Logo O POVO+
Energia eólica
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Energia eólica


DURANTE 12 anos o Ceará liderou a produção de energia eólica. Esta é uma energia limpa com preço altamente competitivo, viável para o Brasil, já que é barata. A energia térmica custa três vezes mais que a eólica, além de não provocar poluição. Hoje, a realidade é outra. Perdemos. A escala de desenvolvimento está assim: Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.


SOCORRENDO


GRUPO que já mantém hospital em Fortaleza, com modernas instalações e muitos serviços, já procura área próxima a Fortaleza para abrir sua segunda unidade. Clientela não faltará diante desse déficit de leitos e UTIs.


DOM CLÁUDIO...


...HUMMES, que foi arcebispo de Fortaleza e depois sagrou-se cardeal, é um dos grandes amigos do papa, inclusive foi quem o batizou como Francisco, estará em Fortaleza dia 4 de abril. Vem lançar um livro enfocando as metas e missões do grande líder da igreja.


PORTELA, A ESCOLA...


...CAMPEÃ DO carnaval do Rio, depois de 33 anos da espera pelo título, ganha novamente a avenida nesta noite e o aplauso da multidão. Ela fez a beleza do carnaval do Rio, apresentando o mais lindo tema e o mais lindo desfile, atraindo 3.500 componentes. Sob a inspiração do clássico samba de Paulinho da Viola Foi um Rio que Passou em Minha Vida, a minha escola seguiu a inspiração e orientação do carnavalesco Paulo Barros e dos demais devotados mostrando uma sequência de alegorias de fortíssima linguagem poética e apelo visual, exaltando o grande rio, as águas doces que atravessam o mundo, irrigando-o de sabedoria. Efeitos da piracema, das ondas, das fontes firmam-se em nossas visões para ressaltar o poder da criação de talentosos profissionais que vivem a Escola nos 365 dias do ano.


ATUAL E FIRME na avaliação do Brasil, a Portela abriu espaço para protestar, dentro do tema. Registrou o tratamento dado ao Rio São Francisco e o lamento do Rio Doce/MG. Atravessando histórias e lendas mostrou a mãe natureza, o dragão, Iara, a mãe das águas, Oxum, o papa Francisco e Nossa Senhora. Mais os pescadores, doze crocodilos humanos, suas baianas como flor de lótus, a canção dos rios pelos pássaros, o boto cor de rosa e muitas outros quadros espetaculares.


MERGULHADOS em total alegria resta-nos comemorar a vitória e cantar ....”o perfume da flor é seu e um olhar marejou sou eu. Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar, venha conhecer esse grande amor...”. Lá no Rio hoje o desfile das campeãs vai novamente firmar outro componente espetacular: a união de todas as escolas em torno da Portela, ação vista quando do anúncio da vitória.


A VITÓRIA DA Escola de Samba (azul e branco) Portela permitiu este encontro de fiéis portelenses: Manoel Camurça, Lêda Maria Souto e Célio Guimarães. O farto sorriso é sinônimo do domínio total da alegria e da felicidade pela vitória.


AUXILIANDO OS JOVENS


HÁ NOVIDADES e apoio aos jovens de escola pública buscando melhorias de estudo e ocupação. Projeto desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Primeiro Passo capacita e cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, estimulando-os.

 

A LINHA Jovem Bolsista atende a jovens de 15 a 29 anos, estudantes de 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem do projeto bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de três meses.


A LINHA do Jovem Aprendiz qualifica estudantes da 3ª série do Ensino Médio noturno ou que já tenham concluído. Os jovens, que devem ter entre 16 e 22 anos, são qualificados em cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, inseridos em empresas privadas. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, lanche, material didático e são remunerados pela empresa.


ELA E A ANIMAÇÃO


JOSILDA e Valter Belchior ofereceram uma festa animadíssima de carnaval, para comemorar a nova idade da anfitriã. Ao som das marchinhas mais tradicionais, um conjunto de Baturité, as horas se passaram. Das 10 da manhã até a chegada da noite sopraram os acordes da alegria. Muitos amigos presentes, entre eles Neysse e José Maria Andrade; Tane e Francisco de Matos Brito; Selma Pagneretti (de Firenze para a serra); Socorro e José Maria Ribeiro; Lêda e Francisco Souto; Yolanda e Meton Vasconcelos; Tereza e Gil Bezerra; Ana Flávia e Rui Guilhon, Tereza Botelho e Antônio Castelo, Vanda e José Botelho.


Josilda e Valter Belchior

Selma Pagneretti e Neysse Andrade


Grupo de casais e amigos


Tane Albuquerque


ELES E ELAS


NA CIDADE, chegando da Argentina para o convívio com os netos, o filho Carlos e a nora Celina, a querida Pelussa Larocca, que aqui ao lado do amado Carlos, passou os anos felizes de sua vida.


TANE e Francisco de Matos Brito; Verinha e Carlos Alberto Farias sairão em viagem para o Irã e outras paragens não tão poéticas.


MÔNICA e Maninho Brígido, ao lado de Octávio e Duda Brígido, filhos dele, fizeram encontro carinhoso para festeja João Victor, filho do casal, colando grau em Medicina.


JORNALISTA Adriano Muniz e Sabrina felizes com a chegada de um aninho, dia 7, do herdeiro Artur, peralta e lindinho.


A NORA Marciane organiza a recepção da sogra Glaura Férrer para o Grupo das Azuis, em seu endereço na Beira Mar.


CINTIA Leão, gerente comercial, mandando peça publicitária destacando tudo sobre o RioMar Trade Center e o Empresarial RioMar Kennedy.


PRESIDENTE DA ACADEMIA...


...CEARENSE de Direito, Roberto Victor Pereira Ribeiro, realiza a solenidade de instalação da arcádia dia 15, às l9h30min, no Theatro José de Alencar. Governador Camilo Santana ao receber representantes garantiu presença. Na programação, posse e diplomação de 36 acadêmicos, mais a diplomação de 16 sócios correspondentes e de seis sócios honorários. Os sócios correspondentes Jorge Miranda e Eduardo Vera-Cruz Pinto virão de Portugal e o jurista Raul Cervini, do Uruguai. Os convidados serão recepcionados pela Banda de Música da Polícia Militar e no palco do TJA todos ouvirão a Camerata da Unifor.


GOVERNADOR Camilo Santana recebeu em seu gabinete os integrantes da Academia Cearense de Direito: Acelino Pontes, Francilene Gomes Jardson Cruz, Roberto Victos (presidente) , João de Lemos, José Valdo e o procurador Juvêncio Viana


TEM


DIA 8 NO Espaço da Palavra do Farias Brito, Meireles, palestra do Prof. E escritor Juarez Leitão sobre “Mistérios, Lendas e Histórias das ruas de Fortaleza Antiga”. Começando às 16 horas.


15- ÀS 19 horas - lançamento do livro de Luciano Maia, Os Longes. Segue-se coquetel. Local: Salão Humberto Cavalcante, Ideal Clube.


24- SHOW Humor Solidário, no Cineteatro São Luiz, Fortaleza. Paulo Diógenes (Raimundinha)e amigos realizarão o evento que é em benefício da Creche Amadeu Barros Leal, atendendo 160 crianças, muitas filhas de presidiários ou egressos.


105 ANOS


ATRAVESSANDO desertos e sombras o jovem Raimundo Felício teve manhã de ontem sua nova idade comemorada em restaurante na Beira Mar. Os amigos e a família cantaram com ele os Parabéns Pra Você, louvando a chegada de seus 105 anos. Um violino afinadíssimo começou a programação com suas músicas preferidas, depois mini discursos e um café da manhã, organizado pela filha querida Yhelda, sua médica e anjo protetor. As horas avançaram com o aniversariante contando suas histórias e as formas de se manter jovem e danado.


CONGRESSO MÉDICO


MAIS DE 600 profissionais de 17 especialidades deverão participar do 1º Congresso Médico da Unimed, agendado para o período de 1º a 3 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. O evento não será restrito aos médicos cooperados e o presidente João Borges elabora a pauta destacando a conduta médica, ações em benefício da população, mercado de saúde e outros importantes assuntos.


MAIS, MAIS


A VISÃO do professor Henry Campos, reitor da Universidade Federal do Ceará, foi iluminada pela vanguarda que domina os projetos do vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Os dois ousados e comprometidos com trabalhos sérios e de longo alcance firmaram parceria para apresentação semanal de um programa “UFC-TV” pelo canal da CMF. Será apresentado aos domingos com reprise na semana.


GERALDINA....


...AMARAL, colunista, escritora e tradutora partiu para a Casa do Pai, deixando entre todos nós, seus amigos, o som de um piano entoando o movimento de suas palavras sempre harmoniosas, belas e acompanhadas daquele riso infantil, de quem colecionava as partituras do bem viver. No jornal Unitário, dos Diários Associados, assinou coluna social e outra coluna “Fortaleza, Dia e Noite” em parceria com o maravilhoso colunista José Augusto Lopes, o amigo-irmão, ou o amado amante de Gê. Trabalhou ainda na Tribuna do Ceará. Um destaque de Gê é que ela foi a tradutora da peça de Eduardo Campos, Os Deserdados para o espanhol, permitindo assim que o trabalho entrasse e um concurso internacional de peças teatrais, alcançando o 3º lugar.


ELA FOI uma das fundadoras e ativa participante da Casa Juvenal Galeno, ala feminina, integrante da Associação de Jornalista e Escritoras do Brasil e da ACI. Em seu currículo registra-se também redatora do Jornal do Ceará, O Progressista e O Futuro. Escreveu e colaborou com muitos livros. Por onde passou deixou em tudo a santificadora marca da bondade, da leveza e do entusiasmo pela vida e pelos amigos. Próxima quarta-feira, às 17 horas, na capela do Hospital Militar seus amigos estarão unidos em orações, em sua missa de 7º Dia.


MARÇO DAS ARTES


HOJE, às 17 horas, a solenidade de posse de Lúcio Alcântara na presidência do Instituto Histórico do Ceará, recebendo o cargo do dinâmico Ednilo Soárez.


DIA 10 abertura para convidados do Museu da Fotografia, na Varjota. Paula e Sílvio Frota dão um grande presente à cidade.


LIRA NETO, o escritor e jornalista escolheu último sábado do mês, para lançar em feijoada no Passeio Público, seu livro que conta a história do samba.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?