Juazeiro do Norte: fé nos novos negócios
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Juazeiro do Norte: fé nos novos negócios

2018-10-19 01:30:00

Juazeiro do Norte está no radar de investidores estrangeiros. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) recebeu uma empresa italiana de tecnologia. Foi uma das três visitas no País. O secretário-executivo da Sedeci, Douglas Feitosa, diz que a implantação de projeto de smart city (cidade inteligente) no município atraiu.

 

Segundo ele, JN é o primeiro município do Brasil a tocar projeto de PPP multisserviços em smart city. Em breve, a PPP entra em consulta pública. Hoje, já há lei de inovação aprovada. A propósito, a dissertação de mestrado de Douglas foi sobre o empreendedorismo no Geopark Araripe (um conjunto de patrimônios arqueológicos muito valiosos e com potencial para atrair turistas do mundo inteiro), com chancela da Unesco. O próximo evento da rede latino-americana de geoparques será no Cariri, em 2019.

 

Juazeiro, como principal cidade da região, historicamente se ressentiu de políticas públicas que pelo menos atraíssem investidores, a quem de fato cabe por dinheiro nas ideias. Mas a economia local, em larga medida ancorada nos serviços, dá demonstrações recorrentes de vitalidade. Um dado sobre potencial de consumo lançado pelo IPC Maps mostrou que Juazeiro subiu 12,5% no indicador em 2017, ante o ano anterior. Os principais segmentos foram manutenção do lar, alimentação e gastos com veículos próprios.

 

Em verdade, Juazeiro está muito além do que se chama Interior do Ceará. Enquanto se discute novos voos no Estado, JN já tem vários há anos. O aeroporto tem capacidade para atender a até 1,7 milhão de passageiros por ano. Em 2017, mais de 530 mil passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal. Até julho deste ano já foram registrados aproximadamente 321 mil, segundo a Infraero.

 

Hoje, tem voos para Campinas (SP), Guarulhos (SP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Petrolina e Recife (PE). Em média são oito operações diárias, entre pousos e decolagens comerciais regulares, de três companhias aéreas - Gol, Avianca e Azul. Abençoada pelo tino de Padre Cícero, a cidade chegou ao que é hoje apesar de várias gestões municipais pouco brilhantes.

 

SAÚDE

 

Dr Clin: odontologia pelo aplicativo

O negócio foi fundado há 21 anos pelo pai, dentista e cratense como ele. Mas foi quando Breno Neves, 32, assumiu o negócio, há oito anos, que nasceu em Recife a operadora Dr Clin (planoclin.com.br). Em linhas gerais, o negócio consiste em um aplicativo pelo qual os clientes escolhem um odontólogo mais próximo. A aparição do profissional na lista terá mais destaque conforme as notas atribuídas pelos pacientes. Sim, tal qual os aplicativos como o Uber. A empresa já atua no Ceará há seis meses e declara 12 mil clientes no Estado. Ao todo (Nordeste, Centro-Oeste e ABC paulista) 140 mil. Em Pernambuco, 90 mil. Dentistas não costumam morrer de amores pelas operadoras, mas Breno afirma que com a Dr Clin é diferente. Oferece treinamento para a gestão e orientação tributária, além de descontos para compra de insumos. O foco dele hoje são as empresas. Na carteira cearense, a Ibyte.

 

INSEGURANÇA JURÍDICA

 

Tem areia na relação

O Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano (Complan), segunda e terça-feira, no Gran Marquise, em Fortaleza, terá uma série de temas à mesa, como o debate sobre o crescimento inteligente e a boa gestão dos espaços públicos. Contudo, o que assanha os participantes do evento é a discussão sobre a segurança jurídica dos investidores em projetos imobiliários. No Ceará, há muita areia na relação entre investidores e a Semace, o órgão ambiental do Estado. O Complan é promovido pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit- Brasil).

 

MODA

 

Praia e sertão no Rio

A grife cearense Água de Coco por Liana Thomaz apresenta a coleção Praia-Sertão no Veste Rio, feira iniciada na quarta e aberta até domingo. Mas só chega às lojas da marca e pelo e-ecommerce em 2019.

 

JOGO RÁPIDO

A Pâine Panificação Artesanal abriu uma unidade focada em PJ, no Dionisio Torres. Mira nas hamburguerias, restaurantes e supermercados, mas terá também cursos e venda no balcão. Só balcão, sem mesa, o bom e velho "To Go".

 

TAGS