Logo O POVO+
Só quer VAR
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Só quer VAR


A Copa do Mundo também é uma oportunidade de negócios disruptivos. A cada partida, revelam-se ocupações insuspeitadas, como a do analista de choro, o especialista em avaliar o grau de veracidade e entrega de um jogador que se debulha em lágrimas no campo.


Exagero, dramatização ou sofrimento genuíno? Em caso de dúvida, o analista entra em cena. Munido de achismos e outros conceitos garimpados na melhor sociologia de botequim, procede então a uma exegese pedestre, emitindo em seguida o seu precário veredito sobre as condições lacrimais do atleta alvo da análise.


Outra função muito contemporânea e requisitada é a do ombudsman de memes, o camarada que fiscaliza se uma piada passou dos limites éticos e estéticos, invadindo o pantanoso terreno da avacalhação moral.


O meme do Cristiano “Sou Lindo” Ronaldo e seu filho com fome, por exemplo. Há quem veja na obsessiva reprodutibilidade de imagens de criador e criatura lusitanos a gratuita exposição de uma criança ao achincalhe precoce das redes sociais, o que pode se mostrar tóxico para o futuro de uma criança, ainda que filha do melhor e mais bem pago jogador do mundo.


Mas não para por aí. Não menos destacada, a tarefa do vira-latas fulltime está muito presente, sobremaneira em dias de jogos do Brasil, ainda mais se forem partidas disputadas contra nações de IDH mais alto e grau de escolaridade superior, como essas do norte europeu. Ou mesmo contra a Islândia, uma seleção formada somente atendentes de telemarketing, garçons e cineastas desempregados.


Nessas horas, o viralatismo tupiniquim atinge picos de celebração epifânica, entoando hinos de autodepreciação e louvor a nossa proeminente incapacidade de conciliar qualidade dos serviços públicos com bom futebol, confirmando a tese de que o hexa só é possível se continuarmos a ter péssimos hospitais e faculdades depauperadas.


Suprassumo da novidade destes tempos, o juiz tecnológico é mais uma dessas atividades espantosamente desconcertantes. Trata-se do adepto radical da videoarbitragem (VAR, da sigla em inglês). De tanto invocar o uso do VAR, primeiro para os lances decisivos e depois para os mais triviais de uma partida, esse usuário da ferramenta revolucionária passou a exigir a aplicação da câmera também para aclarar questões de natureza doméstica.


A fim de desatar um caso de ciúme, por exemplo, o requerente apela ao VAR, que entra em campo para dirimir aquela dúvida excruciante: afinal, a namorada ou o namorado estava olhando para outro ou outra na festa? É aí que a tecnologia se revela terrivelmente eficaz, eliminando qualquer zona cinzenta na vida amorosa de uma pessoa e jogando um facho de LED sobre os seus pecados, num processo de higienização moral irreversível.


Já existisse VAR no século XIX, dificilmente a literatura brasileira precisaria conviver com um de seus piores pesadelos: a dúvida se Capitu traiu ou não traiu Bentinho. Com a arbitragem de vídeo, esse impasse se resolveria em dois tempos. Bastaria que Machado de Assis, autor da obra, desenhasse no ar um quadrado com os dedos indicadores, dando a entender que iria acionar o juiz tecnológico.


Nesse gesto, o escritor não poria fim apenas à agonia de Bentinho, mas também a toneladas de estudos literários sobre a virtual pulada de cerca da boa moça.

 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?