PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Sonho de Sandro

2018-01-28 00:00:00
NULL
NULL

[FOTO1][FOTO2] 

O cearense Sandro Salgueiro Filho, 24, tem bacharelado em Engenharia Aeronáutica na Universidade de Michigan, um mestrado em Engenharia Aeronáutica do MIT (EUA), e uma carteira de piloto comercial da FAA (órgão norte-americano). Hoje, mora em Toulouse, na França, e integra um time de dez engenheiros-pesquisadores na Airbus. A maioria no “Time X” tem mais de 20 anos de experiência. “Não temos muitos jovens”.

ERA SEMPRE UM SONHO?

- Meu sonho nunca mudou. Sempre amei aviação e sempre quis me envolver o máximo possível. Quando era muito novo para voar em aviões de verdade, costumava voar com aeromodelos e simuladores de voo. Foi durante esse tempo que passei mais de 3 mil horas aprendendo a voar em aviões de passageiro complexos através do simulador.

O QUE VOCÊR FAZ?

- Na Airbus, sou responsável por projetos conceituais de aeronaves que poderão ser construídas em 20 a 30 anos. De uma certa forma, meu trabalho é focado na aviação do futuro. Meu time é formado em maior parte por engenheiros profissionais com mais de 20 anos de carreira. Eu sou um dos mais jovens.

ATÉ ONDE PRETENDE VOAR?

- Sem limites. Nunca me darei por satisfeito. Desde criança, sempre recebi bastante motivação dos meus pais (a mãe dele é a presidente do Sindicato dos Médicos, Mayra Pinheiro), que sempre falavam: “o que quer que você faça, não pare até que seja o melhor”. Essa filosofia de casa sempre gerou uma ambição natural na minha vida — ambição de sonhar grande e nunca aceitar uma posição de conforto.

PLANOS DE VOO?

Pretendo retornar ao MIT na segunda metade de 2019 para progredir com o meu doutorado, o qual devo terminar em 2023.

VOLTAR?

O Brasil é a minha casa, mas o mundo inteiro também é. Hoje me sinto confortável vivendo e trabalhando em quase qualquer lugar. Retornar ao Brasil dependeria da oportunidade profissional certa.

O QUE VOCÊS DESENHAM HOJE?

Nada especifico, mas temos vários projetos de aeronaves elétricas. O CityAirbus é um helicóptero elétrico que você vai poder chamar pelo telefone para te pegar. O E-Fan é um avião elétrico de treinamento. E o Vahana um outro helicóptero elétrico sem piloto.

 

SEPLAG E SEFAZ

 

Holding sem estresse

A criação da holding para gerenciar os ativos do Ceará junta em trabalho de equipe os secretários Maia Júnior (Seplag) e Mauro Filho (Sefaz). Cada um com seu estilo. Não houve impasse na decisão de a Sefaz ter o controle da companhia a ser criada. “É melhor para o Estado na Sefaz”, disse Maia à Coluna. No papel de homem do cofre, Mauro sabe o quão importante é a busca obstinada por equilíbrio fiscal. No papel de planejador, Maia quer é ver a holding nascendo. Em cerca de 12 anos no posto, Mauro carrega medalhas importantes, a destacar o nível de investimentos do Ceará- a natureza destes, decisões de Governo, são outro debate. A longevidade no posto é um caso raro.

 

PECÉM

 

Compras

As empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIIP) compram hoje R$ 4 bilhões por ano no Estado, mas poderia ser muito mais. Tem empresa que compra 90% fora do mercado do Ceará. A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a propósito, de janeiro a outubro de 2017, comprou R$ 800 milhões no Estado.

 

BNB

 

Estatuto

O Banco do Nordeste aprovou novo estatuto, aderente à Lei das estatais. A propósito, a Coluna apurou que a ideia de vender o apartamento do BNB na Beira-Mar de Fortaleza subiu no telhado. Não havendo interessados na oferta, o Banco pretende desistir da venda. Em tempo: o encontro de administradores do BNB será na Bahia, em março.

 

HORIZONTAIS

 

PARA MENINOS.

A grife de moda infantil masculina Doc Doc, nascida em Fortaleza, abre em março no Salvador Shopping. Também em março abre no RioMar Fortaleza. Chegará a seis operações – quatro em Fortaleza e duas na Bahia.

VAREJO.

A Freitas Varejo vai abrir em março uma loja de quase 1.200 m² no Shopping RioMar, no Papicu.

RÁDIO.

O programa Mercado Imobiliário desta segunda-feira, às 15 horas, na rádio O POVO-CBN, debate sobre a retomada do mercado de projetos de arquitetura e engenharia em 2018.

 

TAGS