Logo O POVO+
Escolas de gastronomia
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Escolas de gastronomia

NULL (Foto: )
Foto: NULL

 

A GASTRONOMIA, cada vez mais, está atraindo os jovens. O segmento em plena ascensão acena com mais possibilidades de emprego e renda, além de manter o prazer de trabalhar entre sabores. Estes ingredientes contribuíram para o planejamento pelo governo de duas escolas profissionais em fase de inauguração. Uma está localizada no Morro Santa Terezinha com formação em cozinha, confeitaria e panificação, ofertando três mil matrículas/ano. A construção foi um presente do empresário Ivens Dias Branco que dará nome ao empreendimento.


A OUTRA, Escola de Gastronomia e Hospitalidade, ocupará o prédio em frente ao Hotel Marina Park, na avenida Leste Oeste. Matrícula para 10 mil alunos/ano.

 

[FOTO1]

Antes do Dia das Mães Eduardo Cals e Julinha Gurjão, na foto com a linda Beatriz Philomeno, Tereza Fahad e Tida Leal, reuniram muitas amigas na Nuage louvando a maternidade e apresentando lindas sugestões de presentes. Ontem, o mesmo tema MÃE garantiu a publicação do suplemento do O POVO editado pela colunista, reunindo os melhores poetas do Ceará em uma homenagem muito especial.


CNI PARTE PARA OUVIR


EM JULHO tem o Encontro Nacional da Indústria – ENAI, convenção anual do setor industrial brasileiro, que acontece nos dias 3 e 4, em Brasília. Organizado pela CNI desde 2006, o evento reúne aproximadamente dois mil participantes, entre líderes empresariais e personalidades políticas. Como parte do encontro, acontece o primeiro debate dos candidatos a presidência da república, após às convenções partidárias. Este ano o ENAI será especial por ser o primeiro grande evento após a eleição da chapa que presidirá a CNI até 2022, e que terá dois cearenses: Beto Studart, como vice-presidente da CNI, e Fernando Cirino, diretor.


APÓS SUA reeleição, para permanecer presidente da CNI, Robson Braga de Andrade ressaltou os desafios a serem enfrentados nos próximos quatro anos. Além de reafirmar o compromisso de defender a continuidade das reformas estruturais, como a da previdência social, ele lembrou da importância da conclusão da agenda microeconômica e de medidas de redução da burocracia. Andrade também citou os desafios colocados no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022.

 

TUDO AZUL

A SOCIEDADE CONSULAR do Ceará fez reunião social noite de quarta-feira, 9, no Restaurante Le Marché comandado pela chef francesa Marie Anne Bauer. Presidente Zezinho Zanocchi fez dois registros de destaque: um para Anette de Castro aniversariante, e outro para Maurício Duran, cônsul da Colômbia, que disputou a Maratona Aquática Cearense e conquistou vitória ao alcançar 5 mil metros.


QUE LIVRO está escrevendo a médica Márcia Alcântara? O assunto desperta muita curiosidade por parte da colunista.


DOM ALDO Cilla Pagotto fez 69 anos de idade. Querido que, é receberá o título de Cidadão Cearense dia 24, às 19 horas na Assembleia Legislativa. A iniciativa foi do ex-deputado Oman Carneiro agora oficializada pela deputada Fernanda Pessoa. Além de atividades pastorais, dom Aldo colabora com as missas da Paróquia de São Vicente provando em suas profundas homilias ser um dos bons oradores da igreja católica.


PRECIOSIDADES

MARIA LÚCIA BARBOSA, consagrada joelheira brasileira apresentou pela primeira vez, no Ceará, as criações em joias de seu herdeiro querido Lauro. Ele, pesquisador das madeiras e gemas brasileiras, mostrou peças únicas e lindas unindo o pau Brasil, roxinho, muricatiara, pau marfim e o jacarandá violeta com a esmeralda, ametista, turmalina, ágatas e citrino. Além das pulseiras, gargantilhas, pingentes e brincos, Lauro, que é arquiteto por profissão, apresentou também canetas, anéis e os porta perfumes em madeiras destacando as linhas retas e tonalidades expressivas da marca King Wood Brazil.

COMANDANDO a Vestigium Art Gallery (a galeria do Ibeu Ceará) recepcionava a todos Terry Araújo. Entre as presenças Cristina Borges, Regina Pires do Rio, Renata Araújo Barbosa, Lina Sena, Ismenia e Paulo Cardoso; Renata e João Marcelo Holanda.


MAIS, MAIS


O POVO NOIVAS começa amanhã, no Shopping RioMar Fortaleza e prosseguirá até o dia 17 apresentando tudo que envolve a bonita festa de casamento. Desfiles acontecerão para destacar as criações de noivas para o grande dia.


REGRESSANDO de Israel onde ganhou mais bênçãos o padre Oliveira Braga, vigário da Paróquia da Paz. Antes, esteve em Roma, sendo recebido por Sua Santidade, papa Francisco.


CEARENSE de Ubajara, Antônio Urano de Carvalho assistindo o Festival de Cinema de Cannes como convidado especial. Há 28 anos, ele é presença no evento, levando além de sua paixão pelo cinema a marca de curador da Embrafilme, anos atrás.


MÉDICO José de Sá Cavalcante segue quinta-feira, 17, para a Espanha. Na companhia da amada Isabel, estará em Barcelona participando do Congresso Mundial de Ortopedia.


AURICÉLIA QUEIROS diz ter tido o mais lindo cenário para comemorar seu aniversário. A presença de todos os netos lotando o apartamento por 48 horas.


BERNADETE e Jackson Silva receberam os integrantes do Rotary Club Fortaleza Planalto, para almoço, último dia 10, no Ideal Clube. Festiva do Dia das Mães.


ACOLHENDO novas amigas, Kátia, a esposa do Gen. Francisco José Cunha Matos, comandante da 10ª Região Militar, recepcionou um grupo de senhoras de militares, com um chá em sua residência. Transmitiu sua simpatia e desejo de desenvolver com elas atividades sociais.


NO LA FRANCE, formavam mesas Socorro e René Barreira com o filho Pablo e a nora Kaíla e os amigos Lêda Maria e Francisco Souto. Em outras, Elenir e Edson Liberato com amigos.


TALES DE SÁ CAVALCANTE, Artur Bruno e Irapuan Diniz de Aguiar tomam posse quarta-feira, 16, na Academia Fortalezense de Letras. Caberá ao acadêmico e orador maior Augusto Bezerra saudar os entrantes.


Índios da tribo Xavante foram visitados pelo presidenciável Ciro Gomes. Mas quem atraiu a atenção dos pequeninos foi a bela Giselle Bezerra, com sua simpatia, carisma e disposição para brincadeiras.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?