PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Anuário do Ceará em ano de estreias

2018-06-17 00:00:00

 

O Anuário do Ceará 2018-2019 será lançado na próxima quinta-feira, 21, no Centro de Eventos do Ceará, às 20 horas, na abertura do maior evento multicultural do Brasil, o Festival Vida&Arte, de 21 e 24 de junho. Na sua atual geração - o Anuário já teve diversas configurações e brilhantes editores em seus mais de 140 anos, como assinalara o saudoso historiador Geraldo Nobre - existe desde o início dos anos 2000. Renascido sob a batuta do jornalista Fábio Campos, trocou o formato de retrospectiva - pertinente outrora - para se tornar uma publicação de referência para o futuro. Neste reposicionamento, inaugurado com a edição 2002, um nome foi determinante. Tanto pelo conhecimento técnico, pela acurácia no trato dos dados econômicos e ainda pela sensibilidade quanto ao valor da informação como instrumento para desenvolvimento, o economista Cláudio Ferreira Lima, até hoje consultor editorial da publicação, construiu boa parte da feição do produto. Neste ano, alguns pontos de inflexão. Assumo como editor geral, tendo como editora-executiva a jornalista Joelma Leal - também redatora da Coluna Layout e assessora de comunicação do Grupo O POVO. Um ano de estreia na cozinha do Anuário, mas também no Menu. Como os leitores do O POVO leem neste domingo, entregamos aquilo que há de melhor para a tomada de decisões - sejam investidores, sejam eleitores: informação confiável. O Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM Anuário do Ceará-Ipece), elaborado com reconhecido rigor pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece), inaugura uma nova Era. Sai de cena o cabotinismo e debuta o critério técnico na análise dos senhores prefeitos. Esqueçamos os troféus vazios. Miremos no que dizem os números. Os dados se referem a 2016, último ano das gestões anteriores. Algumas não interrompidas, em função das reeleições. O primeiro ICGM abre uma série histórica e, decerto, funda em uma sociedade cada vez mais escolarizada e com acesso à informação novos padrões de exigência. Dando graças ao Ipece, o Anuário do Ceará celebra este novo marco.

 

FEDERAIS

 

Corpo a corpo

O BNDES trota no terreiro do Banco do Nordeste (BNB) de novo e promove palestra sobre financiamento a micros, pequenas e médias empresas (MPMEs) na próxima terça-feira, 19. Será em Sobral. Tem sido recorrente a concorrência e o incômodo no Passaré. Outro dia, entrou com R$ 252 milhões para nova fábrica de medicamentos em Pernambuco.

 

ECONOMIA

 

O que deve ser feito, mas depois

Na equipe econômica do que sobrou do Governo Temer, há um entendimento claro do que deve ser feito, ainda que saibam que não terão como fazer: a reforma da Previdência não vai reduzir a despesa primária como percentual do PIB o bastante para atender o teto dos gastos. Pelo menos no curto prazo. Serão necessárias outras reformas no lado da despesa.

 

KAKAY

 

Lava Jato: um outro lado

O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, é o próximo convidado do RioMar Trends. Falará sobre “A Advocacia Criminal em Tempos de Lava Jato”. Dia 28 , às 19h, no Teatro RioMar Fortaleza, no Papicu. Na carteira, clientes envolvidos no Mensalão e Lava Jato. 

 

JOGO RÁPIDO

COPA. A Copa da Rússia inaugura uma nova anomalia nacional. Andam problematizando o ato de torcer. Nem a camisa do time (sim, um time) escapa. Nelson diria talvez que nem só jovens andam precisando envelhecer.


HORIZONTAIS

 

MERCADO IMOBILIÁRIO. Amanhã, 15 horas, tem Mercado Imobiliário, ao vivo, na rádio O POVO-CBN.

AUDITORES. Para comemorar o aniversário da carreira, celebrado no dia 30, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) agenda mobilização dia 29. Querem equiparação salarial com as demais carreiras de auditoria, concurso público para recomposição do quadro e adicional de fronteiras.

CAIU NA REDE... A data é fabricada, mas cumpre uma função importante. No último dia 12, a Rede empresa de meios de pagamentos eletrônicos do Itaú Unibanco registrou crescimento de 77% no faturamento de bares e restaurantes em Fortaleza- ante o 12 de junho de 2017.

 

TAGS