PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Um toque especial

2017-01-27 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

 

Surpresas são muitas no mercado de gastronomia de Fortaleza. Essa que vou contar é muito boa e trata de alguém que tem sentido obstinado e sai em busca do que deseja para se realizar. Van Régia ocupa seu espaço com muita ousadia, sensibilidade e profissionalismo.
 

A Culinária da Van assume seu lugar dentro do estilo da cozinha regional elaborada com qualidade e que se destaca pela personalidade dada a esse gênero de gastronomia. A cozinheira ‘que dá nome’ ao local elabora a cozinha regional afeita às mesas de nossas casas de avós e mães, porém dando um forte tom da sua personalidade.
 

“Eu terminei somente o nível médio. Meu aprendizado foi feito na beira de um fogão com minha avó, que era excelente na cozinha regional”, conta. Ela se estende dizendo que todas mulheres da família cozinhavam muito bem. “Minha mãe e minhas tias sempre foram mestras do fogão. E foi assim que eu resolvi seguir minha trajetória profissional”, diz.
 

Van Régia nasceu em Fortaleza, mas viveu muito tempo entre Goiás e Brasília. Quando voltou para cá, foi morar no Jardim América. Lá, percebeu que poderia mostrar seus dotes culinários e, com ele, ganhar seu sustento.
 

Começou a fazer sua culinária para professores, estudantes e servidores que trabalhavam próximo à sua casa. “Eu comecei na calçada da minha casa como vendedora informal. A partir daí, a aceitação aumentou e começaram a me convidar para fazer feiras e eventos. Eu estive no Dragão Fashion e foi muito bom para ampliar meu público consumidor”.
 

Explicando que precisava encontrar um lugar no Benfica, Van destaca que no novo bairro aumentou o público consumidor. “Então, descobri que os empresários que ocupavam essa casa com um café (hoje, espaço físico da Culinária da Van) desejam passar para frente. Eu e meu marido, Ciro Nepomuceno, aproveitamos muito do ambiente existente já há época e colocamos obras de arte. Todos gostam muito do espaço”, conta me perguntando se também aprovei. 

 

1. Caranguejo desfiado e gratinado servido na quenga do coco
2. Arroz de camarão servido com banana frita
3. Baião de charque servido com carde de sol crocante, farofa de tripa, torresmo à pururuca e macaxeira frita
4. Minicroquete de pato servido ao molho de laranja com mel e rum
 

Serviço

 

CULINÁRIA DA VAN RESTAURANTE E BAR
ONDE: Rua Waldery Uchôa,
230 - Benfica
QUANDO: de quarta a sexta,
das 17 horas à meia-noite/
sábado e domingo,
das 12 horas às 22 horas
MAIS INFOS: 98935 5735
FANPAGE: @oficialculinariadavan,
INSTAGRAN:@culinária.davan
CARTÕES: Visa, Mastercard, American Experss, Elo, Hipercard
35 LUGARES AMBIENTE INTERNO E EXTERNO
ESTACIONAMENTO EM FRENTE (R$ 10 )
 

PRAZER EM CONHECER
Van Régia: “Eu e meu marido Ciro Nepomuceno demos uns toques no local. Aqui, funcionava um café e já tinha uma decoração. Ciro trouxe quadros dele e de alguns amigos e eu modifiquei algumas coisas. Como é uma casa de cozinha tipicamente regional, coloquei peças relativas a essa temática. Porém, temos tido todo o carinho com nosso cardápio. Eu aprendi a cozinhar com minha avó e ela era muito exigente. Sou do mesmo jeito. Gosto que as pessoas que frequentam a Culinária da Van saiam daqui com desejo de voltar devido ao sabor e à qualidade da comida que é servida. Minha cozinha regional não perdeu sua essência com os leves toques pessoais que dei para 

personalizar seu sabor. É assim que me diferencio no mercado”.
[FOTO2] 

AMBIENTE
O casarão ocupado pela Culinária da Van é espaçoso com diversos recantos e ela soube aproveitá-los com maestria. Cada recanto tem algo diferente e colocado com gosto, o que destaca e agrada o conviva devido a essa diversidade. Van e Ciro (seu esposo) conseguiram provocar a sensação de cada local. É como se você estivesse no mesmo lugar com novo ambiente. As peças e os quadros têm colorido agreste de cores fortes e atraentes. Alguns são mais discretos com motivos alusivos à região nordeste e ao nosso clima e sertão. Van e Ciro conseguiram fazer do casarão do Benfica um espaço aconchegante e propício para acolher seu bar e restaurante. O ambiente interno tem muitas leituras assim como o corredor lateral externo. É tudo muito bonito!

 

Por Ivonilo Praciano

TAGS