Logo O POVO+
Pancs. O alimento do futuro
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Pancs. O alimento do futuro

Plantas alimentícias não convencionais estão no foco do debate na gastronomia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

PANCs são as iniciais de Plantas Alimentícias Não Convencionais. Elas são um dos focos no momento dos gastrônomos pesquisadores, pois há uma grande preocupação com o suprimento alimentício da humanidade para as próximas gerações. Já foram catalogadas mais de dez mil plantas comestíveis, algumas das quais muito próximas de nosso cotidiano, como aqueles "matinhos" que pisamos quando caminhamos pelos parques. Mas o conceito de PANC é muito relativo, pois uma planta pode ser assim considerada em uma região e em outra não. Por exemplo, o Ora Pro Nobis é tao consumido em Minas Gerais, que já não precisa ser considerada PANC naquele estado, já a mesma planta em São Paulo...

 

Aqui no Ceará temos a chef Nilza Mendonça, que é uma das maiores autoridades autodidatas no assunto no Brasil. Tudo começou 2003 quando "tia Nilza" (como é chamada pelos mais próximos) trabalhava como instrutora do Senac. Em um de seus trabalhos na unidade móvel pelo interior do Estado teve a oportunidade de reviver a sua infância por meio de uma fruta silvestre consumida e pouco valorizada no interior: o canapum.

 

Outra planta que trouxe muitas lembranças foi o mandacaru. Foi então que ela decidiu começar a desenvolver receitas com essas e outras plantas silvestres. E assim este trabalho espontâneo de pesquisa foi se tornando uma obsessão. O trabalho da chef Nilza ganhou projeção nacional a partir de 2012, quando o termo PANC passou a ser vanguarda da gastronomia e ela passou a ser convidada a participar de debates e entrevistas em revistas especializadas e redes de televisão.

 

COCADA

COM PALMITO DE MANDACARU

 

INGREDIENTES

500 gr de açúcar

1 kg de palmito de mandacaru

1 côco grande ralado ou 200 gr de côco ralado

1 pedaço de canela

Cravos

1 litro de água


MODO DE FAZER

Retirar toda a pele verde do mandacaru e deixar somente a polpa branca.

Bater a polpa do mandacaru no liquidificador com a água.

Levar ao fogo em uma panela juntando os demais ingredientes.

Deixar reduzir até atingir o ponto desejado.

 

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?