Logo O POVO+
Perigo dos voos
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Perigo dos voos


AS COMPANHIAS AÉREAS internacionais, diariamente, beneficiadas com a ida e vinda de cearenses, chegam a Fortaleza com novos voos, outras antigas criam novas rotas e maior frequência. Tudo bem. Uma coisa, contudo dá sinal de perigo. A alta das tarifas e a cobrança de preços absurdos para a condução de bagagem e marcação de lugares.


A REALIDADE AINDA registra voos, permanentemente, cancelados e/ou atrasados, troca de aeronave, que são alugadas de última hora, prejudicando os que compraram passagem em classe executiva e passam a viajar no mesmo espaço da classe econômica. É péssimo o serviço de bordo e a equipe geralmente desnorteada diante das mudanças de última hora nos voos. Etc, etc. Apelar pra quem?


DEUSMAR QUEIRÓS...


...TEM SUA HISTÓRIA REVELADA por Juarez Leitão em livro lançado noite da última segunda feira, 4, no Ideal Clube, onde mais de 600 exemplares foram adquiridos. O programa constou de uma apresentação sentimental de Patriciana, falando sobre o pai modelo, e a família, seguindo-se Juarez Leitão, deixando jorrar para a plateia sua veia poética e as passagens da construção do livro. Depois, a exibição de um documentário narrado entre versos de cordel, avivando a história empresarial da rede Pague Menos. Finalmente, Deusmar Queirós, ainda emocionado pelas palavras de Patriciana, reviveu momentos no sertão brabo de Quixeramobim, os primeiros empregos em Fortaleza, a escolaridade nos colégios 7 de Setembro e Marista, na universidade - curso de Economia -, até enlaçar com total ousadia os primeiros negócios, investindo na Bolsa de Valores e recebendo a orientação daquele que ele chama “meu mestre e professor”, Raimundo Padilha. Hoje com mais de 1.000 farmácias espalhadas pelo País inteiro, formando a maior rede, ele caminha firme, expressando força interior, alegria e fortaleza. Finalizando, pediu a todos para rezar o Pai Nosso e abraçou a amada Auricélia, sua companheira de 43 anos.


OUTRAS PLATEIAS


DEPOIS DE FORTALEZA, Deusmar levou Juarez Leitão e Geraldo Gadelha para o lançamento do livro em São Paulo. No Shopping Eldorado, Livraria Saraiva, o sucesso foi o mesmo: muita gente e mais livros lançados. Próxima passarela é Salvador.


ATLAS EÓLICO


0NTEM, QUANDO da recepção que a Fiec fez ao governador Camilo Santana, vitaminando a relação entre o setor produtivo local e o poder público, o ponto mais forte foi a assinatura de um convênio para publicação do Atlas Eólico do Ceará, projeto que une a Federação, Sebrae e Governo do Estado. Após a solenidade, foi servido almoço a 350 pessoas que, acompanhando o entusiasmo das autoridades ouviram artistas interpretando em violino, violão folk e percussão repertório excelente da MPB.


MODA


SE NATAL E FESTAS de Ano-Novo pedem roupa nova, as mulheres elegantes ganham de Camila Arraes uma coleção completa de vestidos, pantalonas e camisões. Ela cria usando a renascença e os lindos bordados reveladores do lado romântico da mulher. Tudo muito lindo! Inclusive a tonalidade dos vermelhos!


UMA REVISTA ESPECIAL


REVISTA LOUNGE, que a colunista participa juntamente com Sônia Pinheiro, será lançada. Entre as minhas reportagens, estão: entrevista bombástica com Janette Vaz, presidente do grupo Sabin Medicina Diagnóstica; o Baile de 86 anos do Ideal Clube e Formas de Bem Viver. Tem ainda uma matéria sobre o cenário cultural de Lisboa; Desejos para 2018, reunindo autoridades e empresários da Cidade; Quando Elas dominam o Cenário, enfocando grupos formados por mulheres atuantes e impulsionadoras das boas relações de amizade; Élcio Nagano fala sobre gastronomia molecular, juntando-se a muitas outras matérias.


O COLETIVO...


...VERTIGIUM realiza desde ontem a Exposição Crivo, em homenagem a Nearco Araújo. As criações de A. Carvalhedo, Airton Montezuma, Annelise Greiser, D. Barros, Raimundo Netto, Renata Holanda, Terry Kay Araújo e Thiago Rosendo merecem ser vistas e adquiridas como bons presentes para este Natal. A galeria está na rua Nogueira Acioli, 891.


PARA AS FESTAS


AMARÍLIO CAVALCANTE e Alcimor Rocha, ao lado de suas mulheres amadas, Sâmia e Fabíola, comandam como presidentes a organização do grande baile de Réveillon do Ideal Clube.

Anualmente, o evento atrai associados e a sociedade de Fortaleza que busca beleza, organização e animação.


CDL EM FESTA


PRESIDENTE SEVERINO Neto comanda seu último evento como autoridade maior da entidade. Será dia 14, às 20 horas, no La Maison Coliseu, quando acontece a outorga do Troféu Iracema ao Lojista do Ano 2017, empresário Gerardo Gusmão Bastos Filho.


Na mesma ocasião os lojistas e convidados assistirão à posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2018/20 tendo à frente o presidente Francisco de Assis Costa Cavalcante e os dois vices Honório Pinheiro e Jamila Figueiredo de Araújo . Entre os novos diretores figuram: João Bosco de Macedo, Antônio José de Freitas Mello, João Cassiano de Oliveira Neto, Patrícia G. Bessa Bezerra e Fátima Borges Duarte.


ROTARY


GOVERNADOR ANUNCIOU metas e a realização da Conferência Internacional marcada para o próximo ano em Toronto. Ouviu do presidente Jackson os projetos e metas do clube anfitrião e saiu entusiasta com o que ouviu


LENINHA E EDUARDO Campos, governador do distrito 4490 de Rotary International sendo recebidos pelo presidente do RC Planalto, Jackson Vasconcelos Silva e Bernadete.


INFÂNCIA


O COMPROMISSO É GRANDE e as ações se multiplicam . O governador Camilo Santana e a primeira-dama Onélia Leite fazem segunda-feira, dia 11, às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará a solenidade de lançamento do Cartão Mais Infância. Em Fortaleza e por todo o Ceará as crianças vem recebendo assistência tanto dos pequeninos como dos demais que frequentam a escola pública, com atendimento recreativo e educacional.


CONCERTO DE NATAL


NA COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS do Grande Concerto de Natal, Domingo de Luz, a religiosidade e a arte garantiram a verdadeira tonalidade do Natal, que é celebrar a alegria. Este ano sob a regência do maestro Gladson Carvalho a Orquestra Filarmônica do Ceará abriu o quesito musical com Jesus Alegria dos Homens, de J.S.

Bach. Antes, no patamar da igreja, a Banda de Música da 10ª Região Militar recepcionou os participantes.


ANTES, UM CORTEJO SIMBÓLICO da Sagrada Família - a soprano Itauana Siribeli e o tenor Leandro Cavalcante, representando Maria e José - entrou no templo com o Menino Jesus, nos braços, interpretando Ave Maria, de Gonoud. A fila dos anjinhos foi formado por Artur e Letícia (filhos de Micheline e Edilson Pinheiro); Léia e Samuel (netos de Lêda Maria e Francisco Souto e filhos de Rachel e Débora Cristina).


CATEDRAL LOTADÍSSIMA ouviu as vozes de representantes de 12 corais e mais os Pequeninos de Belém, do Lar das Crianças Domingos Sávio. O repertório com 16 músicas natalinas, foi encerrado com Noite Feliz, atraindo as vozes de todos os presentes.


PADRE CLAIRTON ALEXANDRINO, pároco da Catedral falou aos presentes sobre o nascimento de Jesus e as atividades da Catedral.

Se existe uma palavra para definir o evento, que também serviu de suporte para doação de leite as crianças do Iprede, é uma só: apoteótico.


ACONTECENDO


GOVERNADOR CAMILO SANTANA recebeu, noite de ontem, nos salões do Hotel Gran Marquise, o troféu Habib Ary - Personalidade Turística 2017, maior comenda da Associação Brasileira da Industria de Hotéis Ceará. Seguida a solenidade, aconteceu a confraternização da entidade presidida pelo empresário Eliseu de Barros Júnior e sua diretoria.


“SÃO 25 ANOS DE SENTIMENTOS, histórias e gestos vivenciados pelo Hotel Gran Marquise”, assim diz o convite destinado a reunir convidados especiais, próximo dia 12, na comemoração deste projeto que contribui diretamente no desenvolvimento de Fortaleza.


EX-ALUNAS DOROTÉIAS vão se encontrar dia 16 no Hotel Recanto Uirapuru, onde existe fortes sinais da congregação das irmãs do Colégio. Todas vão comemorar os 80 anos de existência da associação. A partir das 11h30min, a programação se desenvolve marcada por recordações e confraternização. Organizadoras Themis Sales, Rosina Novais e Diva Eugênio cuidam das adesões.


MARIA JOSÉ E JOSÉ EMYGDIO de Castro Filho estarão cercados pela família e amigos no lançamento do CD do pianista maior intitulado É Café Pequeno. Será dia 13, 19 horas no L’Ô Restaurante.


MOLDURAS


MÉDICOS ABELARDO Targino e David Lucena reúnem hoje os demais médicos e funcionários em feijoada, bem temperada com a música do Quarteto 4:20, em restaurante da Cidade. Todos comemoram as realizações neste 2017, do Centro Avançado de Retina e Catarata, uma excelência em oftalmologia.


TANE ALBUQUERQUE e o amado Francisco de Matos Brito foram ao Rio só assistir o show de Maria Bethânia.


MARIA VITAL RECEPCIONOU em sua residência o Grupo das Azuis, comemorando o Natal e as aniversariantes do mês: Maria Vanda Sá, Mana Holanda e Taís Vieira. A alegria acompanhou a luminosidade de uma noite organizada com muito carinho.


REUNIÃO DAS AMIGAS do TRT centralizou-se na comemoração do Natal. Presentes Gabriela Castro, Ivana Maia, Célia Ferraz, Astrides Pontes, Carla Studart e Neiana Frota.


VILMA PATRÍCIO, Marta e Hipólito Monte e Lúcio Brasileiro passarão o Natal juntos, em Lisboa.


ESTHER WEYNE voltará a morar em Fortaleza. Novamente casada, agora com pianista inglês famoso que veio aqui e se apaixonou pelos verdes mares, ela prepara a nova residência.


MARIA VANDA SÁ recebendo os muitos amigos em sua loja onde dominam as joias, santos, louças e outras sugestões fantásticas para os presentes de Natal. A loja do Shopping Aldeota mantém uma decoração belíssima, assinada por Socorro Moreira

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?