Logo O POVO+
Novas portas
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Novas portas

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Abrir, primeiramente, intercâmbio com o Leste Europeu, na área acadêmica (os Estados Unidos abrigam cerca de um milhão de estrangeiros distribuídos em escolas e universidades) e depois na área de negócios e tecnologia. Esta é a meta do novo cônsul Ricardo Viana, a partir de hoje, assumindo, em solenidade no Teatro Celina Queiroz, da Unifor, o lugar de seu pai, Raimundo Viana. As primeiras portas foram abertas pelo pai, trazendo ao Ceará grupos de empresários, informações turísticas e de negócios, agora o filho chega com um projeto mais robusto, anunciando algo que o Estado precisa, alianças com a República Tcheca e demais países vizinhos geradores de progresso.

 

MOLDURAS

Destacando que este é um mapa que leva o indivíduo até ele mesmo, permitindo uma compreensão profunda daquilo que somos e por que somos, abrindo caminhos para a nossa transformação, o padre Domingos Cunha, ao lado de Yelw Felicio e outros facilitadores do Instituto Eneagrama Shalom, lançou ontem a décima publicação sobre o assunto: "Eneagrama Sementes".

 

A melhor notícia de novembro vem com Mailson Furtado Viana, o primeiro autor cearense a ganhar o Prêmio Jabuti de Livro do Ano. Nascido no interior do Estado, com 27 anos, pagando a impressão do próprio livro "À Cidade" o cearense, é dentista, atuando na sua cidade Varjota e Reriutaba, e só a noite entrega-se ao fazer poético. Mas foi no teatro que tudo começou há 14 anos atrás.

 

CEARENSES DO PRESIDENTE

Diz-me com quem andas que eu te direi quem és. O adágio, se utilizado para a equipe da área econômica comandada pelo futuro ministro do presidente Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, cai bem. Três cearenses perfilados de seriedade, amor à Pátria, mantendo suas experiências profissionais sempre em alta e currículos valiosos são chamados. Mansueto Almeida, nascido em Fortaleza, tal os demais, com PhD em Economia, poderá permanecer no cargo que hoje ocupa de secretário do Tesouro ou ser levado para secretário da Fazenda, cargo que corresponde ao de ministro da Fazenda.

 

Antes, já haviam sido anunciados os nomes de Waldery Rodrigues Júnior, de Missão Velha e Luciano Irineu de Castro Filho, natural de Fortaleza.

 

TUDO AZUL

Secretária de Justiça Socorro França, Ethel Whitehurst, líder do Projeto Bordando a Vida e Adélia Albuquerque, Decorart, expressavam só alegria com o êxito total das vendas das almofadas bordadas pelas internas do Instituto Penal Auri Moura Costa, no espaço da Decorart. Agora encomendas podem ser feitas pelo fone: 9.9856.6555.

 

Mais uma Câmara de Comércio é instalada em Fortaleza. Última segunda feira o projeto de bons plantios da Fecomércio permitiu a abertura da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Argentina/Ceará, em parceria com a Fiec e embaixada daquele país. Presidente Maurício Filizola conduziu a solenidade, assim como o 1º Seminário e Encontro de Negócios da Argentina no Ceará.

 

PASSARELA

Ari de Sá Neto, fundador e CEO da Arco Educação, recebeu merecidamente ontem, o Prêmio Equilibrista 2018. Competente, ousado e com uma visão de mundo que o destaca, o filho querido de Guida e Oto de Sá Cavalcante está projetando sua empresa nos Estados Unidos, onde entrou vitorioso na Bolsa de Valores. No Brasil já é descaque.

Réveillon do Ideal Clube 2019 oferecerá aos associados e convidados muita música, diversão, segurança, cardápio saboroso e o privilégio de se assistir dali à queima de fogos na Praia de Iracema. Outro item que vai preencher a alegria dos pais é o espaço de recreação para as crianças.

Informações
: 3248.5688.

Médico Flávio Leitão Filho, presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia participou e apresentou trabalho no congresso internacional, realizado na Bolívia. Regressa hoje.

 

MAIS, MAIS

O projeto "Uma coleção muito particular" garantiu a ida do fotógrafo Tiago Santana ao Museu da Fotografia de Fortaleza, último sábado. Para um espaço lotado o convidado falou do que mais sabe, e apresentou as imagens que marcaram sua vida e sua trajetória profissional.

 

Angelice Custódio presidente da Fecarce impulsiona a realização, de amanhã até o dia 17, no horário das 17 às 22 horas, na Praça Luiza Távora, a Feira de Artes do Ceará. Tem compras diretamente com os artesãos, e espaços reservados para a gastronomia e atividades infantis.

 

Padre Oliveira Braga, da Paróquia da Paz realizou a cerimônia de crisma, reunindo 57 pessoas.

 

Maria e Walter Costa Lima saindo em viagem que vai começar pelo Paraguai onde reside um dos filhos.

 

Révia Maria Lima Herculano, ex- aluna Dorotéias e autora de belos livros, tomou pose último dia 7, na Academia Cearense de Letras.

 

Hoje a família e os amigos estarão juntos com o médico José Maria Bonfim. Ele lança às 20 horas, no Ideal Clube seu livro: Poemas em Sinfonia Lírica. A renda da venda será direcionada ao Projeto Arimatéia Santos, de Guanacés, onde o autor trabalha como voluntário há 21 anos.

 

Lina e Samuel Gomes regresando de viagem de férias, onde curtiram com o filho Vinicius o famoso Beto Carrero World.

 

Maria José Emygdio, assiste toda feliz a dedicação da neta Raquel, já confeccionando e vendendo suas bijuterias.Prepara os arranjos de Natal e as comidinhas para a Ceia.

 

Natal do Bem da Fundação do Rim marcado para 16 de dezembro. É hora de colaborar com esta entidade. Foi adquirido um imóvel para atender aquelas pessoas que vêm do Interior e precisam de abrigo, durante o tratamento. Móveis e utensílios na lista de necessidades.

 

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?