Novo governo e esquema tático parecido
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Novo governo e esquema tático parecido

2018-12-14 01:30:00
O Palácio da Abolição defende que a reforma no organograma para a próxima gestão Camilo Santana (PT) é profunda, ao cortar cerca de mil cargos comissionados e fundir ou extinguir meia dúzia de órgãos de primeiro escalão. Contudo, não consegue convencer quem estava acompanhando de perto o que poderia ter sido feito, mas não foi.

 

O Blog do redator da Coluna já comentara: "Camilo foi dormir outro dia com uma proposta de Governo com sete secretarias. Sonhou com 14. Mas aí quando acordou teve de se deparar com a vida real. E ela tem 24 partidos. E os partidos têm deputados. E deputados no Ceará estão muito bem acostumados com 27 secretarias".

 

Acabou-se guardando a tesoura ao atingir 21 secretarias. Em boa medida, saíram de cena órgãos de pouca expressão. Pressionado por sua ampla base, o jovem governador cearense acabou cedendo às pressões da velhice político-partidária. A ida de um grupo de deputados estaduais ao Palácio foi sintomática. Argumentaram que toda aquela energia em forma de rolo compressor da campanha eleitoral de outro dia não merecia, por assim dizer, um Governo tão menor.

 

Já sabedor das tempestades a serem sopradas de Brasília para Fortaleza, Camilo não queria um redemoinho local. Aos apelos por uma verdadeira ousadia, o núcleo duro do Palácio respondeu com pedidos de calma com o andor. E então teremos um novo Governo sem nenhuma grande alteração conceitual. Mal comparando, vai para a Série A com esquema tático de Série B. A esperança está no elenco. Nesta fase de contratações, ninguém é dono da posição. O professor Camilo deverá fazer a convocação até o dia 25. A ceia não está garantida para todos, portanto.

 

Abrirá mão de Maia Júnior, um dos responsáveis pela campanha de recuperação na metade do mandato? A propósito, Planejamento é mais importante que o Fisco, embora nem o próprio Governo perceba por vezes. É lá onde decidem o que fazer com o dinheiro. E chamará Mauro Filho para ocupar a posição que o consagrou, ou fará aposta no quadro técnico da Secretaria da Fazenda, um escrete de homens e mulheres aptos? Sim, há Martas na Sefaz. Vai compor mesmo com o empresário Eunício Oliveira (em janeiro não mais senador) para indicar o comando de Cidades? Eunício, por sua vez, tem no banco Marlon Cambraia, um dia vice de Juraci Magalhães, em Fortaleza, e depois secretário da Pesca de Dilma e da Integração no Governo Temer?

 

Os Ferreira Gomes assistem e mantêm Lúcio Gomes na importante Secretaria da Infraestrutura? A vice Izolda Cela deve manter o mando de campo na Educação. Na Segurança, seguirão a sugestão que ouviram?: procurar o novo secretário nacional de Segurança Pública, o general Guilherme Theophilo, e discutir um nome e um projeto para a área? Theophilo foi o candidato da oposição-resistência-tucana a Camilo, mas a eleição já se foi. Muitas questões para o governador definir com a cabeça a mil pela tragédia de Milagres.

 

TRABALHO

 

Interino no Ministério que tem mais duas semanas

 

O presidente Michel Temer nomeou um cearense para o Ministério do Trabalho. Carlos Pimentel de Matos Júnior é o ministro do Trabalho interino até o dia 18 próximo. Ele é funcionário de carreira do órgão em Fortaleza. No Governo Bolsonaro, a Pasta será extinta.

 

ITA

 

RC e o sonho do retorno

 

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) vai reunir, dia 27, um grupo de engenheiros cearense formados no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a instituição-fetiche dos estudantes e grandes escolas cearenses. O Estado é campeão nacional em aprovação. A data é para aproveitar as férias do pessoal no Ceará. O prefeito quer abrir o menu de oportunidades da Cidade.

 

PRÊMIO

 

Nufarm premia agro ideias

 

O anúncio dos trabalhos vencedores do 6º Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio acontece hoje, no Gran Mareiro, em Fortaleza. A australiana Nufarm é parceira da ONG Enactus Brasil na premiação anual de ideias empreendedoras que incentivem a produção agrícola familiar sustentável e gerem renda às comunidades rurais do Ceará. Participam mais de 250 estudantes da Faculdade Vale do Salgado, IFCE, UFC, UFCA/Crato e UVA. A fábrica da Nufarm no Brasil é em Maracanaú (CE), desde a compra da Agripec de Beto Studart.

 

JOGO RÁPIDO

 

Ninguém deseja ver ninguém demitido, mas o que leva a Justiça do Trabalho a obrigar uma empresa a readmitir funcionários demitidos quando esta enfrenta dura crise financeira? Aconteceu na Editora Abril.

Jocélio leal

TAGS