gente estar envolvido em uma atividade que cuida de quem mais precisa. Quanto mais apoiamos e participamos nos sentimos melhor como pessoa. Eu considero que venho fazendo a minha parte, mas gostaria que mais pessoas se envolvessem porque a carência é grande”. Cozinhando desde os nove anos de idade na cozinha materna, ele passou por diferentes espaços da gastronomia, até montar o Suvaco de Cobra, seu restaurante e espaço de encontro de amigos. Charton bebeu na pura cozinha caseira do Ceará. Com a sua experiência, processa seus pratos na essência da memória culinária cearense, sendo este o seu mais significativo diferencial. Viva o embaixador!

[FOTO2]

PRAZER EM CONHECER

Charton Nogueira: “Eu comecei minha vida profissional como fotógrafo. Estávamos juntos nessa época eu, Gentil Barreira, Jackson Araújo e Jarbas Oliveira. Foram mais de 20 anos trabalhando nessa profissão. Porém, aos nove anos de idade, já me metia na cozinha, observando a comida que minha mãe fazia. Esses foram meus primeiros passos. Ela fazia um arroz inigualável e um pé-de-moleque único. Hoje considero que o pé-de-moleque feito por mim chega a ser igual ao dela. Em 1994 montei o Candeeiro em Jericoacoara com um sócio. Foi uma ótima experiência. Logo depois abri um café em Jeri onde já servia essa batata que está sendo apresentada na matéria. Quando voltei para Fortaleza disse para a minha mãe que montaria um restaurante. Ela me perguntou onde. Respondi nesse corredor, que era exatamente o da casa dela. Ela olhou para mim e falou: nesse suvaco de cobra. Pronto! Ela mesma deu o nome do restaurante e casa de recepcionar amigos. Até hoje está aberta servindo uma culinária tipicamente regional”. 

 

SERVIÇO

 

SUVACO DE COBRA

Onde: avenida Gomes de Matos, 406, Montese

Outras informações: (85) 3494 7556

Facebook: suvacodecobra

instagran: @suvacocobra e @chartonnogueira

Fanpage: suvacodecobra

Horário de funcionamento: de quarta-feira aos domingos das 19h à 0 horas

Cartões: Visa, Mastercard, Hipercard, Elo

Ambiente com 60 lugares

 

Ivonilo Praciano

 

TAGS