Logo O POVO+
As ramblas... a seus pés
Foto de Lúcio Brasileiro
clique para exibir bio do colunista

Lúcio Brasileiro é memória viva da sociedade fortalezense. Mantém coluna diária no O POVO e programa na Rádio O POVO CBN. É apontado como o jornalista diário mais antigo do mundo.

Lúcio Brasileiro comportamento

As ramblas... a seus pés

NULL (Foto: )
Foto: NULL


Hoje, estou cedendo este consagrado espaço ao publicitário Francesc Petit, que já partiu, para destilar sua paixão por Barcelona, falando sobre as Ramblas, meu local favorito em todo o mundo.


Para quem gosta de um belo promenade (passeio), não existe lugar melhor no mundo do que as Ramblas, que têm quatro nomes diferentes, no sentido de quem desce da montanha para o mar, Rambla de Canaletas, Rambla de Sant Josep, Rambla de los Capuchinos e Rambla de Santa Monica. Trata-se de um boulevard composto de um largo calçadão, um espaço de cada lado para circulação de automóveis e, ainda, duas calçadas estreitas.


A Rambla começa na esquina da Carrer Pelayo com a Praça Catalunya; ali ela se chama Rambla de Canaletas e compreende o pedaço que vai até a esquina de Carrer del Carme, onde fica a igreja barroca de Belém.


As coisas mais relevantes são o Teatro de Comédia Poliorama, o Boadas, um dos melhoras bares de coquetéis da Espanha, a Castello, a melhor loja de discos de Barcelona, e a feira permanente de passarinhos. Do lado esquerdo fica a Portaferrisa, uma das melhores ruas de comércio mais em conta de Barcelona.


Depois começa a Rambla de Sant Josep. Logo à direita está o Palácio de la Virreina, museu que tem exposta a coleção Cambo, e onde, periodicamente, são feitas grandes exposições.Neste espaço, a Rambla também é conhecida por Rambla de Las Flos, pois está cheia de bancas de flores. Descendo pela mesma calçada, encontra-se o melhor mercado do mundo: “La Boqueira”. É alucinante. Fora a beleza da estrutura de ferro, construída no século atrasado, tem o vitral modernista.São bancas de peixes, frutas, carnes, verduras, e tem uma especializada em cogumelos. Lá se pode comer. Entrando à direita, tem um botequim que está muito na moda e cruzando o mercado está o restaurante Egipto, muito em conta. Esse mercado, sozinho, já vale uma viagem a Barcelona.


Quando termina a Rambla Sant Josep começa a Rambla dos Capuchinos. Logo à esquerda tem o Teatro do Liceu, o segundo da Europa depois do Scala de Milão. Todo passeio está cheio de bares com mesinhas na rua e a prefeitura coloca cadeiras para que o povo possa se sentar, sem gastar.Um pouco mais adiante, está a Praça Real, renascentista, toda rodeada de árvores, sendo um dos locais mais bonitos da cidade.


Agora, entramos no último pedaço, a Rambla de Santa Monica, que é mais larga, e se aproxima do Monumento a Colombo.


Ali se concentra a melhor amostragem da criatura humana. Tem de tudo, freiras, padres, marinheiros de todos os cantos do mundo, turistas filmando, mulheres bonitas, velhas e velhos, punks, gays, prostitutas, lésbicas, despotistas, artistas e batedores de carteiras.


Depois da meia-noite é meio barra pesada, mas antes disso não já problema.

[FOTO1]

Foto do Lúcio Brasileiro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?