Logo O POVO+
Construtoras, adeus
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Construtoras, adeus


É certo. Nem sempre os tons fortes do sucesso são suficientes para colorir a cena de uma longa vida empresarial. Duas construtoras cearenses, sempre potentes, vão abandonar o segmento. Devido à falta de perspectiva e da dura cena econômica envolvendo a construção civil, seus diretores darão adeus. São 15 anos de existência. Quais são estas construtoras?


ENQUANTO isso, grupo fortíssimo na economia do Ceará, e mesmo do Brasil, prepara todo o seu projeto para entrar na construção civil, a partir do próximo ano.


PIRATAS NO CEARÁ


NOTÍCIA dada pela coluna, sábado passado, informando da pirataria agindo e amedrontando muitos viajantes no mar do Ceará, alcançou um raio de comentários e outras informações. Confirmados muitos fatos de assalto e roubos, de falta de segurança, sabe-se que o capitão-dos-portos, Leonardo Salema, desde que chegou aqui e soube do problema de insegurança para as embarcações, motiva as autoridades a construir uma Marina Pública, vez que Fortaleza só dispõe de dois locais para abrigo: a enseada do Mucuripe, vizinha a uma área perigosa da cidade, e o Marina Park, totalmente particular.


O PROBLEMA só gera prejuízos ao Estado. Por que? Fortaleza é uma rota de veleiros internacionais. Quem atravessa o Atlântico, quem viaja dos Estados Unidos e da Europa para o Brasil, Argentina, toda a América do Sul, passa por aqui, local natural e atraente para a escala dos navegantes. E não tendo condições de recebê-los, a cidade permite que eles passem direto para Recife. Outro prejuízo vem na área promocional. No mapa dos eventos, como as Regatas Internacionais, Fortaleza não está na relação. É uma realidade conflitante neste momento de expansão das vantagens para o turismo.


REVELAÇÕES


EMPRESÁRIO Afrânio Barreira participou do programa Diálogos Empresariais contando sua história de sucesso com os Restaurantes Coco Bambu para uma plateia de lojistas e alunos da Faculdade CDL. Foi


recebido pelo presidente Severino Neto e sabatinado pelo jornalista Nazareno Albuquerque e por Jamile Araújo, presidente do CDL Jovem.


Dois jovens e vibrantes e empreendedores


Casal Afrânio Barreira


Homenageado com o presidente da CDL, Severino Neto, Nazareno Albuquerque e Jamile Araújo


O EQUILIBRISTA


GERALDO LUCIANO Mattos Júnior, vice-presidente de Investimentos e Controladoria do Grupo M. Dias Branco, foi eleito Equilibrista 2017, sendo o Executivo de Finanças do Ano, no prêmio promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) do Ceará. Já a empresa 3 Corações foi reconhecida como Empresa Padrão 2017.


SEGUNDO Geraldo, ser contemplado com o Equilibrista 2017 o deixa "muito feliz”, principalmente “por se tratar de prêmio conferido por uma instituição de credibilidade como é o Ibef”. Na visão do empresário, esse tipo de premiação incentiva os executivos a desempenharem melhor suas atividades. No Estado já foram contemplados os empresários Beto Studart, da BS Participações; Deusmar Queirós, do Grupo Pague Menos; Ednilton Gomes Soarez, das Instituições Educacionais 7 de Setembro; Fernando Cirino, da Durametal; e Cândido Pinheiro, da Hapvida Saúde. O saudoso empresário Ivens Dias Branco, da M. Dias Branco, também foi um dos vencedores. A premiação de 2017 acontece no dia 21 de novembro, às 19 horas, no Hotel Gran Marquise.


APRECE: REVISTA


O DIA DO PROFESSOR foi marcado pelo lançamento da revista da Associação dos Professores de Ensino Superior do Ceará, entidade presidida pelo Prof.Ari Othon Sidou. Contendo a participação de nomes renomados, a publicação traz artigos dos mais importantes ao universo do ensino e dos diversos grupos construtores da história do Ceará. A revista é bem diagramada e tem como coordenador editorial o dedicado e apaixonado pelas letras, Prof. Edmar da Silva Ribeiro.


MINHA UNIVERSIDADE...


.... MINHA HISTÓRIA, livro escrito a quatro mãos pelo ex-reitor da Universidade Federal do Ceará, Roberto Cláudio Frota Bezerra, e pelo coordenador de Comunicação Institucional da UFC, jornalista Ítalo Gurgel, foi lançado na Casa de José de Alencar, em Messejana, com a presença do reitor da UFC, Prof. Henry Campos; comunidade acadêmica; vice-governadora Isolda Cela; presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho; deputado federal Mauro Benevides; secretários de governo Ferrucio Feitosa e Fabiano Piúba. Mais ex-reitores da UFC, amigos e lideranças universitárias, além do filho querido do autor, o prefeito Roberto Cláudio e sua amada Carol.


NO CONJUNTO, a publicação vai além do relato acerca dos oito anos do duplo reitorado do Prof. Roberto Cláudio. Com um texto atraente, vasta documentação e bem selecionada iconografia, o livro reúne a memória de toda uma existência ligada à Universidade da qual seu pai, o Prof. Prisco Bezerra – que hoje dá nome ao Campus do Pici –, foi um dos fundadores.


Roberto Cláudio, pai, com o filho prefeito e a nora Carol


Reitor da UFC Henry Campos saudou carinhosamente


Tales de Sá Cavalcante e Roberto Cláudio


UFC VITORIOSA


FORAM TANTAS as vitórias, registradas somente este ano, que o reitor Henry Campos resolveu partilhar a alegria reunindo o corpo docente, funcionários e colaboradores da UFC em uma feijoada, ao meio-dia, de hoje, no La Maison. E, sem dúvida, ele assistirá à revoada de palavras elogiosas e estimuladoras ao alcance de novas e outras conquistas. Entre as vitórias estão: aquisição do conceito máximo, nota 5, na avaliação do Conceito Institucional feito pelo Ministério de Educação MEC; o título de Melhor Universidade do Norte/Nordeste e Centro Oeste; conceito elevado na avaliação de seus cursos de graduação e pós-graduação.


ODONTOLOGIA


O PROGRAMA de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFC obteve conceito 5 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em apenas 12 anos de existência do curso de Mestrado e 7 do curso de Doutorado, o PPGO se tornou o primeiro e único programa de pós-graduação em Odontologia do Norte e Nordeste a receber esse conceito. Esta informação entusiasma Cristiane Fonteles, vice-coordenadora do programa de pós- graduação do referido curso.


LUA CHEIA E O MAR


DESDE ONTEM um pacote promocional garante plateia ao Luau do Mirante. E hoje o sábado tem muita harmonia com os eventos do Hotel Santuário das Águias. O fim de tarde chega ali com música ao vivo que adentra a noite, onde as estrelas também marcam presença. E no belo cenário, apropriado para se ver o mar e o céu, a música leva casais apaixonados a dançar. É um local especial para o fim de semana, e neste tem a lua cheia desafiando todas as declarações de amor. Delanne Napravnik já preparou tudo para uma noite inesquecível.


DUAS FONTES


É URGENTE. Os pais clamam para projetos que ocupem seus filhos, tirando-os dos apelos da droga e da ociosidade. O governador Camilo Santana vem reativando as atividades da Vila do Esporte e Lazer nos bairros. Elas se voltam para fomentar e incentivar a prática de atividades esportivas e culturais. Já as primeiras-damas Onélia Santana e Carol Bezerra (Ceará e Fortaleza) intensificam programas como o “Arte na Praça”. A iniciativa faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama, Onélia, em parceria com o Programa Fortaleza, Amiga da Criança, coordenado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.


93 ANOS


HOLANDINA Cavalcante foi cercada pelos filhos e demais familiares e amigos, em festa recheada de afetos, no Ideal Clube. Comemorava a chegada de seus 93 anos, exibindo sua jovialidade, alegria e lucidez. Surpreendida com a manifestação, falou bonito afirmando que “realmente viver é saber festejar a saúde, a família e a alegria”.


Matriarca Holandina com as filhas Helena, Ieda e Inés


Diana com o filho Humberto


Sérgio e a mamãe Holandina


Holandina com o filho Amarílio e amigos queridos


Ricardo Cavalcante e Rosângela


ELES


PABLO MANYÉ representou o Brasil, em exposição na Coreia do Sul. A mostra foi realizada paralelamente ao Congresso da “Association Internacionale de La Couleur”. Ali ele proferiu palestra sobre A Cor, tema de seu recente pós-doutorado na USP. Pablo é professor da Universidade Regional do Cariri, Urca, e um dos mais talentosos artistas da geração dos novos mestres das Artes Plásticas e do Ensino.


PROFESSOR Manassés Fonteles participou do painel na Universidade de Harward, que homenageia Kenneth Warren, aquele que propôs maior atenção às pesquisas sobre doenças negligenciadas (malária, zika, chikungunya e dengue).


ESCRITOR e professor Roberto Pontes, acompanhado da sua amada Elizabeth, está em Campos/RJ ajudando a organizar o espólio literário de Pedro Lyra, junto ao seu filho Wladimir.


O CAPITÃO-DOS-PORTOS do Ceará, Leonardo Salema, o comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará, Marcos Werneck, e o presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Ceará, Dr. Meton Vasconcelos, convidam para a cerimônia de Imposição da Medalha “Amigo da Marinha”, a realizar-se às 17 horas do dia 6, na Escola de Aprendizes-Marinheiros.


NASCEU...


...BÁRBARA para Tarcizinho Morais e Débora. Os avós paternos Virgínia e Tarcísio, radiantes com a chegada da primeira netinha.


...GIOVANNA. Os pais Raquel Teixeira e Luca Pantaleo residentes em Haia, na Holanda, ganharam a presença da vovó materna Eveline e do vovô Marcelo Freitas assistindo a chegada da pimpolha.


...STELA para povoar de alegria os dias dos avós Têca e Petrônio Leitão e para celebrar o amor dos papais Adriana e Maurício Galli Geleilate.


PRESIDENTE SELMA ...


...CABRAL fez em boa hora uma homenagem à ex-presidente da Alfe, Fátima Duarte. Agora, a agenda de Selma para novembro marca: dia 21 entrega do título “Amigo da Alfe” para o empresário Deusmar Queirós e dias 29 e 30 a Feira Fest Ceará 2017.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?