PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

A melhor forma de degustar

2018-04-27 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

COM A DISPONIBILIDADE de novos rótulos e estilos de cerveja, houve uma mudança no comportamento do consumidor. As pessoas que antes só empurravam a cerveja goela abaixo, sem se preocupar muito com seu sabor e aroma, estão cada vez mais interessadas em aprender como degustar essa bebida. Pensando nisso, resolvi juntar algumas dicas de como organizar uma degustação de cervejas, criando um pequeno guia prático para ajudar os apreciadores iniciantes, esclarecendo algumas dúvidas e incentivando as pessoas a desfrutar o melhor que a bebida tem a oferecer.


Para começar, quantas pessoas irão à degustação. Cinco? Dez? Vinte? Isso influenciará diretamente em toda a organização, principalmente na quantidade de copos e cervejas. Os copos devem ser de vidro e de preferência de acordo com o estilo. Use sempre sabão ou detergente neutro para lavar os copos. É importante que os copos não tenham odor e estejam na temperatura ambiente.


Quantos rótulos serão degustados? O ideal é de três a cinco rótulos, pois o paladar e o olfato ficam saturados após certa quantidade de álcool. Numa degustação, o foco é conhecer e experimentar e não ficar alcoolizado, por isso se recomenda servir por volta de 120ml de cada rótulo.

[FOTO2]

COMO ESCOLHER OS RÓTULOS?


1. Por escolas cervejeiras ou país. Exemplo escola cervejeira Belga: Witbier, Saison, Fruit Lambic, Belgian Dubbel, Belgain Dark Strong Ale.


2. Por estilo ou subestilos


Exemplo: Session IPA, India Pale Ale, American IPA, New England IPA e Double IPA.


3. Por cervejaria.


Exemplo: aqui são degustados rótulos de uma mesma cervejaria independente dos estilos.


POR QUAL CERVEJA COMEÇAR?


O indicado é seguir uma ordem de potência crescente. Levando em consideração três critérios: álcool, amargor e cor.


COMO DEVE ESTAR A TEMPERATURA DAS CERVEJAS?


Cada cerveja tem uma temperatura de serviço e isso deve ser respeitado para que os aromas e sabores da cerveja sejam exaltados. Esqueça o estupidamente gelado. Isso amortecerá nossos sentidos e prejudicará a degustação. As cervejas nunca devem ser degustadas abaixo dos 5ºC, nem acima dos 16ºC.


dica!


Vale lembrar que entre uma cerveja e outra será necessário limpar o paladar e resgatar um pouco da sensibilidade perdida, e por isso se recomenda água sem gás. É sempre bom deixar uma ou duas jarras sobre a mesa.


 

TAGS