Logo O POVO+
"Ceará à mesa" vai lançar primeiro livro
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

"Ceará à mesa" vai lançar primeiro livro

Projeto que resgata as raízes da gastronomia cearense se prepara para lançar obra sobre ingredientes locais
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

O destino nos coloca sempre à frente de pessoas e possibilidades que podem transformar a nossa vida. Há mais de 15 anos conheci um franco-alemão cearense, nascido na Alemanha, que cresceu e se criou na França e foi "marinado no Ceará". Esse cara se chama Bernard Twardy, um chef que me mostrou que podemos fazer comida cearense de coração com técnicas trazidas de fora. E apesar de ser contraditório um "estrangeiro" me ensinar o valor real do produto local, mais do que isso, ele me mostrou o valor incomensurável do nosso produtor local. Vindo com ele conheci o chef Fernando Barroso, um estudioso da cultura alimentar cearense, e o chef Élcio Nagano, um exímio conhecedor da culinária asiática e que faz a fusão com os produtos locais cearenses como ninguém.

 

Esses três transformadores do insumo local construíram um movimento gastronômico chamado "Ceará à Mesa". Encabeçado pelo chef Fernando Barroso, o projeto tem como objetivo redescobrir o Ceará através da Gastronomia, utilizando ingredientes cearenses de caráter local e potencial internacional. Valorizando o desenvolvimento e a comercialização desses insumos, o projeto visa inspirar novos profissionais, além de incentivar a produção agrícola e o comércio social e ecologicamente responsáveis. O foco do projeto está na vontade de participar da invenção de um Ceará mais respeitoso com suas raízes e mais consciente das suas vocações.

 

Todo esse movimento está se transformando em um livro que vai contar toda a história desse caminho percorrido e terá receitas trabalhando os 12 ingredientes destacados pelo projeto: tilápia, camarão, lagosta,  arraia, vegetais, queijo coalho, carne de sol, linguiça, cabrito, capote, caranguejo e os doces. 

 

Como os 12 apóstolos ou os 12 cavaleiros da távola redonda, esses são os doze ingredientes definidos pelo projeto para representar o Ceará e sua qualidade gustativa. Sem dúvida nenhuma, eles representam uma parcela da nossa Biodiversidade de produtos e aspectos culturais. Esses ingredientes me representam como cozinheiro. E eles lhe representam?

 

Ivan Prado

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?