Logo O POVO+
Salvar o cocó. vale acreditar?
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Salvar o cocó. vale acreditar?

vida_e_arte
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

SALVAR O COCÓ. VALE ACREDITAR?

Preservar a fauna e a flora, despoluir o rio e torná-lo usável para passeios românticos. Esta é a determinação do governador Camilo Santana, já acatada pelo secretário do Meio Ambiente Artur Bruno, para ser executada já já em benefício do Rio Cocó, com 45 km de extensão. Mantendo o estudo completo sobre a degradação da área, quase sepultando aquele santuário natural, Artur Bruno lança o Pacto Salve o Cocó reunindo as prefeituras de Fortaleza, Pacatuba, Itaitinga, Maracanaú (áreas do percurso do rio), entidades de classe e lideranças da Cidade para atuarem neste projeto gigante e necessário. Sugere-se uma legislação rigorosa para ser aplicada entre empresas e unidades de serviços diariamente, jogando lixo e detritos no rio.

 

MOLDURAS

 

Empresário José Hugo Machado, mantendo desde 1973 a Imobras, empresa imobiliária com investimentos em Portugal e no Brasil, é cearense do Crato símbolo de sucesso em seus negócios, permanecendo ativo e ousado aos 86 anos. Conduz também sua rede de hotéis Luzeiros, no Nordeste com três unidades Fortaleza, São Luís e Recife e até abril inaugura a mais nova unidade de Portugal, em Lisboa. Garantindo que "sou nordestino e quero estar presente na minha região, próspera para os investimentos em turismo que gera cultura, empregos e projeção, ele revela a abertura de mais um hotel para Teresina e outro para Salvador, ainda este ano.

 

Fabiano Piúba, que de tão dinâmico e simples permanece na Secretaria de Cultura do Estado, não se abalou com o fechamento do ministério da Cultura, ou melhor da fartura. Manterá laços azuis com a equipe do governo Bolsonaro e agilizará seus projetos.

 

refletindo 

 

O artigo da colunista "A permanente liturgia da paz", publicado no O POVO, ganhou citações nas missas dominicais de algumas paróquias e comentários entre grupos preocupados com a ausência desse sentimento. Gerou frutos e preces. Agora sabemos de outra luminosidade: foi escolhido como sugestão de leitura entre os alunos de escola militar escola de Bombeiros

 

TUDO AZUL 

[FOTO2]

Ethel Whitehurst passa a ser a vice-líder do Conselho do Grupo Mulheres do Brasil/Ceará, composto por Annette de Castro (foto), Ana Studart, Graça Dias de Souza, Josie Picanço e Vera Lima

 

Chama-se Karla Borges, nasceu em Jundiaí/SP e tem 35 anos. Ela foi a primeira mulher a comandar um caça, da FAB, e agora com nova formação, dirige o avião presidencial, integrando a equipe de nove companheiros de farda. É mais uma grande mulher competente, atuante e corajosa na lista das escolhidas. Tem mais de 1.500 horas de voo no comando de nove modelos diferentes de aeronaves.

 

Régis Frota, presidente das academias Cearense de Cinema e Metropolitana de Letras, lança hoje seu livro Ensaios sobre o Cinema Moderno, início da noite no Ideal Clube. Presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar apresenta livro e autor. Este é o oitavo livro de Régis, um estudioso e apaixonado pelo cinema. O encontro reunirá acadêmicos, amigos, familiares, ali recepcionados pela querida Aurila Frota.

 

Um detalhe sentimental. Régis Frota dedica esta sua obra ao Grupo Só Freud e ao Núcleo Psicanalítico do Colégio Ary de Sá, espaço hoje unidíssimo com a Academia Cearense de Cinema.

 

PASSARELA 

 

Próximo dia 24 tem início a temporada anual do Clube de Gamão Jorge Vieira, hoje mantendo em Fortaleza 40 adeptos, inclusive um grupo de mulheres inteligentes.

 

Médico José Carlos Godeiro e o filho Júnior Godeiro no comando da São Carlos Imagem CDI (rua Padre Valdevino). Entre os muitos exames a elastografia de tireoide e mama, e o ecodopplercardiograma.

 

Os Belchior, filhos de Walter e Josilda, saíram para as festas com destinos diferentes. Delano com Heloísa ficaram em Vancouver, conhecida como a pérola do Pacífico, no Canadá. Alessandro, sempre bem acompanhado escolheu Cancum e Germano com Carol cercaram-se dos filhos e ficaram em condomínio do Porto das Dunas.

 

Foi para Zé Carlos, o filho querido de José Carlos Brito e Ana Cleyde, o almoço comemorativo de sua troca de idade no restaurante Coco Bambu. Ao seu lado a amada Isabele e seus papais Valéria e Franzé Gomes

 

MAIS MAIS 

 

A construção do novo hotel Carmel, na Praia da Taíba, tem obras adiantadas já permitindo avaliar a beleza que ficará. É mais uma colaboração do grupo acionado pelos empresários Vanley e Tasso Melo ao turismo do Ceará.

 

Marcus Fernandes, advogado, ator, escritor e outros talentos, ainda de férias nos Estados Unidos, com a família. Próxima semana segue para a Índia, regressando à terrinha só dia 22.

 

Quem esteve em Brasília assistindo a posse do presidente Jair Bolsonaro foi o advogado Paulo Roberto Uchoa do Amaral, seu colega de Academia Militar das Agulhas Negras e hoje um grande amigo.

 

Para alegria de quem aprecia o bom filme, a programação da Academia de Cinema vai trazer até março o filme A Casa do Silêncio, um dos melhores da produção chilena de arte.

 

Virgínia de Morais trocou de idade. Preferiu a comemoração em praia romântica, na companhia do marido Tarcísio.

 

Permanecendo em Washington o cônsul de Belize no Ceará, Airton Teixeira enviou para os integrantes do Clube do Marmeleiro esta foto convidando a todos para chegar lá e deliciarem-se com um ramon espanhol e boas bebidas. Querida Ruth reforçou  o apelo de saudades.

 

Maria e Walter Torquato envolvidos somente com um projeto: a curtição do neto Otávio, primeiro herdeiro da filha Sara e do genro André.

 

Festa de Ano Novo, do Hotel Gran Marquise, ainda é relembrada pelos muitos participantes que destacam a organização, a beleza do lugar e a cozinha saborosa, além da animação e o privilégio do café da manhã contemplando o nascer do sol no mar do Mucuripe.

 

Ismael Nery marcará a primeira exposição do ano para a Casa D'Alva. José Guedes não para de trazer o melhor ao seu centro de arte.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?