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VERSÃO IMPRESSA

Google, Facebook e o monopólio da informação

A "TRANSPARÊNCIA RADICAL" IMPOSTA PELAS EMPRESAS de tecnologia é perigosa: claridade demais também cega

00:00 | 03/12/2017

Quem nunca sentiu vontade de ser funcionário do Google ou do Facebook, vendo aquelas imagens de um escritório futurista, pufes coloridos e pessoas que parecem estar se divertindo em vez de trabalhar? Talvez você mude de ideia ao ler o depoimento de um “checador” do Facebook, trabalhando oito horas por dia, de segunda a sexta-feira por um salário mínimo: “A meta para cada revisor era avaliar, por dia, 3.500 fotos, vídeos e textos denunciados. Mais de sete por minuto, ou um a cada 8,5 segundos”. (Portal BBC Brasil.) QUANTAS VEZES você já viu, desde que surgiu a onda da internet, os donos das empresas de tecnologia se apresentarem como os novos gurus da humanidade, espécie de semideuses cultuados por legiões de “fãs” e pensou: “Esses caras são mesmo benfeitores da humanidade”? DE MINHA PARTE, sempre mantive reserva, observando a manada. Por hábito profissional (se bem que o ceticismo parece andar em falta no mercado) e por ter vivido um bocado de décadas, aprendi a não crer em milagres, sejam eles anunciados por profetas digitais ou analógicos – e também a tomar cuidado com discípulos exaltados. Mas sei que a vaga é por demais poderosa e há de nos arrastar a todos se o pancadão continuar no mesmo ritmo. JÁ ABORDEI O ASSUNTO algumas vezes nesta coluna e a inquietação voltou a assaltar-me depois de ler a ótima resenha – escrita para a revista Exame pelo jornalista Diogo Rodriguez – do livro “World without mind – The existential threat of big tech” (“Mundo sem mente – A ameaça existencial das grandes empresas de tecnologia”, em tradução livre), de Franklin Foer. DIOGO CONSIDERA o livro uma espécie de complemento do longa-metragem “O Círculo”, que narra a história de Mae Holland, contratada por uma grande empresa de tecnologia, cujo nome dá o título ao filme. Era o emprego dos sonhos, com ambiente de trabalho encantador, muitas festas, alojamentos gratuitos e outros benefícios sociais, assim como o Google e o Facebook. PORÉM MAE acaba se tornando uma espécie de prisioneira do Círculo, quando experimenta uma nova tecnologia da empresa, uma minicâmera que filma todos os seus passos. Sua vida passa a ser acompanhada por milhões de pessoas. Os políticos também começam a usar o dispositivo, pois, segundo a propaganda da empresa, a “transparência total” seria uma “nova era de democracia mundial”. NO LIVRO – continua Diogo – Foer centra-se no aspecto ideológico dessas empresas, mostrando a contradição entre o discurso e a prática. Exigem a transparência dos outros, porém agem na obscuridade. Para o autor do livro “o que começou como um sonho agitado – a humanidade unida em uma única rede transcendente – tornou-se a base do monopólio”. E vê a concentração do poder do Google e do Facebook como “pretexto para a dominação”. Para ele, o que essas empresas querem – principalmente o Facebook –é a intimidade dos indivíduos, o que Foer chama de “transparência radical” ou “transparência final”. E, COMO HÁ muito se sabe, informação é poder; assim, quem controla todas as informações tem poder total. Portanto, nem é preciso dizer que tal estado de coisas constitui-se perigo para a democracia. Afinal, claridade demais também cega. 

Google 

Encontrei uma entrevista de Franklin Foer na qual ele comenta como o jornalismo foi atingido negativamente por essas empresas de tecnologia; o mesmo que a Amazon fez com a indústria de livros. (A propósito, usei o Google para fazer as pesquisas, para escrever este texto e para enviá-lo ao editor.) Sem-teto 

Reportagem na Folha de S. Paulo expõe como o alto preço dos aluguéis no Vale do Silício (Califórnia) – onde estão instaladas as empresas de tecnologia – aumentou a quantidade de moradores de rua. Pessoas com “empregos regulares”, mas que não podem mais pagar três mil dólares de aluguel. O “boom da tecnologia” produziu jovens com “patrimônios astronômicos” e, na outra ponta, reduziu pessoas à pobreza. Crédito Revista Exame: “Os perigos do domínio de Google, Facebook e Amazon”: https://goo.gl/HUAt4d ; Universidade da Pensilvânia (em português): “Um mundo sem mente: a perigosa influência do Big Tech”: https://goo.gl/tLkpAK ; BBC Brasil: “A rotina do brasileiro que moderava posts denunciados no Facebook: https://goo.gl/QHMB1c; Folha de S.Paulo: “Carro vira moradia para trabalhadores do Vale do Silício”: https://goo.gl/Kz4Qf6 .

PLíNIO BORTOLOTTI