Logo O POVO+
Go, vegan!
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Go, vegan!

O estilo de vida vegano ganha cada vez mais adptos, mas os restaurantes e bares da cidade ainda não estão preparados para este público
NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1]

Não sei quanto a vocês, mas ao meu redor está cada vez mais frequente (e crescente) o número de conhecidos que estão optando por uma dieta com a diminuição drástica de proteínas animais. A grande maioria ainda não eliminou completamente derivados como leite, ovos e queijos, mas as carnes já não fazem mais parte das dietas do dia a dia. Esses sãos os vegetarianos denominados ovolacto. Já o time vegano não consome nenhum insumo de origem animal na alimentação e tentam, com muito esforço e dedicação, estender essa opção para vestuário, cosméticos e demais itens de consumo.

 

Para além dos conceitos ideológicos que levam uma pessoa a ser vegana, é preciso compreender que é uma opção de vida com algumas dificuldades. Muitos restaurantes, deliveries e bares ainda não possuem opções veganas. O ideal é o adepto aprender a fazer seu próprio alimento. 

 

Existem inúmeros blogs e canais no youtube com algumas milhares de receitas dando dicas preciosas, não só na escolha dos insumos como dos preparos passo a passo.

 

É preciso ser criativo para criar um cardápio vegano que fuja dos carboidratos brancos. Aposte nos grãos e sementes: feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, aveia, quinoa entre outros. Arrozes variados como o negro, o selvagem, os multigrãos, o vermelho e o clássico integral. Ser vegano parece ser caro, mas pense que você está eliminando das suas compras caseiras proteínas animais que em geral estão entre os maiores gastos.

 

Termino aqui dizendo que admiro quem opta por esse estilo de vida, não apenas por ser se alimentar geralmente mais saudável, mas porque, em geral, por trás dessa escolha estão pessoas de um coração generoso. Go vegans!!

 

Ansian Burger 

 

Rende 4 burgers 

 

Ingredientes:

 

300g de Feijão branco

50g Cebola

10g Alho

Suco de 1 Limão

de mç de Coentro

Sal

100g de Panko

10g de Bicarbonato de sódio

Maionese de abacate e raiz forte

1/2 abacate machucado

Suco de 1 Limão

1 colher de sopa de Raiz forte em pó (wasabi) (10g)

1 dente de Alho raladinho

100ml de Azeite

Sal

Finalização

Repolho roxo e branco

Cenoura

Gergelim preto

Pão

 

Preparo:

 

Hidrate o feijão branco com água até amolecer. Num processador coloque o feijão e todos os ingredientes até obter uma massa meio granulada, mas homogênea. Dê o ponto com a farinha panko. Modele mesmo mole e coloque para fritar em imersão. O hambúrguer ficará crocante por fora e douradinho.

 

Maionese

 

Para a maionese machuque o abacate e misture com a raiz forte, alho, coentro picado e o sal. Aos poucos adicione o azeite mexendo com o fouet para emulsionar.

 

Montagem

 

Pique os repolhos e a cenoura bem fininho. Coloque a maionese de abacate embaixo, cubra com o burguer, coloque m ais um pouco de maionese, cubra com a salada, gergelim e mais um pouco de molho. Finalize com a tampa do pão.

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?