Logo O POVO+
Trio na academia
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Trio na academia

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

A INTELECTUALIDADE cearense compareceu ao batismo dos três novos integrantes da Academia Fortalezense de Letras, último dia 16. Artur Bruno, Tales de Sá Cavalcante e Irapuan Diniz de Aguiar ganharam aplausos e revelações sobre seu testemunho de educadores. Artur Bruno, falando em nome dos novos, fez valiosas declarações: “Creio que nos cabe, como acadêmicos, sermos partícipes deste processo. É tarefa nossa estimular a leitura e a produção literária, apoiar escolas e instituições sociais. Fortaleza está à espera de ser mais amada pelos seus intelectuais. Precisamos superar dificuldades e avançar nas políticas públicas de educação e cultura”. Saudando os entrantes, José Augusto Bezerra.

 

MOLDURAS

COMEÇA ÀS 19 HORAS, no Lulla’s Plazá, a festa de comemoração dos 70 Anos do Sistema Fecomércio no Ceará. Tem a solenidade de outorga da Medalha Clóvis Arrais Maia ao prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e das comendas João Luiz Ramalho para Mestre da Cultura Popular Espedito Seleiro e José Leite Martins ao superintendente Regional do Trabalho, Fábio Zech Sylvestre.

 

O CENTRO de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) do bairro José Walter ganhou uma manhã de serviços quando da visita da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim. Entusiasta com o trabalho, Onélia afirmou ser a qualificação de pessoal um ponto favorável ao crescimento do Ceará. E lembrou: “ o governador Camilo Santana investe neste ano um montante de 40 milhões para capacitação profissional.

 

SÓ BOAS INFORMAÇÕES. As obras de implantação do Observatório da Indústria estão aceleradas e, em breve, a Fiec inaugurará o espaço hight tech preparado para informar, amplamente, sobre o Ceará da prosperidade, atendendo assim industriais, empresários, investidores e pesquisadores.

 

AMANHÃ a Semana Nacional Universitária, na UFC, com amplo debate traçando um Projeto para o Brasil. Prolonga-se até o dia 25. São nove painéis centralizados nos desafios sociais, políticos e econômicos, além de uma abordagem sobre o papel das universidades para o desenvolvimento do País. Outra boa notícia da entidade comandada pelo reitor Henry Campos é a exposição “Design por Mulheres”, com peças de Lina Bo Bardi e outras artistas que fazem a história da arte contemporânea apresentada no MAUC.

 

EXPOSIÇÃO de cédulas e distribuição de 300 delas para quem é colecionador ou aqueles que gostam de ter novidades. Esses são dois elementos atraentes quando do lançamento do livro “Cruzeiro, vida e metamorfose”, uma introdução sobre o dinheiro no mundo. O autor é frei Hermínio Bezerra, frade capuchinho, estudioso de numismática. Lançamento no Shopping Benfica, no dia 28, das 17 h. às 21 horas.

 

CEARENSE E DOM PEDRO I

 

Após quase três anos de trabalho, a face de Dom Pedro I foi revelada por meio de um trabalho científico executado pelo designer 3D Cícero Moraes (de Sinop, MT), coordenado pelo cearense José Luís Lira, tendo por perito o médico Marcos Paulo Salles Machado (do IML do Rio). A Carta de Designação da Casa Imperial do Brasil nas pessoas dos príncipes Dom Luiz de Orleans e Bragança e dom Bertrand de Orleans e Bragança, tetranetos do Imperador D. Pedro I, possibilitou a realização desta reconstrução facial. Agora pronta, a imagem foi revelada inicialmente pela BBC de Londres (Brasil) e apresentada no programa jornalístico Domingo Espetacular/ Record.


MAIS, MAIS

 

A COLUNISTA está em férias. No fim de semana participou em Lisboa do Encontro Internacional das Artes, cercada de amigos. Amanhã segue para a Espanha. Sairá com a família em roteiro traçado pelas filhas Milena e Débora Cristina que lá residem. Em junho voltará para integrar-se ao maior evento da década: Festival Vida & Arte marcando os 90 anos do O POVO.

 

O JANTAR MENSAL do Grupo As Azuis na mansão de Mana e Manoel Holanda seguiu todo o ritual de um evento amoroso e participativo. A anfitriã organizou uma programação que teve orações, música e apagar de velinhas para a amiga Tane Albuquerque, aniversariante, e um jantar saboroso assinado por Rafael Sudatti. Houve troca de presentes e entrega de um mimo criado por Mana para as amigas. A música romântica, embalando as amizades, foi selecionada por Manoel Holanda.

 

QUERIDA Hidelária Linhares ganhou almoço, articulado por Maria Vanda Sá, para comemorar sua troca de idade. De tão participativa, a homenagem estendeu-se às queridas Maria Esteves e Margarida Borges, também aniversariantes.

 

JOSILDA E WALTER Belchior acompanhados do filho Delano e da nora Heloísa seguindo para Paris. Depois curtirão os encantos de Berlim, Praga, Áustria, Budapeste e Holanda.

 

DJACIR GURGEL de Figueirêdo assumindo a presidência da Academia Cearense de Medicina, acompanhado dos membros da nova diretoria. Quando de sua posse foi concedido o título de Membro Benemérito (in memorian) ao empreendedor cearense e amigo das Letras, Ivens Dias Branco.

 

NASCEU PEDRO, o primogênito para Isa e Victor Pinheiro Feitosa. Avós paternos Mônica e Hélvio Feitosa e titias Taís e

Magda dedicam atenções ao fato mais novo e colorido da família.

 

[FOTO2]

Estilista maior Lino Villaventura foi mais uma vez a grande estrela do São Paulo Fashion Week. Sua coleção marcada pela criatividade e beleza mais que aplausos, ganhou boas aquisições pelas elegantes

 

O maior bazar do país chega a sua 17ª edição no Centro de Eventos do Ceará provocando a renovação do guarda-roupa com desconto de até 80% em roupas de mais de 130 marcas. Funcionará dias 24, 25 e 26. As lojas participantes aceitam todos os cartões de crédito e o bazar conta com ampla programação com brinquedoteca gratuita, exposição de moda, espaços automobilísticos, programação musical,lounges interativos, praça gastronômica e espaço de beleza. O evento apoia o Iprede.

 

Dra. Rita de Sá Freire, dom Bertrand de Orleans e Bragança, José Luís Lira e Dr. José Carlos Sepúlveda, juntos no encontro promovido em Brasília pelo Apostolado Nos Passos de Maria

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?