Logo O POVO+
Centro: voltam os ônibus
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Centro: voltam os ônibus


Não basta só a circulação de ônibus na rua General Sampaio para oferecer mais segurança aos muitos usuários que necessitam chegar ao Centro da Cidade e tomar outros coletivos. É preciso muito mais. Agora o pleito direcionado pela CDL ao prefeito Roberto Cláudio necessita ser multiplicado. O comerciário e demais empregados enfrentando diariamente o ir e vir casa-trabalho precisa de outros transportes coletivos com outros roteiros, além da segurança reforçada nos pontos de parada e estacionamentos.


ERNESTO PREFERIDO

APÓS a votação, os comentários eram de que ele fora escolhido porque tem um trabalho intenso na área e competência para administrar os conflitos. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), também destacou a aprovação do nome de Ernesto Sabóia para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). A Assembleia realizou sessão plenária extraordinária última quinta-feira, 16 para votar a indicação. Com 33 votos favoráveis e três contrários, o nome do novo conselheiro foi aprovado em votação secreta. Ele irá ocupar a vaga do ex-conselheiro Teodorico Menezes, que se aposentou no primeiro semestre deste ano.

 

ONÉLIA VENDEDORA DA EDISCA

Ela atraiu atenções pela desenvoltura e técnica de vendas. A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, como embaixadora da Edisca, teve a experiência de ser vendedora por um dia, última segunda-feira, 13, na loja solidária da Edisca, instalada no Shopping RioMar Fortaleza. O intuito foi contribuir para o projeto na ação de arrecadar verba para a entidade liderada por Dora Andrade. A loja Edisca Estrelário está com uma linha exclusiva de marcas produzidas por artistas cearenses. São bolsas, camisas, porta-retratos, lingeries, entre outras peças. O valor garantido com as vendas será revertido para a entidade. Além da primeira-dama, outras embaixadoras foram vendedoras: Ticiana Rolim, Marisa Benevides, Rebeca Leal, Socorro França, Gisela Dias Branco Vieira e a mãe do governador Ermengarda Santana.

 

Ermengarda Santana, Onélia Santana, Stella Rolim, Dora Andrade, Ana Studart e Socorro França


Onélia Santana, Gisela Vieira, Dora, Ticiana Rolim Queiroz e Rebeca Leal


BAILE CISNE BRANCO...

...DA SOLIDARIEDADE está marcado para o próximo 1º de dezembro, nos jardins da Escola de Aprendizes-Marinheiros. A sociedade de Fortaleza estará presente exaltando a beleza e animação do evento, e manifestando seu apreço ao trabalho e seriedade da Marinha na história do Brasil. Integrantes das guarnições militares se unem à sociedade civil em uma noite realmente esplendorosa. Na organização da festa está a Soamar/Ceará através do presidente Meton Vasconcelos; Capitania dos Portos e Escola de Aprendizes, que têm em seus comandos o capitão-de-mar-e-guerra Leonardo Salema e o cap. de Fragata Marcos Werneck. Convidado para o evento o comandante do III Distrito Naval, Aguiar Freire.

 

DIANTE DO SUCESSO do ano passado, o baile beneficente alusivo ao Dia do Marinheiro e com renda direcionada às obras sociais das Voluntárias, permanecerá tendo na animação das danças a Banda Caribbean Kings e na assinatura do coquetel e jantar, Barbra’s. As vendas de mesas centralizam-se na capitania e na Escola de Aprendizes.


PRÊMIO GANDHI...

...DE COMUNICAÇÃO anuncia a grande noite de premiação aos autores de trabalhos nas áreas do jornalismo, publicidade e fotografia, exaltando a paz. O prêmio chega neste ano à sua 10ª edição, idealizado e organizado pela Agência da Boa Notícia e apoiado por patrocinadores igualmente identificados com a busca de um mundo mais fraterno, humano e direcionado à paz entre os homens, ao invés da violência. Na história do Prêmio Gandhi, informa o presidente Francisco Souto Paulino, somam-se 794 trabalhos já apresentados, apoiando e estimulando a paz e oferecendo melhor noticiário. A festa está marcada para o dia 23, às 19 horas, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa.

 

CYBELE PONTES...

...ACOMPANHADA dos filhos José Carlos, Osmundinho e Nizoca viveu, noite de quinta-feira, um momento de louvação ao amor, nas lembranças do esposo Osmundo, e ao movimento literário da Cidade, incentivadora que é e participativa. No salão nobre da Academia Cearense de Letras, ela comandou a versão 2017 do Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, premiando dois grandes nomes: Neide Azevedo, categoria poesia com seu livro O Silêncio Visto Por Dentro, e Carlos Augusto Viana, categoria ensaio. Ao lado de Cybele, estava o presidente da ACL Ubiratan Aguiar. Noite prestigiadíssima.

 

Cybele Pontes cercada pelos filhos queridos


Presidente Ubiratan Aguiar e Cybele Pontes


com os premiados


Fernando Pontes, Berna Gurgel, Leninha e Eduardo Campos


Neide Azevedo e Graça Dias de Souza


Luiz Marques e Regina


Romeu Prado e Ezilene Limaverde


CONCURSO E MOSTRA LITERÁRIA

FOI ÚLTIMO DIA 14, na sede do Colégio Antares Fundamental Santos Dumont, a V Mostra Literária e o II Concurso Jovem Escritor Acadêmico – Prêmio Dezinho Lemos. Este é um projeto idealizado pela professora e escritora Angélica Sampaio, apoiado pela atual presidente da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza (Amlef) – Grecianny Cordeiro, e pelas diretoras das sedes ATS Fundamental – Mônica Medeiros e Anelise Ellery, assim como pelo diretor geral - Ênio Silveira. O evento contou com a presença de membros da referida Arcádia, professores, pais e alunos. Os jovens escritores receberam medalhas, certificados de menção honrosa e livros.

Angélica com as alunas Ana Carolina e Maria Beatriz


3 DE DEZEMBRO...

....ACONTECE a 10ª edição do Grande Concerto de Natal garantindo o mais belo espetáculo artístico-religioso, anualmente reunindo no amplo espaço da Catedral Metropolitana de Fortaleza, aqueles desejosos de ter um momento especial na preparação da festa da cristandade. São 120 vozes, formadas pelos corais de empresas, igrejas e universidades; uma orquestra , 30 crianças do grupo Pequeninos de Belém e a Banda de Música da 10ª Região Militar. Maestro Poty direciona o capítulo musical e o vigário do templo, padre Clairton Alexandrino a programação que une a população, os visitantes e a comunidade religiosa na tarde do dia 3 de dezembro, a partir das 16h30min. Como doação solidária, a organização pede que sejam levadas latas de leite para doação às crianças atendidas pelo Iprede.

BPW CEARÁ

Eunice Cruz, presidente nacional, conduziu com sucesso mais uma edição da Confam, em Brasília. O Ceará levou uma delegação marcada pelo entusiasmo e participação. Na foto Fátima Duarte, presidente, e Selma Cabral, diretora, lideraram a presença da BPW, ganhando o carinho de Eunice.

 

50 ANOS DO GRUPO SIN

APOIADO pelo programa de pós-graduação em letras da UFC acontecerão em Fortaleza, a partir de segunda-feira, as comemorações marcando o cinquentenário do grupo SIN de Literatura, um dos grupos responsáveis pelo fortalecimento e valorização do segmento que abriga poetas e contistas amantes das letras. O primeiro dia do evento tem a Defesa de tese de doutorado: Tradição e Modernidade na Poética de Roberto Pontes. Autora: Fernanda Maria Diniz da Silva. A orientadora é a professora drª Elizabeth Dias Martins (UFC) e a banca examinadoras está formada pelos professores Alamir Aquino (UEL); Cássia Nascimento (UFAM); Hermínia Lima (UNIFOR) e Vicente Jr. (UVA-Ce)

TERÇA FEIRA, tudo começa às 9 horas, no Auditório José Albano, com a abertura do XIV encontro interdisciplinar de estudos literários e seminário de literatura cearense. Segue-se um recital do grupo Converso – seleção de poemas dos autores do grupo SIN. No mesmo local está agendada a mesa redonda 1: “SINquentenário do SIN e a Geração 60 brasileira” com os professores Batista de Lima (ACL, Uece e Unifor), Eduardo Luz (UFC) e Roberto Pontes (UFC – SIN).


O PROGRAMA intensifica-se com mesas redondas, estudos e apresentações, inclusive, terça-feira à tarde, a partir das 14 horas, começa a mesa de escritores do Grupo SIN de Literatura formada por Linhares Filho, Horácio Dídimo, Lêda Maria Souto, Roberto Pontes, Inês Figueiredo e Leão Junior, completando-se com a leitura de poemas. Sexta-feira, das 10 às 12 horas, na Academia Cearense de Letras, a quarta mesa redonda: A literatura dos escritores do Grupo SIN de Literatura com as escritoras Angela Gutiérrez e Marly Vasconcelos, ambas da Academia Cearense de Letras (ACL). A mediadora será a profª Lourdinha Leite Barbosa (ACL - UECE). Depois, às 14 horas desenvolve-se outra mesa redonda: A produção escrita do Grupo SIN de Literatura, com os professores Alamir Aquino (UEL- PR) e Rodrigo Marques (FECLESC), funcionando como mediadora a profª drª Regine Limaverde. Em seguida, mesa de escritores do grupo SIN de Literatura: Roberto Pontes, Linhares Filho, Horácio Dídimo, Lêda Maria, Inês Figueiredo, Leão Júnior. Quando todos ouvirão a leitura de poemas pelos autores. Organizadora do grande evento a profª drª Elizabeth Dias Martins acredita ser o evento inesquecível e valioso para a história literária do Ceará.


MOLDURAS

ANTONIO ALBUQUERQUE Souza Filho, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará lança próximo dia 25, seu livro Textos e Contextos, no cenário da Fecomércio, ali na Rua Pereira Filgueiras, 1070.

NOVA coleção Fendi apresentada em Fortaleza, no Confort Hotel, atraiu a clientela que aprecia o luxo.


MARCÍLIA Tavares, Therry Araújo, Regina Pires do Rio, Ana Maria Aquino e Aídinha Coelho unidas na organização do Bazar da Casa Vida, agendado para a primeira semana de dezembro, no Quintal da Marcília.


ALCIMOR Rocha prepara livro de bons registros para lançar em breve. Local: Ideal Clube onde mantém amigos e acelera ações positivas para a entidade.


SÃO LUIZ: CORRIDA


SEMPRE INVESTINDO e incentivando a prática de costumes saudáveis, seja no que diz respeito à atividade física, seja no quesito alimentação, os Mercadinhos São Luiz realizam hoje a Corrida Retrô, ação esportiva, com foco no saudosismo. Será um momento de descontração com esporte, música e nostalgia. Os adeptos à hábitos saudáveis, que irão participar da Corrida, ainda podem retirar seus kits no Mercadinhos São Luiz, no Shopping RioMar Fortaleza, das 10 às 14h. Na adesão estão atletas locais, estaduais, regionais e nacionais, todos entusiasmados com o grande evento. O percurso será de 4km e 8km e dentro da programação haverá passeio ciclístico com os Transacionais; festa de encerramento com as ex-Paquitas, Joãozim Pé de Feijão, Luciano Nassyn e Patrícia Marx, do Trem da Alegria.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?