Logo O POVO+
50 anos
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

50 anos


“FAZER CERTO É sempre o melhor caminho, e a vitória conquistada nestes 50 anos da nossa construtora é de uma equipe, de todos que fazem esta história iniciada pelos nossos co-fundadores Adalberto Mota e Jaime Machado (emoção) e vivenciada com muito trabalho e esperanças”. Assis Machado, presidente, iniciou assim sua mensagem ao final da missa de Ação de Graças, comemorando os 50 anos da construtora Mota Machado. O templo, lotado das famílias, funcionários e amigos, abrigou entre orações e ritos, um roteiro musical religioso dos mais significativos, elaborado por Conceição Capistrano. Foi encerrado com a belíssima “Ave Maria, gracia plena...”

 

Dirigentes da Mota Machado fizeram na religiosidade a única comemoração dos longos 50 anos de trabalho e sucesso.


Padre Eugênio foi o celebrante. Soube harmonizar fervorosamente a construção de um imóvel, com a construção da vida de um cristão, erguendo no amor.


Maryanne Machado e Eliane Machado cercavam-se dos filhos e netos na celebração, realizada na Paróquia da Paz. Todos irmanados na mesma reflexão.


MOLDURAS


SUÉCIA EM Fortaleza. A cidade sediará pela primeira vez, em maio, a Conferência dos Cônsules da Suécia no Brasil. Na pauta, reunião central para discussão e avaliação de perspectivas comerciais entre a Suécia e o Nordeste. O embaixador Per Arne Hjelboern deverá apresentar uma exposição sobre acessibilidade urbana para deficientes. Marcos de Castro, cônsul, vitorioso em ter transferido o encontro de Brasília para nossa cidade, viabiliza apresentar as potencialidades regionais nos segmentos turísticos, criatividade, infraestrutura, reserva mineral, cultura, etc.


DROGAS, NÃO - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, já iniciou a 21ª edição da Campanha Ceará Sem Drogas, preocupado com as estatísticas indicando que somente de janeiro a março de 2017, 85% das pessoas assassinadas em Fortaleza tinham algum envolvimento com drogas e a cada grupo de seis municípios cearenses, um deles registra altos níveis de problemas relacionados ao consumo de crack. A campanha somente nesta primeira semana chegou aos municípios de Itatira, Morada Nova e Itapajé. “Um dos objetivos da campanha é evitar o primeiro contato dos jovens com as drogas, conscientizá-los dos perigos gerados pela aproximação com este mal”, ressaltou Zezinho Albuquerque.


TUDO AZUL


CRIANÇAS dispõem do Espaço Mais Infância, localizado na Praça Luíza Távora, e neste mês de março, elas ganham gratuitamente oficinas, contação de histórias, brincadeiras e preparação de receitas culinárias e informações sobre o consumo na prevenção de doenças e garantia de saúde. Tem ainda, na parte externa ampla e arborizada, jogos, espetáculo teatral e show de mágica. Somente em 2017, foram atendidas ali cerca de 80 mil crianças. Onélia Santana, primeira-dama do Estado, criadora e sempre apaixonada pelo projeto, que já está em algumas cidades do Interior, lembra que “o objetivo dele é focar os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças”. Tem a responsabilidade do Governo do Ceará e Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/Ce).

 

PASSARELA

 

PORQUE A FESTA de Páscoa pede presentes, nova decoração na casa e no ambiente de trabalho, Celinha Macedo (na foto com o amado Bosco) já está com a loja Polen toda decorada mostrando coleções de lindas peças para presentear e também para embelezar os ambientes como os enxovais de cama, mesa e banho, prataria, porcelana e madeira.


PRÊMIO RIOMAR Mulher 2018 marcado para a noite de 14. Já estão escolhidas Glória Marinho (Trabalho Social ) pelo projeto humanista e de saúde abrigando as crianças do Iprede. Ethel Whitehurst (Moda), ressaltando toda a sua história de trabalho, incentivo e modernidade do verdadeiro artesanato. Mais a presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Annette de Castro; Zelma Madeira; Lisiane Paiva; Ada Pimentel e Ana Márcia Diógenes.


MINHA PAIXÃO pelo banco vem acompanhada da vontade de ajudar as pessoas e servi-las. A declaração forte e sentimental vem da nova gerente da Agência Prime Aldeota, do Bradesco, Ludmilla Alves Pereira. Dirigindo uma equipe de 18 pessoas, ela exercita sua quarta gestão como líder de uma casa onde se mantém há 32 anos.


MAIS, MAIS


...JOSÉ LUÍS Lira vivenciou a companhia amável de Rachel de Queiroz. Colheu histórias, experiência de vida e trabalhos com a literatura. Ele entrega dia 8, às 17 horas, na Biblioteca da Unifor, seu livro No Alpendre com Rachel - ensaio biográfico sobre a escritora cearense.


...MINISTRO E POETA Ubiratan Aguiar e sua Terezita hospedam em sua residência no Porto das Dunas o casal Walton Rodrigues, ministro do TCU e Isabel Galloti, ministra do STJ. Chegam para curtir os mares verdes e a companhia carinhosa dos amigos.


...DIA 8 TEM a posse da nova diretoria do Ideal Clube. Alcimor Rocha e Amarílio Cavalcante garantem o bom comando e o envolvimento dos associados nas atividades ali planejadas.


...FOI NO ENCONTRO do Grupo Mulheres Pensantes, onde o superior do Mosteiro de São Bento dom Lucas falou sobre Paz e Quaresma, que as integrantes comemoraram a troca de idade de Graça Ferreira, Josilda Belchior, Edite Bringel, Maria Carneiro Costa Lima.


...HÁ UM LUGAR especial para cuidar do corpo e das emoções, tendo a participação da médica e professora Paola Torres e da mestra em reiki, Raquel de Sá Brito. A primeira tem palestra agendada para o próximo dia 7, às 19 horas,enfocando “Os cuidados para manter a saúde feminina”. No Espaço Ar %2bZen (rua Vilebaldo Aguiar, 1035) novos caminhos são revelados.

 

...LEANDRO KARNAL, o professor, psicólogo, analista político e inteligência privilegiada, vem palestrar no teatro do RioMar, dia 9, às 20h30. Programa imperdível.


...MARIA JOSÉ Emygdio faz, neste fim de tarde, a tradicional festinha de Páscoa da turma de arte da sua Inventos, regada a orações, amigo secreto e lanche farto de sabores. O amado José garante seu talento ao piano com músicas românticas.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?