Logo O POVO+
Idiomas desconhecidos
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Idiomas desconhecidos

NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O Ceará continua sendo uma atração permanente para os turistas. As previsões de incremento do fluxo internacional são das mais positivas, o próprio secretário Arialdo Pinho, calcula que até o próximo ano deveremos atrair aproximadamente 150 mil turistas. Mas, há o outro lado da moeda, o espanta turista. O mercado permanece com muitos dos seus colaboradores diretos deficientes. A maioria não fala uma outra língua e muito mal o português. Também taxistas, feirantes, guias de turismo, balconistas de lojas de artesanato, não conhecem os idiomas, chegando a irritar, ou informar mal os visitantes.


Tem um exemplo bem concreto. Entre a rede hoteleira somente três hotéis no Estado todo, mantém algumas pessoas da recepção falando francês e os voos planejados pela Air France/KLM começam a chegar com visitantes buscando informações e o cenário das praias. No litoral os jovens que se dizem guias turísticos e acompanham os estrangeiros não conhecem sequer as palavras chaves para dialogar em uma das línguas. São privados de avançar no trabalho que bem poderia ser próspero e educativo. Aqui está um problema sério e um desafio à iniciativa privada se abastecendo dessa fonte e não purificando seu pessoal.

 

MOLDURAS

A Festa de lançamento do Pin 2019, celebrando o crescimento do Pinheiro Supermercado e a ampliação das "vizinhanças", acontece noite do dia 27, no Salão Coliseu do La Maison Buffet. A comenda "Amigo do Bom Vizinho", este ano, vai para o economista Jefferson Cavalcante Albuquerque.

[FOTO2] 

Além dos lançamentos e tendências de moda ocupando as passarelas do Maraponga Mart Moda, dentro da Ceará Summer Fashion, uma ação intitulada "Amar está na moda" vai reunir 30 influenciadores digitais e 20 confecções para apadrinhar 30 crianças e adolescentes da comunidade carente do Gengibre. Elas vão desfilar e ganhar roupas concretizando seus sonhos infantis. Mana e Manoel Holanda, ao lado dos filhos aperfeiçoam o roteiro do grande evento acontecendo a partir de amanhã e indo até dia 27, reunindo revendedores de moda.

 

TUDO AZUL

1 Um destaque real e valioso. Darival Bringel comemora. A Unimed Ceará foi eleita a melhor para se trabalhar no Brasil. 1º lugar.

 

2 O LIVRO Memória e Silêncio no Cinema Chileno, de Régis Frota foi lançado último sábado, na Faculdade Ari de Sá. A promoção ganhou as parcerias do Núcleo de Psicanálise daquela faculdade, Grupo de Estudos Só Freud e Academia Cearense de Cinema, onde o autor é presidente.

 

3 Dentro da mesma programação a médica Regina Alcântara, coordenadora do Núcleo e Régis Frota atraíram os muitos participantes para a exibição do filme O Clube.

 

4 Porque a música educa e ameniza o sofrimento e as angústias, o Rotary Club Fortaleza Planalto, atendendo solicitação do Desafio Jovem, está com uma campanha para recolhimento de instrumentos musicais usados ou novos para aqueles que ali estão precisando sempre mais de acolhimento. Doações e informações pelo telefone: 99773 1367

 

PASSARELA

Polo Fashion Woman, feminilizando o mercado. O tema reunirá às 19 horas de hoje, no auditório da Fiec, Ethel Whitehurst, Ana Studart, Cláudia Leitão, Anette de Castro e outras para um grande debate. Jornalista Lêda Maria será mediadora. Mais que informações, previsões sobre este universo gerador de trabalho e criatividade.

O cantor Jorge Vercillo fez show beneficente no Teatro RioMar em favor da Escola Waldorf Micael, localizada no bairro Luciano Cavalcante. Casa lotada, acompanhando o romantismo e o amor à natureza expressos em suas canções. Todos ouviram também, o posicionamento político dele, um artista cidadão responsável na divulgação do testemunho de patriotismo e respeito ao país.

 

O show começou com a presença da pequena Helena Meireles, acompanhando o artista. Depois, momento bonito foi quando Vercillo chamou ao palco os nossos Adelson Viana (acordeon), Paulo Façanha (cantor) e Ítalo, este um jovem fã apaixonado pelo seu repertório, e segundo Vercillo quem melhor cantou até hoje sua música Avesso. Encerrando seu espetáculo com Final Feliz acompanhado de toda a plateia, Vercillo registrou seu agradecimento "ao irmão" Pio Rodrigues, poeta e letrista de algumas canções, e mais à Ticiana e Edson Queiroz Neto todos envolvidos na causa educacional.

 

MAIS, MAIS

Em exposição no Páteo Dom Luís, a coleção da médica Veridiana Brasileiro, apresentando os "Novos Olhares para Monalisa e o Lúdico". Fica até 16 de outubro. Imperdível.

 

Os noivos Isabella e Rafael Bezerra, após a festa de casamento, último dia 15 em SP, seguiram para lua de mel nas Ilhas Maldivas e Japão.

 

Recortes da Paisagem, desenhos e esculturas.

Esta é a mostra individual do artista plástico Ronaldo Cavalcante, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

 

Eugênia Desirée Frota levou 25 infogravuras e gravuras em metal para sua exposição individual, armada na galeria da Receita Federal. Vale visitar e acompanhar a beleza e pesquisa de cada peça. Somente até o dia 28.

 

Eduardo Girão, candidato ao Senado, diz em sua propaganda que "nunca foi político, mas soube sempre batalhar em defesa da família, dos princípios morais e da paz". Uma batalha de quem é discípulo do bem e da harmonia entre as pessoas.

 

Ariosto Holanda palestrará no Rotary Planalto, dia 27. Leva seu importante livro sobre a economia do Ceará, para os próximos anos.

Poemas de Mesa já na gráfica. Sairá para abastecer os frequentadores do restaurante do Ideal Clube. Jeff Peixoto e Carlos Augusto editam.

 

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Ceará, presidida por Elinalva Oliveira faz o I Encontro Nacional de Ajebianas. Hoje e amanhã, no Palácio da Luz, sede da Academia Cearense de Letras.

 

Seguindo para Paris, Bruxelas e outros recantos o casal Bernadete e Jackson Vasconcelos Silva. Férias.

 

Adelaide Flexa Barreto entrega amanhã, no Ideal Clube seu livro: Conhecendo o mundo. Jornalista Vicente Alencar, da Acecult apresentará a obra.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?