Uma pequena bibliografia gastronômica e afetiva (parte II) 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Uma pequena bibliografia gastronômica e afetiva (parte II)

2018-09-09 00:00:00
NULL
NULL
Uma pequena bibliografia gastronômica e afetiva (parte II)
[FOTO1]

Cesar Santos Chef
por Flávia Gusmão
Editora Senac
Nacional, 2014.
Como não podia faltar um representando do Nordeste, escolhi o querido Cesar Santos, chef pernambucano divertidíssimo e apaixonante. Militante dos ingredientes regionais, nos seus cardápios não pode faltar pitanga, jerimum, carne de sol, entre outros insumos que são tão apreciados por nós. Radicado em Olinda, o chef comanda o restaurante Oficina do Sabor num lindo casarão histórico com vista privilegiada para a cidade. 

 

[FOTO2] 

Cozinha de Origem
por Tiago Castanho e Luciana Bianchi
Editora Publifolha, 2014.
Esse aqui é um livro-xodó. O Tiago é um chef de cozinha paraense e está à frente dos lindos e aconchegantes restaurantes Remanso do Peixe e Remanso do Bosque. O primeiro foi inaugurado pelos seus pais numa pequena vila e o Tiago deu continuidade ao negócio da família, seguido por seu irmão Felipe. É um livro lindíssimo que celebra a cozinha tradicional brasileira, com destaque para os preparos e ingredientes do norte do país. Além de trazer sempre em primeiro plano a relação afetiva com os sabores através da tradição familiar do prazer ao redor da mesa. 

 

[FOTO3] 

Carlota: Balaio de Sabores
por Carla Pernambuco
Editora Companhia Editora Nacional, 2006.
 Esse é não é bem um lançamento mas lembro demais como ele foi importante logo no começo da minha carreira como cozinheira. A Carla é uma grande pesquisadora da cozinha brasileira e esse livro é recheado de receitas simples de reproduzir e cheias de sabor. O livro é dividido em capítulos temáticos que falam sobre cozinha brasileira, do mundo, receitas rápidas, cardápio de festas, entre outros.  

Bia Leitão

TAGS