Logo O POVO+
Ceará em Roma
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Ceará em Roma

O advogado Júnior Bonfim ... o causídico, atuante na área do Direito Público, Júnior Bonfim, mais uma vez foi agraciado com título e diploma destacando sua atuação profissional. Dominando também o mundo literário incursionando nos territórios telúricos da crônica e da poesia, ele foi presidente da Academia Metropolitana de Letras (Amlef), tornando-se parte da história da literatura.
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

DE 1º DE MARÇO a 5 de maio de 2018, a Fundação Edson Queiroz, de Fortaleza, apresenta exposição com 76 obras pertencentes à sua coleção na Embaixada do Brasil, em Roma. Trata-se de uma seleção das mais expressivas obras de arte moderna criadas por artistas brasileiros ou radicados no Brasil entre as décadas de 1920 e 1960. A mostra com título italiano Arte Moderna in Brasile – Collezione della Fondazione Edson Queiroz faz parte de uma itinerância, desde 2015, com passagens em vários grandes centros culturais, sendo a última no Museu Coleção Bernardo, em Lisboa.


A PRESIDENTE da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, destaca: “eu sinto que esta exposição inicialmente em Portugal e depois em Roma é de muita importância não só para nossas entidades, mas para o Estado do Ceará e para o Brasil porque concentra obras do modernismo brasileiro para um continente que transpira arte”. O chanceler Edson Queiroz Neto lembra que “levamos para a Europa um recorte importante do acervo da Fundação Edson Queiroz, com artistas que representam bem a arte moderna brasileira”. E destaca que é a realização de um projeto sonhado pelo seu pai, Airton Queiroz, um dos maiores colecionadores do Brasil, falecido em julho de 2017. “Sinto-me muito emocionado porque esta exposição no exterior foi a última grande alegria do meu pai. Ele sonhava com esse projeto” ressalta.


FONTE DE DESEJOS


OS ADVOGADOS se movimentam para a nova eleição da diretoria da OAB/Ceará. Até o momento seis candidatos já se lançam para a presidência. Vamos ver outra eleição agitadíssima, tal foi no último pleito?


CÂNDIDA PORTELA só recebe elogios pelos seus trabalhos na área de decoração. Dedicada às pesquisas e aliando-as à sua criatividade, torna os cenários em belos jardins. Recepções e comemorações têm atraído sua presença.

 

ELENIR LIBERATO sabe cultivar a alegria de vovó com a neta querida Letícia Lima. Na foto, as duas estão com Suiany Dias Branco. Era a festa belíssima, de 15 anos, de Gabriela Maria

 

TUDO AZUL

 

OS ENCANTOS da África do Sul levam Auricélia e Deusmar Queirós para a tradicional viagem anual reunindo a família. Um safári une todos com direito aos mistérios e descobertas do mundo animal e as alegrias que caracterizam o grupo .

 

PASSARELA

 

ONÉLIA SANTANA teve uma tarde especial quando do lançamento do livro A Experiência do Estado do Ceará no Enfrentamento à Síndrome Congênita do Zika Virus. Foi mais um reconhecimento ao trabalho que executa e um registro as ações do Nutep desenvolvidas há 30 anos pela UFC para as crianças com microcefalia ou paralisia cerebral. A publicação narra a implantação dos Núcleos de Estimulação Precoce (NEP) em 19 policlínicas.


O REITOR da UFC, Henry Campos, destacou a vontade de todos os envolvidos para que a experiência fosse colocada em prática. “É gratificante para nós cearenses ver que partimos na frente, exercitando a vontade política, empenhando a competência de nossos profissionais da saúde. No Ceará, o Zika Vírus se deparou com um antídoto poderoso, o trabalho através do Governo do Ceará e o Nutep. As 120 páginas narram a luta que, desde o prólogo, ressalta a ideia do governador Camilo Santana em prol das crianças em situação de risco, junto à sensibilidade da primeira dama, que mobilizou a UFC na causa”.


MAIS, MAIS

 

...MÉDICA MÁRCIA Medeiros, depois de Ano Novo em Israel, arruma as malas para lazer em Orlando com filhas e netos. Em seguida, prolongará as alegrias até a Carolina do Norte para curtir o filho Felipe (aniversariante).


...IRINEU GUIMARÃES e David Oliveira comemoram muito bem os 15 anos da sua BLD Brasil, especializada em empreendimentos de segunda residência. Criaram sua própria loteadora, a BLD Urbanismo, e já já lançarão luxuoso loteamento na Lagoa do Eusébio.


...SÁBADO, dia 24, empresário Ricardo Rolim realiza feijoada para os participantes da 1ª etapa do Raid Suzuki Sol, evento marcado para 3 e 4 de março com destino à Praia da Lagoinha. 78 Km de trilha.


...HERBENNI E NAZARENO Oliveira optaram pela Califórnia para passar este período de recesso carnavalesco e também completar o calendário de comemorações de seus 35 anos de bem casados.


...JÁ USUFRUINDO da sua morada de veraneio no Porto das Dunas os mineiros Fátima Fortini e Rodrigo Otávio França Bandeira. O casal querido recepciona hoje o médico Márcio Fortini em férias em Fortaleza.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?