PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Por sindicatos de verdade

2018-07-15 00:00:00


Muita gente de qualidade não quer nem ouvir falar de associações corporativas e tampouco de sindicatos. Isto vale para profissionais e para empresários. Quem destas entidades se afasta, no mais das vezes, o faz por se sentir absolutamente deslocado. Ainda que ao lado de colegas, simplesmente não se reconhece nos discursos, bandeiras e nas motivações que alimentam os pretensos interesses das categorias. Quem rejeita é gente que costuma dedicar muito tempo ao próprio ofício ou à gestão do próprio negócio. Quase sempre teve uma carreira marcada por muita luta para galgar posições em hierarquias ou market share. De certa forma, desenvolvem uma espécie de autossuficiência. Aquele sentimento de que o chamado associativismo não dá camisa a ninguém. Pudera. Não são raros os casos nos quais os integrantes das ditas entidades são aqueles menos brilhantes na área em que militam, daí, por certo, a busca pelo coletivo. Os melhores raramente estão lá. Isto diz muito. Em se tratando de mercado, vida real, aquele território onde discurso só não basta, mas resultados sim, há um bom indicador para mensurar em que medida uma entidade do gênero possui vitalidade capaz de se justificar e fazer algum sentido dela participar: a juventude de seus integrantes. Ainda que cabelos brancos - ou mesmo a ausência deles - seja uma componente salutar, a presença de gente jovem reunida revela muito dos propósitos. Quem é do ramo e vive do mercado não suporta a primeira reunião quando propósitos consistentes e conectados com a realidade não há. Os lamentos ou as meras tentativas de fazer algum tipo de lobby em governos é demais para quem se acostumou a enxergar um mundo maior do que o rame-rame corporativista. Para muitos falsos líderes, laborais e patronais, a entidade é um meio de vida. Nada além. O sucesso individual de trabalhadores e empresas são a prova viva do quão anacrônico é esta prática. Gente que toca a vida sem precisar de lideranças. A reforma trabalhista veio em boa hora cessar a contribuição sindical obrigatória e, quem sabe, gerar sindicatos de verdade. Tanto de empregados, como de patrões.

 

JOGO RÁPIDO

HUB DA SAÚDE. O médico Carlos Martins Cabeto vai a Boston para trabalhar com os pesquisadores do Estudo de Framingham nos processos de implantação do distrito de saúde do Porangabussu. Também estão previstas reuniões de trabalho em 24 a 28 de setembro com os executivos do distrito de inovação de Barcelona. Serão ajustes dos projetos de Moradia social, estruturação urbana e da escola de cidadania do distrito, previstos para o primeiro ano da implantação.

 

CONCESSIONÁRIA

 

Newland Kennedy em fevereiro

Marcada para fevereiro, a operação da concessionária Newland (Toyota) em Fortaleza, ao lado do shopping RioMar Kennedy. O presidente do Grupo, Luiz Teixeira, diz que do mix da montadora aposta como carros-chefes da nova unidade o Yaris, Etios e a Hilux. Com a nova filial, Luiz mira também no pós-venda para a Zona Oeste de Fortaleza e para a Zona Norte do estado. A Newland é hoje uma das redes mais prestigiadas pela Toyota no mundo

 

ELEIÇÕES 2018

 

Discurso em PE usa o Ceará

Outrora case no Nordeste por conta da intensa agenda de investimentos públicos federais na Era Lula e na Era Eduardo Campos, Pernambuco agora olha para o Ceará como exemplo. Na oposição ao governador Paulo Câmara (PSB), dizem que a crise econômica não foi empecilho para que o Ceará e também a Bahia - ambos governados por petistas - investissem mais do que o estado.

 

CIBERSEGURANÇA

HACKER. Chefe de Pesquisa da Morphus, Renato Marinho faz palestra no evento Sansfire, terça, em Washington. Conta como descobriu uma rede de dispositivos pronta para um ataque mundial.

 

SEMINÁRIO

 

VP da Toyota no Futura Trends

O Seminário Futura Trends 2018 (www.seminariofuturatrends.com.br), 10 de agosto, no Teatro RioMar, terá como tema central “A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0”. Um estudo sobre as profundas mudanças que, para Klaus Shwab - autor da obra “A Quarta Revolução Industrial” -na perspectiva da história da humanidade, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso. Estão confirmados nomes como o economista indiano Subi Rangan, de Harvard e Insead. O vice-presidente da Toyota, Miguel Fonseca (foto), vem tratar da “Revolução dos Veículos Autônomos: O Futuro da Mobilidade Urbana nas Grandes Cidades”, em painel mediado pelo redator da Coluna.

 

HORIZONTAIS

BUD. O Bud Basement Fortaleza, evento da cerveja Budweiser, patrocinadora global da Copa do Mundo FIFA, sediado no Órbita Bar, no Dragão do Mar, acaba hoje. Após a transmissão da final França e Croácia, shows de bandas e outras atrações.

SÃO LUIZ. O Mercadinhos São Luiz abre loja na esquina da Rui Barbosa com Santos Dumont em novembro. E na esquina da Barão de Studart com Heráclito Graça, onde outrora havia prédio inacabado e já demolido, abre em 2019.

MERCADO IMOBILIÁRIO. Daniel Simões (J. Simões) é o convidado desta segunda-feira do programa. Ao vivo, às 15 horas, na rádio O POVO-CBN.

 

TAGS