PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Frete tabelado não pode dar certo

2018-07-22 00:00:00

 

A criação de um frete mínimo, por meio da Medida Provisória 832/2018, publicada em 30 de maio, não poderia dar certo. E não está dando. Hoje, as empresas que contratam os serviços vivem um dilema. O vai e vem nas tabelas ainda confunde. Entendem que a tabela anunciada no fim de maio não está valendo. Na dúvida, descumpre-se o tabelamento imposto pelo Governo Federal. Muitos motoristas estão aceitando valor mais baixo para não perder serviço.

 

A tabela de valores fixos nasceu do acordo entre Governo e caminhoneiros para cessar paralisação de 11 dias no fim de maio. No início de junho, a ANTT divulgou nova tabela. Mas logo depois o Ministério dos Transportes anunciou uma marcha a ré. Voltou a valer o tabelamento divulgado em maio.

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, já avisou que manterá todas as ações que questionam a tabela de preço do frete. Ele é o relator das ações que apontam inconstitucionalidade da tabela no STF. Já ouviu caminhoneiros e lideranças empresariais, mas não obteve consenso. Assim, Fux deixou para decidir depois de audiência pública sobre o assunto. Está marcada para 27 de agosto.

 

Em verdade sim, a tabela é só fachada. Na prática não pegou. Preferem carregar mais barato e pegar o rumo de casa. Mas debaixo das lonas.

 

FINANCEIRA

 

Itaú é o banco da Land Rover

O Itaú Unibanco é o braço financeiro da Jaguar Land Rover no Brasil. O novo acordo atualiza o Jaguar Serviços Financeiros e Land Rover Serviços Financeiros. Começa em agosto. Ocupa a vaga do Banco Alfa. No primeiro trimestre, o Itaú Unibanco atingiu o patamar de R$ 3,2 bilhões em concessão de crédito em veículos.

 

JOGO RÁPIDO

 

MAURO É CIRO NO LIDE

O Lide Ceará vai receber, no dia 31 de agosto, Mauro Filho, assessor econômico de Ciro Gomes. A palestra seria mais concorrida na semana passada.

 

SHOPPING

 

Ancar revê o mix e fala em 90 novas operações

A Ancar Ivanhoe tem como meta abrir nos shoppings que possui no Ceará mais 90 operações nos próximos cinco meses. Fala em renovar o mix. No Estado, opera o North Shopping Fortaleza (Bezerra de Menezes), North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping. Entre as operações já confirmadas para abrir em 2018 estão a Caixa Econômica Federal, Vignoli, Top Móveis e Giraffas no Via Sul Shopping.

 

JCPM tem 5 finalistas na Abrasce

Cinco shoppings do Grupo JCPM são finalistas do Prêmio Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers):RioMar Recife, Tacaruna, Salvador Shopping, RioMar Aracaju e RioMar Kennedy. Em Fortaleza, o RioMar Kennedy concorre com 17 finalistas na Categoria Marketing, Eventos e Promoções, com o Projeto OK-Pop RioMar Kennedy, com eventos gratuitos aos fãs da cultura coreana, com música, culinária, costumes, séries e filmes. A premiação será dia 14 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo. 

 

HEPTACAMPEÃ

Enel vence pela 7ª vez prêmio das distribuidoras

A Enel Brasil foi destaque na 20ª edição do Prêmio Abradee, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A Enel Distribuição Ceará (a antiga Coelce) recebeu o primeiro lugar na categoria “Responsabilidade Social”, pela sétima vez. Já a Enel Distribuição Goiás venceu na categoria de evolução no desempenho, pela primeira vez. No primeiro trimestre de 2018, a Enel Distribuição Ceará declara ter investido R$ 151,64 milhões, ou 19,5% superior ante igual período do ano passado. Os investimentos foram, em grande parte, para conexão de novos clientes e modernização da rede de distribuição. A Abradee realiza estudos com consumidores de todo o Brasil desde 1999. Usa questionário com cerca de 100 perguntas para cálculo do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) e demais indicadores da pesquisa.

 

NEGÓCIO

 

Startup ao ar livre

Roberta Gomes idealizou a startup e junto com a sócia Priscylla Mesquita lança a ISLA - Experiências ao Ar Livre. Vende experiências na natureza, mas também cria atividades personalizadas ao ar livre para grupos e empresas. No menu, 17 experiências foram desenvolvidas e serão lançadas no www.liveisla.com. A estreia oficial ocorre nos dias 28 e 29 com a experiência ‘Camping no Platô de Aratuba’, na Serra de Baturité.

 

HORIZONTAIS

IGUATEMI. A Chevrolet promove ação em Fortaleza até o fim do mês. O Chevrolet Prime Shopping mira na venda da linha de carros premium.

MERCADO IMOBILIÁRIO. O CEO da Reali Imobiliária, Ladislau Nogueira, e o diretor comercial Adriano Alves, participam do programa na rádio O POVO-CBN (95.5 FM e AM 1010), às 15 horas, nesta segunda-feira.

BEM LOUNGE. A Air France apresenta neste mês seu Business Lounge. Fica no Hall L do Terminal 2E no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Tem 3.200 m² e capacidade de 540 lugares.

 

TAGS