PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará calcula o PIB do turismo

2018-04-22 00:00:00
NULL
NULL

[FOTO1]
O Ceará está calculando o Produto Interno Bruto (PIB) do Turismo. Será o primeiro estado do País a fazer esta conta. Para tocar o estudo, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece) contratou por licitação pública o economista Cláudio Considera, professor de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ex-titular da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), chefe de Contas Nacionais do IBGE e diretor de Pesquisa do Ipea.

A base será 2013. Há o entendimento de que inexistem alterações relevantes de lá para cá. Ademais, segundo Cláudio, ao definir 2013 como base, o estudo evita o impacto da crise econômica verificada a partir do ano seguinte. Foi uma forma de evitar uma distorção no resultado. Os dados a serem anunciados, provavelmente pelo governador Camilo Santana (PT) no fim do próximo mês, darão o peso das diversas atividades relacionadas ao turismo, em proporção pouco variável no curto prazo.

A matriz de insumo-produto do Ceará, feita pelo Ipece sobre 2013, serviu como informação. “Tem um aproveitamento estatístico”. Um dos dados a serem anunciados é o peso do setor público para o turismo do Ceará.

No futuro, segundo Cláudio e o presidente do Ipece, Flávio Ataliba (ver entrevista nas páginas 22 e 23), serão calculados os PIBs da Cultura e da Saúde. Os três PIBs estão no contrato de Cláudio com o Estado. Ao fim, ao demonstrar o peso econômico, ganharão as três áreas em peso político. 

 

CADE

 

Vitória hospitalar

O Cade teve de recuar na decisão de multar em R$ 50 milhões (valores atualizados) uma série de hospitais de Fortaleza por formação de cartel. Segundo o advogado Marcos Viveiros, o Cade viu o suposto cartel por conta de negociações com o Hapvida e a Unimed Fortaleza. No ano passado, o escritório (Abreu Barbosa e Viveiros Advogados) assumiu a defesa do ICC no caso. 

 

JOGO RÁPIDO

PRODUTIVIDADE

O ponto será facultativo no Governo do Ceará na segunda-feira, 30, véspera do Dia do Trabalho. Ao todo, quatro dias de folga para a turma.   

 

ESTACA ZERO
 

Ausência de notificação

A banca questionou a ausência de uma notificação e o Cade anulou a decisão anterior e, portanto, as multas. Em seguida, determinou o reinício do processo de apuração, beneficiando todos os demais hospitais. Antes disso, diz Viveiros, já haviam conseguido uma liminar na Justiça Federal do DF para suspender a exigibilidade da multa do ICC.   

 

FECOMÉRCIO

 

MEDALHAS
 

O prefeito Roberto Cláudio (PDT) será o agraciado deste ano com a Medalha Clóvis Arrais Maia, da Fecomércio. A comenda João Luiz Ramalho por Excelência na Prestação de Serviços (Sesc) será entregue a Espedito Seleiro. Já a Comenda José Leite Martins (Senac) ao superintendente regional do Trabalho, Fábio Zech. Dia 21 de maio, no Lulla’s Plazzá.   

 

HORIZONTAIS

EM ALTA. Dom Pedro Laguna (Aquiraz) e os dois hotéis Carmel - Barro Preto (Aquiraz) e Cumbuco - estão no rol dos mais bem avaliados no Expedia. Os 20 melhores serão comunicados do reconhecimento em breve.

BICICLETAS GRÁTIS. O aplicativo 99 vai oferecer o aluguel gratuito de bicicletas em Fortaleza. A ação será hoje e domingo que vem no Parque do Cocó. Haverá 100 bicicletas por dia. Eu faria com 99…

SAÚDE S/A. A clínica SIM vai abrir a segunda na Messejana. Vem depois da matriz no Joaquim Távora, em três shoppings neste ano (Via Sul, North Shopping Fortaleza, North Shopping Maracanaú) e no bairro da Maraponga.  

 

[FOTO2] 

UM CAFÉ COM

Marcos Swarowsky, diretor do Grupo Expedia para América do Sul

JL – O que significa Fortaleza hoje para Expedia neste momento de revolução do mercado aéreo no Ceará?

MARCOS SWAROWSKY – Fortaleza para nós é uma das praças prioritárias para 2018. É uma praça onde vamos ter maior atenção, maior proximidade com todos os parceiros. Nos nossos pontos de venda - como Hoteis.Com e Expedia.com.br - são propriedades que vão promover muito o destino. Estes mercados são escolhidos de acordo com tendências de viagens.
 

JL – Por exemplo?

MARCOS – São viagens onde as pessoas possam explorar as cidades e as redondezas. Acredito que Fortaleza pode ser um hub para este tipo de viagem. Vai a Fortaleza, depois a Jeri e etc. Esta tendência exploratória levamos em conta como prioritária no Brasil.

JL - O que a equipe de Expedia faz em Fortaleza esta semana?

MARCOS - Esta semana nós temos equipe dando treinamento a todos os nossos hotéis parceiros. Como operar nossa plataforma tecnológica, para que gere maiores resultados para eles em reservas e etc. A equipe trabalha um a um para que estejam prontos para aumento de demanda que estamos esperando.

JL - Quem ainda não compra viagem pela Internet?

MARCOS - Eu diria que a tendência é que cada vez mais as pessoas venham a comprar. O grande aumento de celulares contribui. No Brasil, vemos um aumento desproporcional em reservas pelo celular. Um dado: uma em cada duas que vão comprar nas nossas plataformas, antes de fazer a compra, checam informações nas nossas propriedades no celular.

 

TAGS