Logo O POVO+
O menino em preto e branco
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

O menino em preto e branco


A esta altura, todos já devem ter visto a foto do menino na praia durante a passagem do réveillon em Copacabana, no Rio. A imagem, feita pelo fotógrafo Lucas Landau, correu o Brasil numa disputa de interpretação. Oficialmente, é nossa primeira arenga coletiva. Postas de lado as diatribes ideológicas e as picuinhas de redes sociais, a questão de fundo é: o que vemos, o que nos olha?


Não casualmente, esse é o título de um dos livros mais importantes de Georges Didi-Huberman. Nele, o filósofo francês investiga os regimes do olhar e as propriedades do objeto, que nunca é a matéria passiva sobre a qual se volta uma força – o ato de enxergar é, para ele, um duplo reconhecimento: o de que vemos, mas também o de que há um outro que devolve esse olhar.


Noutra obra também famosa, o escritor e ensaísta John Berger arrisca uma definição: “O que faz da fotografia uma invenção estranha – com consequências imprevisíveis – é que suas matérias-primas são a luz e o tempo”. Ambos, Berger e Huberman, falam sobre a mesma dificuldade: é impossível exercer controle sobre o que é visto; improvável domesticar a visão.


O menino na praia é espelho? É objeto? É sujeito? É vítima? Experimentamos dualidades. Pensamos por pares ordenados como se precisássemos escolher: ou isto ou aquilo.


A aura da imagem, para usar uma expressão de Walter Benjamin segundo a qual a fotografia é uma trama de espaço e tempo, interroga mais que responde. É uma pedra lançada ao abismo mais que cascalho flutuando em superfície calma. Tentar flagrar essa aura é surpreender um país na urgência de construir para si uma nova autoimagem – mas qual?


Na fotografia de Landau, duas narrativas clássicas se confrontam, ambas com poder de verdade: a do subalterno (menino negro) exposto em condições de vulnerabilidade, empacotado visualmente como autêntico subproduto da segregação num dos instantes – o instante certo – de passagem (de um ano para outro, mas também da noite para a luz, com a queima dos fogos). E, em sentido diverso, a do sujeito (um menino empoderado, por assim dizer) que avança ao mar para ter para si o céu iluminado da praia enquanto, atrás dele, grupos de pessoas (brancas vestidas de branco) confraternizam e se fotografam de costas para os fogos que pipocam acima das suas cabeças.


As interpretações são conflitantes, mas não excludentes: na primeira, o garoto despossuído e objetificado de quem não conhecemos quase nada; na segunda, um anônimo ator de vontade que transgride a visão que lhe dirigem – e sua estupefação, os braços cruzados ante o frio e a água pelas canelas são mais como índices de coragem do que de fraqueza. A escolha por uma ou outra versão do real diz mais sobre como nos relacionamos com o alheio do que sobre o outro em si. A mesma imagem são duas. São muitas. E esse talvez seja o seu ensinamento.


Em testemunho no Facebook, o autor da foto – haverá de fato uma autoria quando se fala dela? – afirma que a verdade do registro fotográfico, se é que existe uma, está num lugar que ele não conhece. De algum modo, o menino na praia abriu um limiar para cada um de nós. Como no cinema de Kleber Mendonça Filho, ele é uma força que irrompe do passado, mas também uma hipótese de futuro.


Num de seus ensaios sobre as ambiguidades visuais, John Berger escreve que, “entre o momento registrado e o momento presente em que se olha a fotografia, existe um abismo”. Hoje, o Brasil se projeta em tudo que vê (até mesmo na bunda), mas esse espelho não faz retornar senão um borrão à sombra do qual precisamos ainda descobrir que país seremos amanhã.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?