Logo O POVO+
Ciranda e orações
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Ciranda e orações


QUE ESTRELA pode reluzir no cenário de negritude do Brasil? No alto do céu que era azul e vislumbrávamos a fé no amanhã, tudo mudou entre a prática da corrupção, mentiras e falsos líderes. Nunca foi preciso tanta oração, chá de camomila e meditação. A morte da morte deve acompanhar a varrição, a tempestade, inundando cenários políticos. Precisamos, urgente, de um tempo novo. De homens puros. De um novo projeto político.


FAÇO UMA pausa nas confusões. Prefiro olhar o pôr do sol mais lindo da Beira Mar e confiar em Deus. O mundo espiritual exige que prestemos atenção na intuição, nas lições do evangelho e no poder da oração. Escolhi o caminho do amor, da serenidade, da esperança. Busco, mais que nunca, forças para afastar as dores, as angústias, o descrédito. Estou na ciranda que abriga quem sabe pensar, rezar, dar um abraço apertado e desejar o bem ao próximo e ao meu país.


QUE SERIA DO BRASIL...


...SE O PODER Judiciário não estivesse trabalhando em sua plenitude, tendo Sérgio Moro e Edson Fachin, por exemplo, desempenhando um trabalho digno, permanente e comprometido com o combate a corrupção? Que Deus proteja os dois, iluminando-os sempre mais.


DIA DA INDÚSTRIA


O EMPRESÁRIO do setor do agronegócio, Carlos Prado; o engenheiro civil e construtor Carlos Gama; e o agrônomo e presidente do Grupo Telles, Everardo Telles, serão homenageados, no dia 25 de maio, com a Medalha do Mérito Industrial, durante solenidade de comemoração do Dia da Indústria, realizada tradicionalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O governador Camilo Santana será agraciado com a Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria. Entregue desde 1974 a mais de 90 agraciados, a comenda presta homenagem a empresários e personalidades com atuação marcante no impulso do desenvolvimento econômico do Ceará por meio de relevantes serviços prestados ao setor industrial cearense. Em 2016, foram homenageados o ex-presidente da Fiec, Roberto Macêdo; o ex-Ceo da Companhia Siderúrgica do Pecém, Sérgio Leite; e o membro do Conselho de Administração da OCS Mineração e Empreendimentos Ltda, Orlando Cerneiro de Siqueira.


STARTUP HOJE


COM A IDEIA de fomentar o ecossistema de inovação do País, o Sebrae realiza, simultaneamente, hoje, em todo o Brasil, a edição 2017 do Sebrae Startup Day. Aqui, no Ceará, os empreendedores participarão de atividades nas cidades de Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte, Tauá e Fortaleza. O evento terá palestras e hangouts, além de encontros do InovAtiva, estes destinados, exclusivamente, ao público específico do programa. Só lembrando, startup, hoje, no Brasil, é sinônimo de uma empresa que já nasce com perfil inovador, custos de manutenção muito baixos e que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.


COISA NOVA


O MANAGING director da Le Creuset Brazil, Alex Fornazari chega a Fortaleza para inaugurar e falar da marca e da loja Le Creuset, grife francesa para produtos e utensílios de cozinha. Será dia 24, na Praça da Expansão do Iguatemi, no primeiro piso.

A mini-cocotte integra a linha de produtos, mostrando suas 1001 utilidades.


SANDRA e Eulálio Costa regressaram de mais uma viagem. No roteiro Dubai e Pequim, onde fizeram esta foto, exemplificando o cenário de beleza que cativou o casal.


EMPRESÁRIO...


...FERNANDO CIRINO Gurgel recebe quem chega com um bonito portal à entrada do Eusébio indicando seu projeto imobiliário, localizado na confluência da CE-040 com o anel viário. O município ganha um bairro modernamente projetado e dispondo de todos os principais serviços. Uma unidade do Colégio Farias Brito, FB Eusébio, lá está funcionando recebendo crianças até 10 anos, da 5ª Série. Sua inauguração integra as comemorações de 82 anos da entidade educacional dirigida por Tales de Sá Cavalcante.


O EMPREENDIMENTO do empresário Fernando Cirino Gurgel ocupa 400 mil metros quadrados de área (40 hectares) e deverá abrigar 10 mil moradores em confortáveis apartamentos, além de ter duas quadras, com 40 mil metros quadrados destinados a centros empresariais. Espaços de lazer e área verde não faltam. Bairro novo construído sem improvisações.


DE OLHO TAMBÉM...


...EM CENÁRIOS fora da Capital, o grupo italiano SG Construções Ltda lançou no município de São Gonçalo o Smart City. Área total: 3 milhões de m² distribuídos para empreendimentos residenciais, comerciais e industriais, além da preservação de um grande espaço verdejante. Lançamento aconteceu no Hotel Vila Galé, no Cumbuco, última quinta-feira.


CASAMENTO DE...


Branca, Racine, Anik, Thiago e Analiz Mourão


Branca Mourão com o estilista maior, Lino Villaventura


Selma Pereira


Alodia Guimarães


...BRANCA E RACINE Mourão transformou conceitos. Os noivos, após 25 anos de convivência, resolveram celebrar a união recebendo as bênçãos de Deus, ao lado dos filhos, que com eles participaram de todo um ritual de religiosidade na igreja do Pequeno Grande, quer nas orações, quer na música e juramento de amor eterno.


DEPOIS, UMA festa belíssima, aconteceu no La Maison, onde Branca, vestindo uma criação belíssima de Lino Villaventura, recebia a todos com aquele sorriso de quem sabe construir a felicidade. Racine, igualmente elegante, mantinha sua calma, acompanhando o entusiasmo. A decoração da igreja e do buffet levou a assinatura de Branca que é uma talentosa profissional. Detalhes apareciam em tudo, em uma verdadeira exaltação à beleza. Evento aplaudido pelos muitos amigos.

E abençoadíssimo pelo Deus do amor.


BRUNO PEDROSA...


...O ARTISTA plástico cearense de renome na Itália seguindo para mais uma exposição na Holanda, onde ocupará galeria famosa de Amsterdam. Leva trabalhos já bem classificados pela crítica de artes plásticas e pela clientela que ali mantém.


IDELÁRIA...


...GANHOU ONTEM almoço comemorativo de seu aniversário, no L’Entrecôte de Paris. Procuradora de Justiça, atuante, destaca-se pela inteligência, competência e elegância, além da serenidade que expressa.


ANIVERSARIANTES


MARIA, a amada de Eymard Amoreira, comemora seu aniversário só com a família. Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde desenvolve importantes momentos de religiosidade, uma missa marcou a data.


MAIA JÚNIOR, que é Francisco ganha hoje mais afeto de Ivana e dos filhos. Mas a nova idade e seu testemunho de trabalho e entusiasmo ainda ganham destaques na comemoração organizada pelos funcionários da Seplag.


ALFEANAS...


... ESCOLHERAM A prática amorosa para comemorar o Dia das Mães. Assim, a programação teve poemas recitados, palavras bonitas da presidente Selma Cabral e entrega de mudas, representando a mãe natureza, doadas pela Seuma, leia-se secretária Águeda Muniz. Também emocionando a todas, a escolha e aplausos à mãe associada com maior número de filhos: Antonísia Moura, sete herdeiros; a avó com maior número de netos: Yolanda Araújo, 13 netos; e a bisavó com maior número de bisnetos: Cely Girão com sete.


Grupo de mães felizardas no concurso e felizes


Presidente Selma Cabral com as vitoriosas Cely, Yolanda e Antonísia


SÃO PAULO É SÓ TRABALHO


CUMPRINDO agenda em São Paulo, a presidente do Lide/Ceará, Emília Buarque, participou da reunião de Comitê da entidade global, quando são apresentados os programas e resultados da atuação do grupo no País. Além da reunião do Lide, Emília manteve encontros com o executivos Paulo Nigro, presidente do Laboratório Aché, e com Cláudio Carvalho, vice-presidente da Cyrela.


TEM


REUNIÃO, HOJE, às 9 horas no Palácio da Luz, da Academia Cearense de Cinema. Presidente Régis Frota, reunindo sempre bons nomes para palestrar, traz Aderbal Freire. Ele falará sobre “Cinema e Violência no Tempo do Cangaço”.


AMANHÃ, na Paróquia de São Vicente, padre Neto ganhará mais orações e homenagens. Ele faz aniversário e, estimado que é, merece essas manifestações.


NA CAIXA Cultural, às 20 horas o espetáculo Processo de Conscerto do Desejo, com poemas de Maria Cecília Nachtergaele. Além de leitura de poemas a sonoridade do músico Luã Belik e do violinista Henrique Rohrmann.


QUINTA-FEIRA, 25, às 16 horas reunião no Palácio da Luz, da Academia Cearense de Cultura. Matusahila Santiago no comando.


CENÁRIOS


PONTO PREFERIDO de quem curte os frutos do mar, o La France abriga nos fins de semana famílias inteiras, comemorando datas, além de casais e amigos, simplesmente, atraídos pela boa mesa.


OS ABRAÇOS de parabéns pela nova idade vão para o empresário e político Roberto Pessoa, jornalista Fábio Campos, médico Sérgio Juaçaba e o engenheiro Rui Castelo Branco. Amanhã, a família se une entre afetos e boa mesa comemorando a nova idade do arquiteto José Hissa.


A EXPOSIÇÃO que traz o acervo de valiosas peças de arte do chanceler Airton Queiroz permanece nos grandes salões da Unifor. Mais de 115 mil pessoas já passaram por lá, não só uma vez, mas muitas vezes tal a beleza. Fica em cartaz até 9 de julho.


ELAS VESTEM azul quer denominando o grupo que pertencem, quer nos sentimentos bons que cultivam. Encontrando-se mensalmente, alimentaram a alegria, noite da última quinta-feira, recebidas no endereço de Vilma Patrício, para troca de ideias e saboroso jantar.


PELO MUNDO


MÉDICOS SÁ Junior e sua querida Isabel Furlani intensificam outra viagem de prazer. Ele participa do Congresso Europeu de Ortopedia, em Viena. Depois do evento continuam roteiro sentimental pela Riviera Italiana. Já foram a Porto Fino, Gênova. Saudando o bom tempo, colocaram no mapa Barcelona e Budapeste.


O LONGO passeio termina no Rio, onde os dois vão se encontrar com Sá Neto e Melissa (filho e nora), comemorando o nascimento de Gabriela, o sexto neto do casal de viajantes. Lá, dias estão reservados para a família ficar ao lado de Nádia Chehab de Sá Cavalcante, sempre carinhosa e cativante. Juntos com ela vão comemorar o aniversário do sobrinho Sá Júnior.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?