Logo O POVO+
O letreiro
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

O letreiro

[FOTO1]

Passei pelo letreiro e lembrei que é bem ali onde as turmas de formandos se reúnem para fazer fotografias segurando os nomes dos cursos de graduação e o ano em que estão concluindo. É um lugar apropriado para fincar a bandeira do marco, estabelecer um ponto zero e começar seja lá o que for, desde que represente uma virada na sua vida, uma página que fica pra trás ou coisa que o valha.


Pois foi exatamente lá, perto da estátua da Iracema, que apareceu da noite pro dia o nome CEARÁ com letras coloridas dispostas como numa lâmina de apresentação de Power Point dizendo coisas óbvias. Caso alguém vá passando e não tenha tanta certeza de onde está, um turista ou mesmo um nativo desavisado, a placa cuida em informar: CEARÁ.


Letrinhas eufóricas, dançantes, como a explicitar cabalmente nossa vocação para a alegria. Um reconhecimento tácito de nossa felicidade. Um clichê tipográfico e afetivo. E enterrado na praia, como uma placa de vende-se em Jeri ou um anúncio de construtora nas dunas do Cocó.


Letreiro estranho. O nome inscrito na orla pede que a gente olhe pra ele com simpatia, uma generosidade que é a base desse sentimento por trás da pertença. Estamos no Ceará. Terra de águas verdes e areia branca, gente hospitaleira e comida farta. Lugar também de números escandalosos de homicídios, mas não convém amedrontar o visitante. É pra esse letreiro que olho e sinto o mesmo quando vejo uma dessas carinhas sorrindo: você está sendo filmado.


No fundo, porém, até gosto das letras. Têm patrocínio privado, é verdade, mas gosto dessa tentativa canhestra de criar vínculos na marra, à força, como quase tudo por aqui. Gosto apesar de saber que nossas raízes são aéreas e tudo que é antigo e portanto patrimônio não resiste à ação do poder. Gosto por gostar, gosto por insistência, gosto por achar que me salvo gostando. Xingo o letreiro, mas gosto como gosto da própria cidade. Gosto como gosto dos canos enferrujados e esquecidos no aterrinho. Como gosto do Mincharia e do piano branco.


Gosto inclusive da ironia que é o fato de o letreiro e as dunas ocuparem posições diametralmente opostas no espectro de interesse dos cearenses na atualidade. Enquanto o CEARÁ surge espalhafatoso no cartão-postal litorâneo para demarcar ainda mais no imaginário do turista a identidade da praia, a lei que protegia o ecossistema no Cocó foi revogada pelos vereadores. Tudo ao mesmo tempo. O letreiro aparece, as dunas desaparecem. Um tem destaque  patrocínio de jornal, outra é ignorada. Um é iluminado, o outro escondido.


Na primeira vez que vi as letras garrafais quis emburrar, mas segui mais uns passos e acabei simpatizando. É tão brega e tão nosso, assim como os trenzinhos da alegria no circuito da Beira-Mar com a trupe de heróis esfarrapados escorregando de barriga no parapeito da fachada do hotel. Assim como o quebra-coco. Assim como a avacalhação com o que temos de mais precioso. À tardinha, a luz laranja do fim de tarde banha o CEARÁ grande. É um espetáculo de encher os olhos. Às margens do Pajeú eu sento e choro.


O nativo vive num chiaroscuro de felicidade e tristeza, lusco-fusco de saber-se incapaz e potente, no limiar da esperança e da melancolia. Uma mistura de coisas que fazem desta a terra das oportunidades, quase todas perdidas.


Claro que, depois desse périplo pela orla, só podia terminar minha caminhada numa 50 Sabores. Pedi sorvete de tangerina e sorri. É das poucas coisas que ainda fazem rir: lembrar do gosto do sorvete de tangerina.



Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?