Logo O POVO+
Brotos e flores comestíveis
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Brotos e flores comestíveis

Cada vez mais, cozinheiros e chefs usam destes elementos vegetais para colorir e valorizar seus pratos
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Brotos

O broto é o estágio onde a semente concentra todo o seu potencial energético para a formação de uma nova planta. Por isso os nutricionistas recomendam a inclusão dos brotos na alimentação humana, apesar de seu consumo não ser uma novidade na cultura asiática.

 

O famoso "moyashi" (broto de feijão), foi uma técnica desenvolvida pelos monges budistas no Japão. Durante a Segunda Guerra Mundial, este alimento foi muito utilizado nos navios de guerra japoneses, pela facilidade e rapidez de seu cultivo. Esse broto pode ser consumido em saladas ou cozidos. O ponto ideal é obtido submetendo-o a uma rápida cocção, deixando-o com a textura crocante, mas eles podem ser consumidos crus.

 

Hoje, o consumo de brotos tem crescido muito, pois além de seu valor nutritivo e baixos custos de produção, eles foram adotados pela alta gastronomia para a finalização artística de pratos (plating). Por isso, foram desenvolvidos brotos, que logo se tornaram os preferidos pelos cozinheiros-artistas (brotos de beterraba, nabo e trevo).

 

O produtos já está disponível nas prateleiras dos mercados, e existem técnicas simples para a produção de cada tipo de broto - basta provocar a germinação da semente.

 

Flores

Durante muito tempo, as únicas flores utilizadas em nossa alimentação eram o brócolis e a couve-flor. Além delas, a flor de abóbora (fiori di zucca) é apreciada a muito tempo na cozinha italiana.

 

Com o aumento do interesse pelas técnicas de Plating, a flores se tornaram itens indispensáveis para a finalização de pratos, e novos tipos foram incluídos na lista dos comestíveis.

 

Mas antes de consumi-las, deve-se tomar cuidado com os tipos de flores que podem ser utilizadas em nossa alimentação e também com a sua limpeza e presença de agrotóxicos que são facilmente impregnados em suas reentrâncias.

 

Algumas das flores utilizadas são rosas, capuchinhas, amor perfeito, violetas, hibiscos, malmequer, flor de coentro, flor de alho e flor de agrião.

 

Onde encontrar:

O Mercado Campachi tem disponível em suas prateleiras, brotos e flores comestíveis trazidos de São Paulo.

 

O Sítio Tanques produz hortaliças orgânicas e atendendo a solicitações de seus clientes, incluiu brotos e flores comestíveis em sua lista de produtos.

 

Mercado Campachi

 

Rua Nunes Valente, 3.110

Telefone – (85) 3034-3535

Sítio Tanques – Orgânicos –

(85) 98550-5807

 

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?