PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Prefeitura, construtoras e cartórios em impasse

2018-04-08 00:00:00


O avanço dos processos de licenciamento online de Fortaleza está esbarrando nas regras analógicas dos cartórios. Eles dizem precisar de uma assinatura para validar alvarás e demais documentações. Alegam que o QR Code - forma de validação do alvará de construção emitido pela Prefeitura - não pode ser reconhecido como a assinatura que comprova a aprovação dos projetos.

 

O descompasso virou impasse. A contenda foi parar na Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado. O presidente do Sindicato dos Construtores dos Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, e a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Muniz, estão apostando que o descompasso será resolvido logo. Tanto empresas como Prefeitura estão a aguardar que a Corregedoria equacione a questão com os cartórios.

 

Ao tempo em que as coisas estão enganchadas, a Seuma e os cartórios trabalham em iniciativa com alto poder desenrolante: integrar seus dados para que os próprios cartórios emitam certidões de logradouros, confinantes e numeração sem a necessidade de o contribuinte que necessita de tal certidão ir em busca dessa documentação na Prefeitura.

 

Hoje, o documento leva cerca de 30 dias úteis para ser emitido. Anualmente são cerca de 1 mil certidões emitidas, ainda em papel. Com a nova certidão, mais uma extensão do Programa Fortaleza Online, a emissão será imediata.

 

LIDE

 

Café com megatendências

O Lide Ceará realizará na próxima sexta-feira (13/4) mais uma edição do Café Debate, desta vez tendo como tema “Megatendências Globais e o Impacto sobre os Negócios no Brasil”. O evento, exclusivo para convidados e associados da organização, terá como palestrante convidado o economista Marcos Troyjo, diretor do BRICLab na Universidade de Columbia, Nova York. A partir das 8 horas, no Hotel Gran Marquise.

 

LIVRO

 

Lançamento na quarta

Será na quarta-feira o Lançamento de Grandes Reportagens do Mercado Imobiliário - livro e site sobre a plataforma imobiliária do O POVO. O livro remonta a atuação de Ricardo Bezerra, sócio-diretor da Lopes Immobilis, e mostra os rumos do setor no rádio, no jornal e no portal. Às 19 horas, na sede da Lopes Immobilis (rua Osvaldo Cruz, 800).

 

COMPETIÇÃO

 

Ceará na final do aço

A Gerdau Cearense enviou ontem para Mumbai, na Índia, sua equipe de especialistas para a final do SteelChallenge-12 – a maior competição da indústria do aço no mundo. Realizado pela principal entidade do setor, a World Steel Association, o evento acontece no próximo dia 10. Vão competir com representantes de todos os continentes. Eles demonstrarão suas habilidades em gerenciamento de recursos, administração de projetos e produção.

O grupo foi organizado pela Gerdau e pela Universidade Federal do Ceará (UFC), conta com o engenheiro de processos da usina e atual campeão da etapa americana, Francisco Alberto da Rocha. Além dele, o campeão regional na categoria “Estudantil” e mestrando pela UFC, Jamil Nobre de Castro, e o estagiário do time de melhoria e inovação da Cearense, Jeová Silva Melo.

 

VAREJO

 

Fevereiro teve alta

O momento segue positivo para as vendas do varejo, diz o SpendingPulse, Indicador de Varejo da Mastercard. Fevereiro teve crescimento de 4% nas vendas totais, excluindo as vendas de automóveis e materiais de construção, ante o mesmo período de 2017. O e-commerce cresceu 19,1%, quando comparado com o período idêntico em 2017.

 

FAMOSA

 

Melões do Ceará para a Ásia
A Agrícola Famosa está mirando na Ásia. Especialmente Japão e China. Na última sexta-feira, o sócio-diretor da empresa, Luiz Roberto Barcelos, estava de gabinete em gabinete em Brasília cuidando deste alvo. A etapa que antecede atacar comercialmente começa pelo Ministério da Agricultura (Mapa).

Hoje, 90% dos contêineres com a produção da Famosa seguem para a Europa. Leiam-se o grosso para Inglaterra, Espanha e Holanda. Um pouco para Portugal e Itália. Um pouquinho a mais agora para o Oriente Médio. Rússia começou a comprar. Canadá um pouco e Estados Unidos quase nada por conta da alíquota.

É neste mapa mundi do consumo de melão da Famosa que Luiz Roberto vê a Ásia como um sol nascente. Há demanda para o Japão, mas falta a análise do risco de Praga, o motivo da incursão em Brasília. O protocolo entre as duas autoridades fitossanitárias - nós e eles - está na fase final. O desejo de Luiz Roberto é embarcar já em junho para a China.

Em tempo: as negociações entre a Famosa e o fundo de private equity norte-americano Arlon entraram no freezer. Pelo menos por enquanto. Em janeiro, a Coluna falava da negociação sendo irrigada em São Paulo. As incertezas da conjuntura.

As diligências já haviam sido concluídas. A Famosa chega a ter 9 mil trabalhadores com carteira assinada nos períodos de safra e tem mais de 30 mil hectares. O fundo é o mesmo que no ano passado comprou 20% do capital da cearense Betânia Lácteos (antiga CBL) por R$ 100 milhões.

 

HORIZONTAIS

FORD. Dia 24 o Grupo Ventura abre a Ford Jangada, na Barão de Studart. Vem o presidente da Ford. Quatro grupos no Brasil têm as duas marcas americanas. Mas parede meia, como será com a Sanauto, é a única, diz Júlio Ventura.
RÁDIO. Nesta segunda, quem participa do programa Mercado Imobiliário é o diretor das Construtoras Santo Amaro e R.Miranda, Ricardo Miranda. Às 15 horas na rádio O POVO/CBN (95,5 FM e AM 1010)

 

TAGS