Logo O POVO+
A terra dos coqueiros pelados
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

A terra dos coqueiros pelados


Não sei se você sabe, leitor, mas Fortaleza é uma cidade onde faz muito sol. Daí que cedo aprendemos o valor da sombra. Numa casa, as horas mais valiosas são as que projetam sombra num alpendre ou na área. As de sol são proibidas à brincadeira, e as mães só permitem sair à tardinha, quando viramos pra elas e perguntamos se o sol já esfriou.


Esperamos ansiosamente que o sol esfrie. É quando sentimos que chegou a nossa vez. Para o nativo, achar um lugar à sombra é sorte maior do que encontrar moeda de um real na calçada. É sinal inequívoco de que o dia será bom. Afinal, estamos à sombra, e não há no mundo uma sensação mais agradável.


Noutros lugares, as pessoas dizem “vão com Deus” ou “até a próxima” quando se despedem. Aqui dizemos “vão pela sombra”. E acrescentamos: “cuidado”, como se precisássemos alertar para um perigo cuja origem não sabemos bem qual é, mas não custa nada avisar. Assim, nossa preocupação número 1 é evitar o sol de meio-dia ou duas da tarde e, depois, não ser assaltado numa esquina. Se chegarmos em casa com todos os pertences e a pele intacta, seremos pessoas abençoadas.


E isso explica por que, num ônibus vazio, a primeira disputa que se trava não é pelo lugar mais seguro, mas pela sombra. Do mesmo modo, numa parada de coletivos, a nesga de sombra produzida pelo poste é dividida salomonicamente. Há um ditado que diz que o mineiro só é solidário no câncer. Parafraseando, acho que o cearense só é solidário na sombra.


Entre nós, é famosa aquela fotografia de PMs debaixo da sombra de uma árvore durante a desocupação do Cocó, num protesto que tentava evitar o corte de árvores para a construção de viadutos. Enquanto os manifestantes ofereciam uma trégua, os policiais não se abrigaram no supermercado ou no shopping, mas na sombra de um pé de pau.


E dizer pé de pau já é traço do desprestígio que dispensamos ao verde. Para a planta, falamos mato. Para a árvore, pé de pau. O mato é espaço de despejo do inservível. O pé de pau, um objeto que auxilia em atividades como armar uma rede ou prender o fio no qual as roupas se estendem. Não têm valor por si mesmos.


Desejamos as horas de sombra, mas temos o péssimo hábito de não cultivarmos a árvore. Esperamos que esteja lá, como um golpe de sorte ou uma dádiva da natureza. Mas, no que depender de nós, lhufas, nada, zero. A sombra não é da nossa conta.


Se podemos cortar, não podamos. E, se podamos, fazemos isso mais ou menos como os pais se livravam dos cabelos dos filhos quando estavam piolhentos: mandavam deitar tudo fora, deixando rente ao coco.


 


Em nossas ruas, mal uma planta ganha corpo e sua copa se espraia, o cearense sente uma comichão: é preciso cortar. E não são poucas as querelas de vizinhos por causa de árvores que invadem o espaço aéreo da casa alheia. Preferimos o sol a passar uma vassoura no terreiro todos os dias.


 


Vale para o indivíduo, mas vale principalmente para a Prefeitura. Nesta semana, podaram os coqueiros da Praia de Iracema, que foram reduzidos a nada. Faz um sol brabo em novembro e dezembro, mas eles estão pelados. Ali, naquele pedaço da cidade, o cearense não pode recomendar a ninguém que vá pela sombra, apenas que tenha cuidado.



Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?