Logo O POVO+
Leites
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Leites

vida_e_arte
NULL (Foto: )
Foto: NULL
LEITE$

 

É uma fonte de desafios e riqueza. A bacia leiteira do Ceará registra a produção de 600 mil litros de leite/dia. Mesmo localizada em uma região que padece da falta d'água, ela está ocupando a terceira colocação do Brasil. E esta vitória vem pela modernidade das nossas indústrias: Grupo Edson Queiroz, Bethânia e Cialne.

 

LANÇAMENTO

[FOTO3] 

Os procuradores geral e adjunto do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana (foto) e Ariano Melo Pontes, estão presentes no livro "O Federalismo na Visão dos Estados", lançado dia 21, quando da reunião do Colégio de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal, acontecido em Salvador/BA.

 

A coletânea é um manifesto em defesa do pacto federativo e uma homenagem aos 30 anos da Constituição. O livro poderá ser lançado em Fortaleza, tal sua importância e o posicionamento registrado pelos nossos procuradores.

 

MOLDURAS

 

Escolhido por unanimidade para presidir o Tribunal de Justiça do Ceará, o des. Washington Luís Bezerra tomará posse fim de janeiro do próximo ano. A partir de agora ele, ao lado de sua vice Nailde Pinheiro, atual presidente do TRE. e do corregedor Teodoro  Silva trabalham todo o processo de transição da Casa.

 

Secretários do Município Águeda Muniz e Samuel Dias já prestaram contas, ao prefeito Roberto Cláudio, sobre a viagem que fizeram à China, acompanhados de secretários do Governo do Estado, César Ribeiro e Hélio Parente. A missão foi captar novos investimentos, debater acordos comerciais e políticas públicas inovadoras, além de visitar o Novo Banco de Desenvolvimento. Foi possível acompanhar o que lá se faz com os resíduos sólidos para a geração de energia, assunto que ocupa as atenções de RC.

 

Quando do almoço-reunião do grupo "Mulheres Pensantes", a integrante e escritora Graça Roriz Fonteles levou seus livros: O Sagrado no Olhar Feminino e Cecília Meireles: Lirismo e Religiosidade. Momento de autógrafos. 

Sexóloga Zenilce Bruno participa em Buenos Aires do XIX Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação Sexual. Integra a programação de palestrantes.

 

Sorvetes cearenses, principalmente de tapioca, rapadura, frutas e castanha vão ser levados para Portugal. E ninguém duvide. As negociações já estão sendo processadas, refrescando completamente o projeto de expansão dos negócios da presidente do Sindisorvetes, Miriam Pereira. Ela mantém contatos com um grupo de cearenses que há tempos mora em Lisboa e desejou manter uma rede de distribuição, recebendo dela total apoio. E tem mais, os sorvetes cearenses seguirão de navio, em sistema de refrigeração garantido para uma viagem de 40 dias.

 

"Professor Suetônio Mota: pioneirismo e legado ambiental para o Brasil". Este é o título do livro, de autoria da professora Nájila Rejanne Alencar Cabral a ser lançado dia 3, quarta-feira, às 18 horas, no Ideal Clube. Convidando para o evento o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção CE, Prof. Francisco Humberto de Carvalho Júnior.

 

PASSARELA 

 

Mais uma conquista é comemorada pelos integrantes do Ilmar Gourmet. O evento da Anac, acontecido no Centro de Eventos do Ceará, reunindo mais de 400 personalidades internacionais e nacionais da aviação civil, ganhou os serviços do buffet. Os chefes de cozinha Moisés Costa e Ilmar Medeiros assinaram todos os cardápios servidos e elogiados.

 

Sabe aquele par de tênis que você não usa mais? Ele pode ajudar alguém que precisa de um incentivo para se tornar um novo atleta. Esse ano, a 12ª edição da Corrida Unimed vai arrecadar tênis usados e em bom estado de higienização para doação a uma instituição social de apoio ao esporte. Durante a retirada dos kits, de 18 a 20 de outubro, e também no dia da corrida (21/10), os atletas poderão exercitar a solidariedade, entregando sua doação.

 

MAIS, MAIS

 

Gisela Bezerra mais que a companheira carinhosa de Ciro Gomes é seu verdadeiro anjo da guarda presente na alegria e na dor. Quando o candidato hospitalizado e depois com alta era ela esta proteção.

 

Partiu para a Casa do Pai o jornalista e ex-vereador Martins Nogueira, que deixa entre suas marcas a alegria de saber viver, inclusive como Rei Momo que foi animando a cidade.

 

Aurila e Régis Frota seguiram para Dubai, Geórgia e Armênia. Comemoração de suas Bodas de Esmeralda.


Lucarocas presente ao Festival de Letras e Músicas levando "Sua Arte de Ser, Muito Além da Palavra". O trabalho pode ser apresentado em eventos, escolas, academias e outros espaços direcionando a arte em todos os sentidos.


Tia Izaura, filha de pescador, iniciando-se no trabalho, ao lado dos pais aos dez anos, e depois no mercado de vendas, tendo sido, inclusive gerente das Casas dos Relojoeiros, colhendo belos frutos pela sua garra e seriedade, é candidata à Câmara Federal. As mulheres e os amigos, principalmente, botam fé.


Natasha e André, filhos queridos de Sâmia e Amarílio Cavalcante Jr.; e de Sylvia e Aloísio Guimarães Lima, celebram seu grande amor próximo dia 11, no Santuário Nossa Senhora do Líbano. Depois recepcionam seus convidados no Ideal Clube. Alódia e Samira Guimarães cuidam do cerimonial.

[FOTO2]
Família Targino: Lulu, Cecília, Laís, Isabel,mais os agregados Carlos Tadeu, Pamela e Edwirges Don Liana curtem viagem pelo Peru. Todos mandam notícias exaltando a beleza e a história.

  

Tudo azul

[FOTO1]

Comandante Madson Santana, da Capitania dos Portos do Ceará, empenhado na ação da Marinha para possibilitar a realização de cirurgias de lábio leporino para diversas crianças da região do Cariri, em especial Juazeiro do Norte. Precisa de ônibus para transporte das crianças e seus responsáveis, carro para pessoal de apoio e outras demandas. O período será de 9 a 14 de outubro. Hora de ajudar.

 

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Ceará, presidida por Elinalva Oliveira, fez o I Encontro Nacional de Ajebianas. Termina hoje, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?