Logo O POVO+
Natal na Catedral
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Natal na Catedral


PARA O DOMINGO, dia 3, o mais belo espetáculo artístico religioso concentrará muitos na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Ali acontecerá o Grande Concerto de Natal - Domingo de Luz. O regente Gladson Carvalho entrega todo o seu potencial na organização do repertório e formação do grande coral de 120 vozes, mais o grupo Meninos de Belém, os tenores Leandro Cavalcante e Ricardo Máximo
e a orquestra afinadíssima para seguir o repertório.


A CELEBRAÇÃO começará com a chegada de Jesus, Maria e José. Os pais de Jesus são dois tenores, com formação musical e alta sensibilidade para interpretar o papel adentrando ao templo cantando Ave Maria, de Gounot. São eles, Leandro Cavalcante e Itauana Ciribeli. Um cortejo de anjos lindos acompanhará o quadro da família sagrada caminhando todos até o altar onde as vozes invadirão o templo com a música Anjos descem a cantar. Daí por diante, a plateia, que de todos os lados da igreja acompanhará o concerto, torna-se participante ativa desse mais lindo e emocionante espetáculo, há 10 anos acontecendo e envolvendo os presentes no verdadeiro espírito do Natal.


TOTAL ESTRUTURA

O GRANDE Concerto de Natal recebe a colaboração da 10ª Região Militar que cede sua banda para recepcionar as pessoas à entrada da Catedral e ajuda na segurança do entorno. Também a Servis Segurança, a Polícia Militar e a Guarda Municipal. A AMC fica com sua equipe orientando o trânsito e permitindo o estacionamento em toda a área que vai do Mercado Central até a Praça dos Leões, em todo o quadrilátero.

 

Esta foto é a mais importante do ano para os cearenses. O papa abençoou nosso governador, ouviu sua súplica de preces para que venha chuva para o Estado e par a aceleração da beatificação do Padim Ciço. Os dois se identificam pela simplicidade


BENÇÃO ESPECIAL

GOVERNADOR Camilo Santana, entregue às muitas viagens para colher projetos e investimentos para o Ceará. Dessa vez, retorna a Fortaleza com as mãos e o coração mais cheios de amor. Esteve em Roma com o papa Francisco, e dele conseguiu o olhar, a benção e as palavras que fortalecerão sua fé em dias melhores.

CAMILO, FIEL ao seu Cariri, levou uma estátua do Padim Ciço para entregá-lo. Na oportunidade, agradeceu o empenho do pontífice à reconciliação do santinho com a Igreja Católica e pediu a aceleração do processo de sua beatificação .


AO LADO DE Camilo, estava a amada Onélia, feliz demais com aquele encontro, e vestindo-se de preto com mantilha completando a indumentária exigida para as audiências oficiais. Deve ter feito sua súplica para a proteção da família, principalmente os filhos, e o bem estar para as crianças cearenses. Ela e Camilo formam uma família feliz, agora mais cheias de Deus, e sem dúvida alimentados pelas palavras e o olhar desse papa que pelo mundo inteiro cativa e amplia sua linguagem de amor e paz.


LANÇAMENTO

CAMINHOS para uma cidade melhor- reflexões, desafios e propostas. Este é o título do livro coordenado pelas professoras Sarah Carneiro e Amélia Aragão, lançado no Ideal Clube, última terça-feira dia 21. Apresentaram livro e autoras o arquiteto Francisco Sales e o

advogado e professor Régis Frota, pai de Sarah.


MULHERES DO BRASIL...

...EM FORTALEZA completa um ano de existência. O grupo liderou trabalhos em prol das artesãs e presidiárias. Realizou palestras sobre negócios e ação social. Formou comitês de trabalho: artesanato, educação, cultura, segurança e saúde, e sua líder Ana Studart garantiu: “somos apartidárias e temos uma agenda propositiva com Plano de Ação centralizando nosso pensamento em um Brasil como um todo”. O GMB já tem no Ceará mais de 100 adeptas.

ESTA NOITE grande festa na casa da presidente Annette de Castro traz para as comemorações as fundadoras brasileiras Luiza Helena Trajano, Chieko Aoki, Martha Medeiros, Sônia Quintella e outras.


A FESTA DE ENTREGA...


Geraldo com a família Dias Branco


Agraciados com a cúpula do IBDF


...DO TROFÉU Colibri ao executivo Geraldo Luciano e ao empresário Pedro Lima, presidente da Indústria de Café 3 Corações, foi marcada pela gratidão a um só homem, Ivens Dias Branco, citado pelos dois homenageados como seu incentivador e o maior empreendedor do Ceará e do Nordeste. O discurso de Geraldo hoje, diretor executivo do Grupo Ivens Dias Branco, foi um relato completo da sua carreira de sucesso no universo do trabalho. Um tópico o emocionou assim como à família de Ivens ali representada por Consuelo, a amada, e as filhas Graça e Regina, além dos netos. “Fica difícil falar sem citar um ausente responsável por eu estar aqui, nesta noite, recebendo o troféu Equilibrista. Ivens Dias Branco que me deu um legado de lealdade, seriedade, a força e a fé para enfrentar todos os desafios. Somos hoje milhares de pessoas mantendo um trabalho sólido que ele nos deixou, construindo uma jornada de governança no grupo M. Dias Branco alicerçada no equilíbrio e no amor ao trabalho”.


PEDRO LIMA destacou também Ivens Dias Branco “um empreendedor de sucesso alimentando suas ações pelo equilíbrio e racionalidade.” De sua empresa 3 corações, razão da homenagem, Pedro relatou ter 24 marcas de café, duas de refrescos, e um mapa de outras realizações nesses 60 anos de existência.


DEPOIS DA cerimônia um coquetel foi servido entre boas conversas e incentivo aos integrantes do IBEF: Raul dos Santos Neto e Delano Macedo.


POVO ATIVIDADE....


...EVENTO acontecendo desde ontem na Praça do Ferreira, direcionado às mulheres da melhor idade e promovendo discussões sobre a saúde, mobilidade urbana, espiritualidade e gestão de finanças, tem programação intensa neste sábado. Começa às 9 horas no Cineteatro São Luiz com rodas de leitura, com Rute Batista de Pontes e a Banda Sinfônica, com Elvis (UFC), mais uma oficina de Natal na praça, com material reaproveitável. Até 17 horas, são desenvolvidas atividades, mas às 11 horas, a jornalista Maísa Vasconcelos comanda uma mesa redonda com Selma Cabral, presidente da Alfe, Márcia Tavares e a jornalista Lêda Maria Souto enfocando os caminhos que levam ao melhor viver das mulheres na melhor idade. À tarde, às 14 horas, o fisioterapeuta Helder Montenegro falará sobre a longevidade a partir dos cuidados com o corpo e às 14h30min quatro mulheres destacadas pelo sua ação social ganham troféu: Lúcia Alcantara Albuquerque, médica; Ethel Whitehurst , empresária; Annette de Castro, executiva e fundadora no Ceará do Grupo Mulheres do Brasil. Mais a irmã Mara da Conceição e Maria da Penha. A programação se encerra às 17 horas com muita música e ações do Grupo Criarti e Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade do Ceará.


“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz”. Mário Quintana


ESCOLHI ESTA definição para comemorar o aniversário registrado amanhã e sempre envolvido do azul que me veste para atrair as carícias do amor que me faz crescer, plantar a longevidade e a fortuna da benquerença, e principalmente ficar mais perto de Deus.


Sérgio e Emília Resende com Amanda e André na recepção, em casa, após a celebração eucarística no colégio Santa Cecília.


ELES & ELAS


EMPRESARIO ELISEU BARROS, presidente da ABIH, realizara a cerimonia de entrega do Troféu Habib Ary-Personalidade Turística 2017 ao governador Camilo Santana. Próximo dia 8 21 horas no hotel Gran Marquise


GRAÇA FONTELES, escritora e professora fez aniversário.


SOCORRO FRANÇA esteve cercada de flores e sorrisos. Noite de 22 a família e os muitos amigos forçaram uma pausa nos seus trabalhos para ela ouvir cantar o Parabéns Pra Você. Depois discursos , aplausos e abraços.


GRUPO SIN de literatura encerrou ontem sua primeira programação de 50 anos de historia. Sucesso total. Seus integrantes leram poemas e contaram historias sobre criação e fortalecimento do segundo grande grupo de letras do Ceará.


GRAÇA FONTELES, escritora e professora, fez aniversário.


MÔNICA PINHEIRO, dia de seu aniversário, 22, ganhou jantar do amado Hélvio Feitosa, no restaurante La France. Filhos, nora e outros familiares completaram a mesa.


MOLDURAS


RACHEL DE QUEIROZ denominada pelo seu discípulo maior José Luís Lira, como “Rainha da Literatura Brasileira” foi tema de bate papo importante, última quinta-feira no Palácio da Luz. Matusahila Santiago, presidente da Academia Cearense de Cultura e Arte levou José Augusto Bezerra, bibliófilo e José Luís Lira, biógrafo para falar sobre a grande escritora cearense, tendo Ângela Gutierrez, como mediadora.


HOJE, DIA 25, no Gran Marquise, almoço festivo vai marcar os 40 anos dos formados da primeira turma de engenheiros, da Unifor. Entre muitos: Fernando Fialho, José Simões, Victor Frota Pinto, Lavínia Morais e Sônia Barreto.


ENTRE AS academias de letras e cinema, a preparação dos encontros natalinos. Hoje, no Ideal tem almoço da Amlef, onde Grecianny Cordeiro mais que versos natalinos se despedirá de todos, entregando seu mandato colorido de realizações para Régis Frota, novo presidente.


PRESIDENTE Fernanda Quinderé comanda dia 6 o Natal Solidário da Academia Fortalezense de Letras. Pede doação de toalhas de banho para as crianças da Casa Vida.


BPW: 23 ANOS


A BPW FEZ aniversário e a comemoração reuniu integrantes e ex-presidentes em torno de Fátima Duarte, a presidente atual. Elas apagaram as velinhas do bolo comemorativo e participaram da homenagem a médica Lúcia Alcântara de Albuquerque, Ednólia Correia Cordeiro e Onésia Correa, pelos muitos serviços prestados à causa feminina. Lúcia, que é diretora do Casa Vida, que abriga pessoas que vêm a Fortaleza trazendo familiares e amigos para serem assistidos pelo Hospital do Câncer, da qual seu pai foi fundados, levou além do troféu 175 lenços para adornar a cabeça das mulheres com câncer.


Homenageadas pela BPW Fortaleza


MULHERES PENSANTES


A FESTA DE NATAL do grupo está marcada para terça-feira, dia 28 com almoço no Ideal Clube e ato religioso de preces e cânticos ao Menino Jesus. Na coordenação Vânia Canamary, Maria Amoreira, Viviane Miranda e Diana Sobral. Frei Wilter fará bela reflexão sobre a festa do nascimento de Jesus. Muita alegria, confraternização e solidariedade envolverão as Pensantes, inclusive completando o programa com a doação em dinheiro, para a compra de cestas básicas, aos necessitados atendidos pela Fundação do Rim.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?