Logo O POVO+
Itália: Ceará e seu artesanato
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Itália: Ceará e seu artesanato

vida_e_arte
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO2]

Acontecendo até domingo, dia 9, em Milão, na Itália, a L' Artigiano on Feira, 23ª Mostra Mercado Internacional do Artesanato. E o Ceará está participando, levando o visitante a conhecer o trabalho ao vivo do xilógrafo José Lourenço, além de produtos em diversas tipologias como areia colorida, argila, fibras vegetais, madeira, papel, metais, fios e tecidos (renda de bilro, labirinto, filé, tecelagem, crochê e bordado), entre outras, assinados por mais de 1.600 artesãos, tudo sendo comercializado durante os dias de evento.

 

"Como cearense e filha do Cariri, berço da cultura do nosso Estado, acompanho o nosso artesanato conquistando o mundo. Esse reconhecimento é graças a uma política de investimentos do Governo do Ceará ao segmento, gerando para nós uma responsabilidade grande de darmos continuidade ao sucesso que conquistamos durante esses quatros anos de gestão do governador Camilo Santana", destaca Onélia Santana.

 

 

FESTA DE PALAVRAS II

[FOTO1]

Valorização e divulgação na mesma temperatura. Assim foi a Festa da Literatura, realizada último dia 28, no Ideal Clube, organizada pela colunista e impulsionada pelas Academias Metropolitana de Letras e Cearense de Cinema, presididas por Régis Frota e Academia Fortalezense de Letras e Seridião Montenegro.

 

O objetivo do evento foi plenamente atingido com homenagens a Mailson Furtado Viana, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura; Joyce Cavalcante, há 20 anos direcionando os projetos da Rede de Escritoras Brasileiras, Rebra, acolhendo mais de 5 mil escritoras e ao Grupo SIN de Literatura comemorando 50 anos. Conduzindo a parte musical lá esteve o Coral Eu, Tu, Ele, Nós, Vozes e o receptivo, ambos compostos pelas crianças e jovens do Instituto de Assistência e Proteção, IAPS.

 

SEMPRE LEMBRADO

 

O Memorial Ivens Dias Branco, localizado em Cedro, berço do grande empreendedor, foi visitado último sábado pela família, ali representada por Consuêlo, a amada de Ivens, e suas filhas Graça e Regina, e a neta Gisela. 

 

Também na comitiva Geraldo Luciano, presidente do Conselho de Administração do Grupo M.Dias Branco, e Ubiratan Aguiar, autor da ideia de um memorial na terra berço de Ivens. Também o prefeito de Cedro, Nilson Diniz, e sua esposa Ana Clécia, vereadores e secretários acompanharam a visita.

 

Prêmio Gandhi

 

Hoje, às 19 horas, no auditório da Assembleia Legislativa, empresários, apoiadores comunicadores, professores e estudantes universitários assistirão a solenidade de realização do 11º Prêmio Gandhi de Comunicação. O maior evento, cultivando a cultura da paz nos veículos e processos de divulgação, cresce a cada ano, atraindo nesta edição 140 trabalhos de profissionais de rádio, jornal, fotografia, televisão e publicidade. Os idealizadores Francisco Souto e Eduardo Girão acompanham o êxito desse valioso projeto. O programa começa esta noite com o Forum Comunicação e Pós-Verdade.

 

Molduras

 

Multiplicando competência e liderança. O diretor administrativo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e presidente do Sindminerais, Ricardo Montenegro Cavalcante, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará. Comandarão a instituição para o quadriênio de 2019/2022, além de Ricardo, João Porto Guimarães, vice-presidente; Joaquim Cartaxo, superintendente. Mais, Alci Porto e Airton Gonçalves ocupando as diretorias Técnica e Administrativa/Financeira, respectivamente. O Conselho é composto por 15 representantes de várias instituições financeiras, produtivas, educacionais e governamentais.

 

Tudo de belo e importante na fotografia. O lançamento do Fotofestival Solar 2018, começando hoje e indo até o dia 9, reunirá em Fortaleza, mais de 100 convidados, inclusive o fotógrafo e curador mexicano Pablo Ortiz Monasterio, grande editor de livros que também reavivou memórias imagéticas dos compatriotas Frida Kahlo e Diego Rivera. O evento manterá a ocupação do Centro Dragão do Mar e da Escola Porto Iracema. É idealizado pelo fotógrafo e editor cearense Tiago Santana, unindo o público nas amplitudes do Fotofestival com atrações até março de 2019. Dia 8, às 20 horas, a Secult anunciará nacionalmente o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, homenageando o mestre cearense.

 

É amanhã que o presidente da Fiec e empresário, Beto Studart, recebe a Medalha Ivens Dias Branco/ 2018, maior honraria do governo, reconhecendo sua notável e permanente contribuição ao desenvolvimento econômico do Ceará. Outorga será entregue pelo governador Camilo Santana, um admirador do homenageado, identificado com ele pelo entusiasmo e execução de projetos valorizando o Ceará e nossa gente.

 

MAIS, MAIS

 

Esta noite, Wilma Patrício recebe em seu endereço, as Azuis e seus homens amados para a confraternização natalina do grupo.

 

Amanhã, às 17 horas, Seridião Montenegro realiza o encontro natalino da 

Academia Fortalezense de Letras, no cenário das faculdades Farias Brito. Já o Consórcio Harmonia programa também seu Natal no Barbra's Eden, com almoço, música e surpresas.

 

Meton Vasconcelos vai dia 14, a Itaguaí/RJ assistir ao lançamento do primeiro submarino convencional construído no Brasil, Riachuelo. Encontrará o amigo almirante-de-esquadra, Bento de Albuquerque agora escolhido para ministro das Minas e Energia.

 

Germana e o médico Ricardo Vicente Feitosa agendam viagem a Paris e Lisboa. Sexta-feira fazem encontro natalino para a família em seu endereço, e as despedidas do ano que termina.

 

Colunista foi surpreendida ontem com a chegada de mais de 100 queridas para o encontro das Mulheres Pensantes. Só que grande plateia fora convocada por Fátima Duarte e Ethel Whitehurst, para ali festejar nosso aniversário. Coube a Cândida Portela e Nildete Parente a decoração do grande salão do Ideal Clube para o evento surpresa.

 

Lucarocas levou para o Shopping Benfica sua arte de ser, expressa em música, poesia e cordel.

 

Sociedade Consular, atendendo ao convite do comandante do 3º Distrito Naval, participará da cerimônia de imposição da Medalha

Amigo da Marinha, sexta-feira, 7, às 19h30min, a bordo do navio-escola Brasil.

 

Vem de Fanda Bastos, expert em joias, as sugestões de presentes natalinos. Para os homens: escapulários. Para as mulheres: gargantilhas, de fios de ouro, algumas formando lindas composições. Para as mamães: medalhas de santos, principalmente de Nossa Senhora e São Bento.

 

Uma Missa em Ação de Graças pelos 70 anos de sacerdócio de dom Manuel Edmilson da Cruz será celebrada hoje, às 19 horas, na Igreja do Outeiro da Prainha.

 

LINO VILLAVENTURA garante peças lindas em seu tradicional Bazar de Natal, que vai entre cores e estilos, até o dia 25, na loja da av. Virgílio Távora. Equipe de atendimento sabe bem motivar as aquisições.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?