Logo O POVO+
Entre as Cores
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Entre as Cores

vida_e_arte
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Onélia Santana, primeira-dama do Estado, levou Socorro França, secretária de Justiça, e sua equipe de trabalho para uma visita à CasaCor, noite de quarta-feira, onde todos foram recepcionados por Neuma Figueiredo. Avaliando os espaços e o compromisso dos arquitetos e decoradores em manter o belo e o funcional, destacou sua felicidade em acompanhar este segmento trabalhando em prol de um Ceará mais moderno e comprometido com a arte e o artesanato local.

[FOTO2] 

MAIS, MAIS

 

A bonita jornalista Mariana Feitosa oficializa próximo dia 18, às 20 horas, seu casamento com Marcelo Potrich. O filho Pedrinho é quem acompanhará a mãe querida à entrada do salão Porto Fino, do Gran Marquise, onde a cerimônia acontecerá. Mafrense assina o cerimonial.

 

Coral Vozes do Outono comemorará seus 25 anos de existência, dia 24, no Theatro José de Alencar. Teatro, dança e música na programação.

É um registro de saudades e de reconhecimento ao belo da música que se foi. Charles Aznavour, Tito Madi, Ângela Maria e Casquinha da Portela. Ouvir e cantar suas músicas fazem bem a alma e ao coração.

 

Senador Eduardo Girão, cuja vitória nas urnas é tema de permanente positivismo, está nos Estados Unidos. Foi com a família encontrar o pai Clodomir Girão e os dois filhos que lá estudam.

 

Foi sábado último que o pequenino Pedro tornou-se cristão, recebendo o batismo na Igreja de Santa Edwiges. Filho primeiro de Victor e Isa, ele estava acompanhado também dos avós Mônica e Hélvio Feitosa e Mercedes e Valdir Costa, além dos tios e priminhos.

 

Querida colunista Soninha Pinheiro trocou de idade último dia 10. Seu jeito sempre calmo de caminhar e suas palavras de mel só encantam. Para ela nossos votos de mais saúde, realizações e muito amor.

 

Nádja e Jorge Parente estão viajando entre as terras de Portugal. Último dia 9 permaneceram em Lisboa, comemorando o aniversário dela.

 

MOLDURAS 

 

Amanhã, terça-feira, às 18 horas, a família e os amigos participarão da inauguração da Praça Jório da Escóssia, uma homenagem que Fortaleza presta a um de seus mais atuantes profissionais de Odontologia, além de um cidadão sério, entusiasta e solidário com as causas sociais. Prefeito Roberto Cláudio faz a entrega da unidade, que está localizada na av. Antônio Sales, ao lado do hospital que tem o nome do homenageado.

 

De repente o universo cultural de Fortaleza passou por três grandes perdas: F.S. Nascimento, Horácio Dídimo e Genuíno Sales, mais Maurício Benevides. 

 

Os três primeiros abrem vagas na Academia Cearense de Letras. Hoje, paira no ar uma pergunta: a disputa naquela casa sempre foi acirrada, chegar lá se constituía uma glória e uma soma de concorrentes valiosa. A primeira vaga, cuja inscrição se encerra dia 9 de novembro, está com apenas um candidato: o jornalista Pádua Lopes, autor do livro Safira. Que se passa? A ACL não é mais objeto de desejo da intelectualidade cearense? Ocupar uma de suas cadeiras deixou de ser importante? Atraente? Há crise também naquela casa de novos valores? Parabenizamos o querido Pádua que, com sua inscrição, registra seu desejo e chega para valorizar um processo carente de nomes.

 

BBC News Brasil está divulgando a entrevista do escritor e professor universitário José Luiz Lira sobre Nossa Senhora Aparecida, enfocando principalmente a sua aparição há 301 anos, a razão de ser a santa padroeira do Brasil e ter o dia feriado. Foram 10 perguntas curiosas revelando os estudos e pesquisas desse cearense.

 

Passarela

 

Ao mestre com admiração e carinho. Quando o calendário registra hoje o Dia do Professor, a coluna reverencia aqueles que se prepararam para a missão de educar, sabedores que só este "reino" mudará os destinos do País. Mas, conquistar direitos e condições dignas de trabalho é uma batalha permanente.  Desempenhar a nobre e edificante tarefa de exercer o magistério, em tempo algum, no Brasil, foi tão desafiador. A categoria tem lutado, com muita dificuldade, para conquistar direitos e condições dignas de trabalho. As administrações públicas e privadas precisam fazer mais para garantir o florescer do reconhecimento ao trabalho do professor. Ainda existe muita treva, muita falta de claridade, salário digno, benefícios e alegria.

 

A Casa de Afonso e Maria realizará um bazar beneficente nos dias 16 a 18, no Center Um, com roupas de adulto e infantil novas, acessórios, bijuterias e brinquedos. Ganhará da Livraria do Escritor Cearense livros, que serão vendidos para angariar recursos. Este é um projeto cultural de Paz e Cidadania, localizado no bairro Vicente Pizzon. Lá são atendidas, em tempo integral, a 56 crianças, além do atendimento a mais de 120 crianças e adolescentes no contra turno escolar nas atividades de capoeira, dança, teatro, futebol, música e informática/robótica, informa entusiasta a presidente Gilmaíse Mendes.

 

Tudo azul

[FOTO3][FOTO4] 

Sabendo a importância da partilha, o shopping Benfica promoveu a 18ª edição do seu projeto social Manhã Feliz, beneficiando duas mil crianças de 30 instituições carentes da Cidade. Mais que pipoca e lanches, elas foram ao cinema, brincaram no parque e ganharam presentes. Vivenciaram, assim, sonhos e alegrias.

 

O Curso de Formação Health Qigong Terapêutico traz a Fortaleza o mestre Lee Kuen. É destinado aos profissionais de saúde, revelará as mais importantes técnicas de combate a dor. Período de 19 a 21 de outubro. Telefone: 98654 7746.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?