Logo O POVO+
Fortaleza rica
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Fortaleza rica


DESTACANDO um verdadeiro acervo de arte, a Universidade Federal do Ceará, dirigida pelo reitor Henry Campos, tem em seu Museu de Arte um acervo de seis mil valiosas peças, incluindo 40 preciosas de Bandeira e muitas de Chico da Silva, Raimundo Cela, Aldemir Martins e uma coleção de Descartes Gadelha, ali fazendo doação preciosa. Fundado em 1961, o Mauc tem em sua direção desde 1987 , o estudioso e dedicado Pedro Eymard Barbosa Costa.


OS ARABESCOS...


...que contornam as janelas tem o brilho do sucesso. O Grupo Ser Educacional, que mantém 72 faculdades pelo País, está no Ceará muito bem posicionado com sete unidades funcionando na Capital, Sobral e Juazeiro do Norte. Antônio Vasques, cujo nome é marca de trabalho e competência, integra a equipe cearense de administradores da cadeia educacional.

 

CRIATIVIARTE


AS ENTIDADES culturais do Brasil merecem ver e ouvir documentário mostrado no whatsapp. Um museu holandês querendo incentivar as pessoas a visitarem suas exposições e valorizarem a verdadeira arte, escolheu um quadro de Rembrandt, do século XVII, e deu vida a ele em pleno shopping, ao som de Beethoven. A beleza atraiu olhares, vozes e encantamento. Crianças, jovens e adultos se envolveram nesse evento fascinante garantindo mais beleza e participação.


PARA UM CEARENSE


Foi em Brasília que o médico cearense Florentino de Araújo Cardoso Filho foi admitido na Classe Grande-Oficial da Ordem do Mérito Médico. A cerimônia de imposição de insígnias foi conduzida pelo presidente Michel Temer que ressaltou o reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao País, pelo homenageado. Na foto, Florentino com o presidente e o ministro da Saúde, Ricardo Barros.


OS COMUNICADORES


DENOMINADO Intimorata- A Saga do Jornal O Estado, de José Martins Rodrigues a Venelouis Xavier Pereira, o livro escrito pelo jornalista Luiz Sérgio Santos teve lançamento movido ao entusiasmo de todos que acompanham a história da comunicação no Ceará. E o programa foi completo: sessão de autógrafos, palestra sobre a obra e mesa redonda com a participação dos professores Francisco Auto Filho (Uece) e Roberto Martins Rodrigues (UFC).


EDILMAR NORÕES que soube plantar um jardim familiar e profissional capaz de dar flores e frutos no passado e no presente, recebeu último dia 19 a Medalha Médico Régis Monte Jucá, outorgada pelos presidentes do Ideal Clube Alcimor Rocha (conselho deliberativo) e Amarílio Cavalcante (diretoria executiva). Lucília Norões comandou o grupo familiar e os muitos amigos compuseram a lista dos verdadeiros admiradores do pequeno-grande. A saudade esteve presente.


JORNALISTA Pádua Lopes recebeu a Medalha Martins Filho, em cerimônia organizada pela Academia Fortalezense de Letras, presidida por Fernanda Quinderé. Coube ao escritor e médico Pedro Henrique Saraiva Leão saudar o homenageado, dissertando palavras fraternas e reveladoras do seu perfil.


JORNALISTA Arnaldo Santos retorna à TV Fortaleza, emissora da Câmara Municipal, com seu programa Observatório. A primeira edição reuniu Djalma Pinto, ex-procurador geral do Estado, escritor e cientista político; e Clésio Arruda, professor e sociólogo. Os três sabatinaram o ex-governador Cid Gomes. O programa vai ao ar aos domingos, às 23 horas, com repeteco segunda e sexta-feiras, às 22 horas.


PINHEIRO EM FESTA


NESTE ANO, em noite festiva para 800 convidados, entre diretoria, fornecedores, parceiros, formadores de opinião e imprensa, a rede Pinheiro de supermercados e serviços apresentou o PIN 2018, lançando o book com as diversas oportunidades e espaços de visibilidade para a exposição das marcas parceiras dentro dos pontos de venda do Grupo que tem 11 lojas no Ceará. Tudo aconteceu noite de quarta-feira, 18, no Teatro RioMar. Recepcionando os convidados estavam Honório e Bosco Pinheiro, diretores da empresa, e seus filhos. Ali, foi destacada a vitória da empresa, figurando pelo segundo ano consecutivo entre as Melhores Empresas para Trabalhar no País, no ranking Great Place to Work. Em seguida, os diretores, Bosco e Alexandre Pinheiro, deram continuidade ao cerimonial falando aos convidados sobre resultados do PIN 2017 e os produtos e serviços agregados ao PIN 2018.


A NOITE fluiu ainda com homenagens a importantes parceiros da rede. A Comenda Amigo do Bom Vizinho foi oferecida a pessoas especiais que participam da trajetória de sucesso do Pinheiro Supermercado e que a empresa pretende eternizar como amigo. O agraciado deste ano foi o poeta cordelista Bráulio Bessa.


TUDO AZUL


PROVANDO que chegar aos 70 é viver um momento especial de felicidade, Célia, ao lado do amado Bosco Macedo, ganhou alta dosagem de afeto. Para ela ele cantou músicas do repertório romântico dos dois, entregou flores vermelhas e fez declarações de amor valsando em carinhosas recordações


A plenitude do amor, Célia e Bosco


Entre os filhos, netos e demais familiares Celinha também anunciou o desejo de viver mais 70 primaveras vitaminada por tudo que conquistara até hoje


ELES E ELAS


RENATO Bonfim foi agraciado com o troféu Mascate concedido pelos presidentes do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Ceará, Raimundo Oliveira Viana, e do Sindicato, Joaquim da Silva Maia. Foi quinta-feira, 19, Dia Pan-Americano do Representante Comercial.


NASCEU em Washington, Ofélia Margarita, filha de Liza Teixeira e Crhis Green, e neta de Ruth e Airton Teixeira, ele cônsul de Belize, em Fortaleza.


TEREZA Távora Ximenes, Ana dos Santos e Rita Cruz estão na Itália. No programa, visita à Bienal de Veneza, cenário de arte e encantamento.


NEYSSE e José Maria Andrade conhecem Dubai, harmonizando dias de férias repousantes com turismo.


MOLDURAS


ESCRITORA Régine Limaverde foi a convidada do grupo Amigas do Livro, e falou poeticamente para a plateia reunida na casa de Edyr Rolim, ao lado do mar da Praia do Futuro.


PIO Rodrigues esteve no Rio de Janeiro, participando do lançamento do livro do amigo e artista cantor Francis Hime.


CÉLIA Pimentel de Miranda esteve em Fortaleza revendo velhas amizades. Ciceroneada pela prima Eliane Pimentel de Castro compareceu à inauguração na Loja do Bem, e adquiriu peças para sua casa no Rio de Janeiro.


NO BELO...


,,,cenário da Praia da Taíba, onde a família tem casa de veraneio, o Dr. José de Sá Cavalcante Neto recepcionou o médico Gilberto dos Passos, chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro. Os dois participaram do Congresso Brasileiro da especialidade, aqui em Fortaleza, e depois usufruíram de momentos de serenidade e amizade programados pelos pais Isabel e Sá Júnior, os dois também médicos.


ABERTURA DA...


...LOJA DO BEM, no Shopping Iguatemi, foi colorida de sucesso. A ex-primeira-dama Renata Jereissati, presidente do centro de lojas e Ethel Whitehurst, curadora, dedicaram total atenção ao empreendimento, apresentando ali a criação de peças valiosas (cama, mesa, decoração, moda e acessórios) produzidas por artesãos de muitos municípios cearenses, sabendo bordar a vida com suas rendas, ponto de cruz, bilro e desenhos em tecidos, cerâmicas, couro, corda e outras cositas.


CIRCULARAM por lá mais de 300 convidados e as integrantes do Grupo Mulheres do Brasil, onde Ethel dirige a oficina de artesanato.


A movimentação agora é intensa, com vista aos presentes de natal.


Ethel, Renata e Ana Studart


Kelly e Ethel, filha e mãe alimentadas pelo êxito dos projetos que executam


CENÁRIOS


SANTUÁRIO da águias, ali no Porto das Dunas, recebe neste fim de semana, grupo do Alphaville, ali participando de um retiro espiritual, coordenado pelo frei Wilter Malveira. O local assim, amplia-se, tendo um cenário também preparado para eventos mais silenciosos, sem sacrificar sua programação direcionada ao lazer e ao turismo, com boa música e dança sempre aos sábados. Equipe de administração já está preparando a festa de réveillon e fazendo reservas, atraindo grupos.


A ASSOCIAÇÃO de Ex-Alunos do Colégio da Imaculada Conceição está organizando o primeiro Bazar de Natal, agendado para o dia 27 de outubro, às 15 horas, nas dependências da escola, sala Tony Cals. Mil novidades apresentadas e renda revertida para as obras sociais da Aecic.


SANTA CASA GANHA...


....APOIO DA direção da Casa Cor. Neuma Figueiredo e Teresinha Ary (sempre empreendendo eventos que possam colaborar com um novo cofrinho) receberam a ajuda de Roberta Fonteles Philomeno para a realização do Bazar da Embaixadora. Na lista de patronesses Sandra Mourão, Rebeca Leal, Gisela Dias Branco Vieira, Dulce Carneiro e outras. Agora, a equipe que busca a venda de ingressos com preços menores que o cobrado na bilheteria da Casa Cor, está otimista com a receptividade daqueles que sabem das dificuldades de manter aquela entidade filantrópica que presta atendimento médico e cirúrgico aos carentes.


NOVIDADES


ERIDAN Mendonça faz aniversário próxima terça, 24. No álbum da vida espelha uma mulher ativa, religiosa e solidária. Amada pela família e os muitos amigos que cultiva, pode comemorar a vida com total intensidade,


MÔNICA Silveira, jornalista e escritora, dedica a manhã deste sábado para orientar aqueles que desejam escrever um romance. Na livraria de Gonzaga Mota conta tudo que sabe sobre este tema.


EXATAMENTE às 21h30min de hoje, a TV Ceará, Canal 5, apresenta o Programa Diálogo, onde Ricardo Guilherme entrevista por uma hora a colunista. Envolto de entusiasmo e competência, características dos bons entrevistadores, ele tornou os momentos um palco de revelações jornalísticas e amorosas. Repeteco segunda-feira às 14 horas e terça às 21h40min.


BARBARA Freire terá seu aniversário comemorado pelas amigas do Consórcio Harmonia, nesta terça, dia 24. Tereza Marlowa e Lêda Maria organizam outras cositas para animar e unir este grupo pincelado das cores do entusiasmo.


PRESIDENTE da Câmara Municipal, Salmito Filho, recebeu ontem, os abraços do vice-Moroni e dos vereadores, era seu aniversário. Depois, foi chamado ao Mercado Central e lá os lojistas realizaram a festa da admiração a quem exerce sua liderança com muita seriedade. unidos pela admiração e aplausos ao seu trabalho.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?