PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Viva a tradição

2017-06-16 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
As festividades comemorativas de Santo Antônio fazem referência aos casamentos. São João e São Pedro têm como fundamento homenagear a época das colheitas, por isso, a culinária típica e regional se destaca nas mesas e nos espaços gastronômicos das cidades nordestinas. A Doce Gula Confeitaria completa 20 anos de elaboração de diferentes pratos desse gênero. Sílvia Helena Vasconcelos, mente e mãos que comandam o Doce Gula, comenta que desde muito cedo começa a trabalhar na festa da gastronomia junina realizada na Doce Gula. A patissier é dona de uma habilidade requintada e precisa. Ela tem inúmeros cursos e especializações, inclusive feitos dentro da própria Nestlé. Sílvia diz que é preciso para realizar tudo que indique os festejos juninos planejamento, antecipação, cuidados com a ambientação típica, para que o evento seja completo e esteja relacionado intimamente com as tradições juninas.


“A festa faz parte do calendário da Doce Gula. Eu renovo e reinvento a cada ano. Consegui encontrar uma bateria, panelas de ágata, sanduicheiras antigas e muitos outros adereços que fazem parte da decoração. Além do colorido das chitas com suas rosas grandes e representativas. Meu cardápio está repleto de sabores como pé-de-moleque, grude de carimã, bom bocado de macaxeira, bolo de pamonha de milho verde, arroz de leite, arroz doce, mungunzá e a cocada de forno. Os pratos salgados farão sem dúvida a alegria da festa como a paçoca, baião de dois, galinha caipira, carne de sol, carneiro e porco guisado, salada de feijão verde, vatapá de frango e camarão, carne de sol na manteiga da terra, e ainda tem mais”. É só verificar e se deliciar!

 

Serviço

 

DOCE GULA CONFEITARIA
Onde: rua Leonardo Mota, 1500, Aldeota
Horário de funcionamento: de segundas-feiras aos sábados das 11h às 21h
Outras informações: (85) 3224 6616, facebook: docegulaconfeitaria
instagran@docegulaconfeitaria
Cartões: Visa, Mastercard, American Express, Elo
Estacionamento com manobrista

DOCE GULA CONFEITARIA 2
Onde: rua Oliveira Paiva, 1580, Cidade dos Funcionários
Horário de funcionamento: de segundas-feiras as segundas-feiras das 10h às 21h
Estacionamento: com 30 vagas 

 

ARRAIÁ DAS DELÍCIAS
Sílvia Helena Vasconcelos: “Eu já começo a trabalhar desde muito cedo e a pensar o que farei para homenagear os festejos juninos. Como estamos realizando há 20 anos essa festa que tem ambientação típica, uma cozinha totalmente especializada em culinária nordestina tenho que cuidar logo porque são inúmeros detalhes. A cada ano tenho que apresentar novidades. O evento é como se fosse uma peça teatral porque ele acontece com cenário, figurino e os atores são os pratos típicos que vão os salgados aos doces e bolos tradicionais do cardápio junino. Tenho o maior carinho até na compra dos ingredientes que estão cada vez mais raros, mas eu encontro. Fico muito feliz vendo meus clientes animados e ocupando as mesas fazendo um repasto deliciosamente entregue com comida da nossa região”


AMBIENTAÇÃO
Sílvia cuida dos mínimos detalhes. Esse ano apresento as novidades. Uma bateria de pé e antiga que quase não vemos mais. É possível encontrar ainda numa cozinha de uma casa do sertão. Ela preencheu os espaços com panelas antigas de ágata, que é outra peça raríssima de encontrar. Descobrindo seus objetos nos deparamos com santos em madeira e gesso, peças garimpadas em feiras livres e mercados, imagens sacras misturadas com objetos menos sagrados. Enfim, Sílvia consegue dar total toque de sertão as suas duas Doce Gula Confeitaria. E colore com as fortes tintas florais das chitas o que remonta exatamente o contraste da cor bege do chão batido do sertão com os fortes tons dos chitões. Todo esse cenário é preparado para se complementar com os pratos, bolos e doces típicos dos festejos juninos. 

 

Por Ivonilo Praciano

Adriano Nogueira

TAGS