Logo O POVO+
UFC: Quem serã o 15º?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

UFC: Quem serã o 15º?

vida_e_arte
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Bem nascida e sendo uma fonte de pesquisas, aprendizagem, formação e ninho de grandes mestres, a Universidade Federal do Ceará, nutrida hoje pelos projetos desenvolvidos na gestão de Henry Campos, já atrai as atenções para o processo de escolha do novo reitor. O 15º da história. Muitos dos seus integrantes desejam que haja bis tal a aura natural das boas realizações de Henry. Mas, dois nomes entram no páreo: Cândido Albuquerque, professor docente da Faculdade de Direito. Outro, o atual vice-reitor, Custódio Almeida.

Cândido Albuquerque, antes de entrar na campanha pró-reitor (eleição é em abril) viajou com suas mulheres: Rebeca e as filhas Carolina, Isabela e Catarina. Esteve na Jordânia, batizou-se no Rio Jordão, meditou no Mar Morto, foi a Petra, Egito e terminou em Dubai. Hoje regressa para Fortaleza.

 

MOLDURAS

 

Sasha Reeves, diretora da AYO Fitness Club, participou do maior evento de varejo do mundo, em New York, ampliando o networking e buscando referências em tendências e modelos de negócios. Foi a National Retail Federation, ou NRF Retail's Big Show, uma feira reunindo empreendedores de mais de 80 países. Sasha viajou com 30 integrantes do Grupo Mulheres do Brasil, inclusive sua mãe Annette, coordenadora do grupo no Ceará.

Pérolas do governador Camilo para reflexão: 1. No atual momento de turbulências na segurança do Estado minha maior preocupação é com a população. Por isso, não recuo no trabalho em busca da paz.

2. Só aceito a oposição construtiva. 3. Sou forte defensor da escola em tempo integral, assim a formação da criança e do jovem tem mais firmeza, frutos e formação. 4. Não se enganem, gosto de me autoavaliar e faço com frequência.

 

Quem você indicaria para receber a Comenda Patativa do Assaré e celebrar a cultura popular tradicional? Com alegria, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança a edição 2019 e, até amanhã, recebe indicações de nomes.

 

SONORIDADES

 

O violonista cearense Cainã Cavalcante lança seu primeiro álbum como compositor e arranjador: Corrente. Será dia 6 de fevereiro, às 20h, no Teatro RioMar Fortaleza. Com repertório autoral, o show contempla diversos gêneros e reúne as músicas Forró Gaúcho, Balanço Zona Norte, Corrente, Canção da Noite e a Vida no Sertão. A apresentação tem participação especial do bandolim de Hamilton de Holanda e do sanfoneiro Mestrinho. Ingressos: Bilheteria do RioMar e online.

 

Próximo dia 25, às 19h30min, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, patrimônio vivo do Ceará, sobe ao palco do TJA com os conterrâneos do quarteto instrumental Marimbanda e o carioca Carlos Malta para gravação do DVD Epifania Kariri, idealizado por Heriberto Porto, flautista da Marimbanda, com produção de Rosina Torres. Promovendo a descentralização da produção cultural, Epifania Kariri sugere a interação de linguagens - dança e música, valorizando a cultura tradicional, olhando para novos rumos", explica Rosina.

 

MAIS, MAIS

 

Ângela Gutierrez, a primeira mulher a assumir a presidência da Academia Cearense de Letras, ali não lançará só verbos e palavras, mas deverá revelar outros talentos. Posse na noite do dia 30.

 

Médico Paulo Mota mais sereno. Conseguiu e já entregou via Fundação do Rim a sede da entidade para realização de cursos, informações e até salas de consultórios médicos.

Prefeito Davi Benevides e sua vice Ana Paula Braga (foto) acionando novos projetos para Redenção.

 

O ano de 2019 começou com muitas novidades. Uma delas é que a Informe, agora é Impulsione. Atuaremos como uma agência full service, reunindo o melhor em criatividade, planejamento e estratégia, contam.

 

Segurança continua faltando no Jardim Japonês, na avenida Beira Mar. Não se  fecha o local nem à noite e assaltos já foram registrados.

 

Viviane, ao lado do amado Helder Miranda, filhos, neta Julinha e demais familiares, teve sua troca de idade bem comemorada em durações de afeto e boas recordações.

 

Marcela Pinto abrindo seu Cafegastrobar Palato. Papais Alexandra e Fred Pinto dando os ingredientes de apoio total.

 

GRECIANE Cordeiro é a mais nova integrante da Academia Cearense de Letras. Foi escolhida pela sua riqueza literária para ocupar a vaga do poeta Horácio Dídimo.

Só aplausos!

 

São 65 fotos de Pierre Verger, etnógrafo e fotografo francês, naturalizado brasileiro, sendo apresentadas no Museu da Fotografia. Orixás, o registro maior das tradições afro-brasileiras. Imperdível.

 

Paulo Régis Botelho tomou posse última sexta-feira, 18, como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho/ 7ª Região. A plateia além de seletíssima, colorida de bem querer.

      

Tudo azul

[FOTO2]

Cristina Montenegro realizou uma das mais animadas festas de aniversário, no cenário bonito do Coco Bambu/ Toca, lindamente decorado por Marcos Montenegro e cerimonial de Lilian Porto. Aderson Viana levou sua banda e animou toda a plateia. Entre muitos, Denise e César Montenegro, Germana e Adriano Viana, Desirée e Tarcísio Araújo Costa, Dani Gondim e Andréia Rios, Norma Câmara, Luiza Alcântara, Ana D'Áurea e Lauro Chaves e muitos amigos de outros Estados.

 

Tudo azul

[FOTO3]

Porque as sementes são vitaminadas e minhas companheiras souberam garantir os frutos do sucesso aos nossos projetos aceito presidir a BPW, solidificando o trabalho de companheirismo, informações profissionais e uma ação solidária. A afirmação é da nova presidente da BPW Fortaleza, Fanda Bastos, uma lojista atuante. Sua posse e da nova diretoria será realizada quarta feira, 23 às 19h30min, no auditório da FCDL. Na foto, ela com a atual Fátima Duarte, cuja gestão foi marcante na história da entidade internacional.

 

Cláudia Martins sabendo ninar os amigos com sua alegria passou as festas de fim de ano, no belo cenário do Santuário das Águias, Porto das Dunas. Agora planeja viagem de navio Costa Veneza na companhia de Veleda e Ercilio Bastos; Jaçuleide Martins, Hilma e Sylo Montezuma, Margarida Pinto e Liane Franco. Começa por Dubai.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?