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Wyden mira em aquisições

2018-04-01 00:00:00
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LISTA DE COMPRAS
 

O diretor presidente da Adtalem Educacional do Brasil, Carlos Alberto Degas Filgueiras, disse à Coluna que o grupo norte-americano está em campo – ou seria em campi - para aquisições, sobretudo na América Latina, no curto e no médio prazo. Na região, põe lupa sobre o mercado do interior de São Paulo, mas não descarta o Nordeste. Segundo ele, São Paulo é um território onde a companhia vê as melhores oportunidades hoje.

“Voltamos a ser mais ativos nas aquisições”. É Degas quem toca a estratégia. Ele acumula a função de presidente no Brasil com a de presidente da vertical de Negócios e Tecnologia da Adtalem Global. Noutros termos, a lista de compras no mundo passa por ele. “Antes de ir para a Austrália ou para a Índia, faz mais sentido aqui na América Latina, onde já conhecemos a cultura e o potencial”.

CEARÁ
 

Algo no radar no Ceará? Ele diz que não. “Mas volta e meia aparece coisa”. Degas diz ter bom histórico nas aquisições. “Quem fez negócio conosco recomenda. Não tivemos uma confusão e prezamos pelo respeito ao legado dos fundadores”, vende. Em Fortaleza, controla a antiga Fanor, hoje Unifanor/ Wyden.


GUERRA DE PREÇOS
 

Degas vê guerra de preço no setor da educação superior privada. Mas garante que a Adtalem não vai entrar nessa. Para ele, uma equação teria levado à beligerância: o corte no Financiamento (Fies) e a crise econômica a dilacerar orçamentos domésticos. “Isto gerou pressão para baixar preço”. Contudo, afirma que o posicionamento de Wyden é o de mirar em quem não busca apenas preço, mas boa formação. “Não há como reduzir sem comprometer qualidade”.


FIES
 

O grupo trabalhou com até 40% das matrículas via Fies, disse. Hoje, segundo Degas, menos de 20%. “O Fies é importante para o País, mas aprendemos a viver sem”. Ele sustenta que o aprendizado está na diversificação. E cita as compras de Damásio e Ibmec, há dois anos e meio. Damásio é forte em cursos preparatórios para o exame da OAB. No mercado do Ceará, o Ibmec entra com cursos de MBA, mas não há planos de ir além, por enquanto.


MUDANÇA DE MARCA
 

A decisão do grupo norte-americano de matar a marca Devry Brasil e criar a Wyden Educacional foi movida pela percepção de que era preciso criar uma marca que desse personalidade própria para as 12 faculdades e centros universitários, a maioria no Norte e Nordeste, mas também em Campinas (SP). A campanha para a nova marca foi realizada pela Agência Slogan, de Fortaleza, junto com a consultoria de branding Monq.

O nome do grupo havia mudado há apenas um ano e meio. “O grupo é global, diversificado, com uma série de marcas, e entendemos que é maior do que Devry”. A principal área de ensino nos EUA é a saúde. Faturou no ano passado US$ 1 bilhão no setor.

 

INÉDITA
 

Uma PPP acadêmica

A Universidade de São Caetano do Sul (USCS), em São Paulo, inicia consulta pública de sua PPP para a prestação de serviços de operação, conservação e manutenção dos campi Barcelona e Centro. A USCS é uma autarquia municipal e esta deverá ser a primeira PPP de universidade do Brasil. Não inclui serviços de educação, apenas obras de readequação e a construção de um novo edifício em campus. O prazo de vigência da concessão administrativa é de 20 anos com valor estimado de R$ 158 milhões. O valor máximo de contraprestação mensal será de R$ 1,3 milhão. Vencerá quem solicitar o menor valor de contraprestação mensal. A Radar PPP foi a consultoria que trabalhou no início do projeto, em 2015. O modelo poderá se expandir como saída para os campi das universidades públicas.   

 

METAS
 

Ambev sustentável

Sustentabilidade é um bom negócio. A Ambev lançou quatro novas metas socioambientais para serem alcançadas até 2025. São compromissos definidos pela AB InBev globalmente: ações climáticas (eletricidade de fontes renováveis); gestão de água; agricultura inteligente; embalagem circular (100% dos produtos em embalagem retornável ou reciclável).   

 

JOGO RÁPIDO
 

Foi muito bem recebida no mercado a decisão da Prefeitura de transformar os terminais de ônibus em minishoppings, como revelou O POVO. Veem os terminais com muito mais movimento que os shoppings. Oferece serviço ao público e receita para o Município.   

 

HOTELARIA
 

Mega evento em maio

A ABIH Nacional lança, até abril, o Congresso Nacional de Hotéis - Conotel/ Equipotel Regional 2018 em 16 capitais. O cearense Manoel Linhares (foto), presidente da ABIH Nacional, e Camila Moretti, diretora da Equipotel, fecharam em março visitas a oito capitais do País, seis no Nordeste e o Rio de Janeiro. Os dois seguem agora para périplo por mais 10 capitais do Sudeste, Sul e Norte, além do Distrito Federal. Hospedagem não é problema. O Congresso e a feira serão no Centro de Eventos do Ceará, de 16 a 18 de maio.  

 

HORIZONTAIS
 

PARNAÍBA - A Renner, que se declara a maior varejista de moda do País, abriu a primeira loja em Parnaíba (PI). Tem 2 mil m² e fica no Parnaíba Shopping. Esta é a 4ª operação da Renner no Piauí e a 323º no Brasil. Ainda possui três lojas no Uruguai.

RIOMAR - A Freitas Varejo abriu loja de 1.180 m² no RioMar Fortaleza.
 

IGUATEMI - A filial do Iguatemi Fortaleza é uma das 15 lojas reinauguradas pela C&A em diversos estados. No Ceará, tem nove lojas na Capital, uma em Juazeiro do Norte e Maracanaú. As mudanças no layout começaram em 2016 e já são 36 no novo modelo.

MERCADO IMOBILIÁRIO
- Segunda, 3h da tarde, tem Mercado Imobiliário, ao vivo, na rádio O POVO-CBN. 

Jocélio leal

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