Logo O POVO+
Uma nova perspectiva para nossa cidade
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Uma nova perspectiva para nossa cidade

Localizada no Vicente Pinzon, escola cria oportunidades para jovens de áreas pouco favorecidas da Capital

 

ESCOLA DE GASTRONOMIA IVENS DIAS BRANCO

 

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco intenciona realizar atividades de ensino em diversos segmentos ligados à área da gastronomia, visando a formação profissional de jovens e adultos que atuam ou atuarão no campo da cultura alimentar. A instituição oferecerá cursos básicos, técnicos e avançados em panificação, confeitaria e cozinha básica, além de tutorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio dos Laboratórios de Criação.

Como fã de bastidores de cozinha, fiquei encantado com as instalações muito bem pensadas e equipadas.

 

O objetivo da estrutura é formar profissionais aptos a atuarem no campo da gastronomia e da cultura alimentar em seus diversos segmentos.

 

O propósito da escola é oferecer cursos de formação básica, estruturados em percursos com carga horária média de 240 horas/aula. Estes cursos estarão divididos em módulos com carga horária média de 40 horas/aulas, que promovam a iniciação ou a atualização de profissionais para o campo da gastronomia.

 

Outro foco é promover experiências de pesquisa e criação de produtos a partir de trajetórias, já desenvolvidas e consolidadas por profissionais de reconhecimento na área da gastronomia, com vistas à promoção de partilhas com novos agentes do campo da gastronomia e cultura alimentar.

 

As metas da escola são claras e animadoras! Capacitar profissionais na área de gastronomia, notadamente nas áreas de panificação e confeitaria, além de auxiliar de cozinha. Incluir jovens no mercado de trabalho, potencializar o mercado gastronômico local com profissionais bem qualificados, fortalecer os laços familiares e comunitários.

 

A escola se insere num cenário de busca do fortalecimento de políticas públicas de qualificação profissional para jovens, prioritariamente, de 18 a 29 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os cursos serão todos gratuitos e os alunos receberão certificados de conclusão. Os requisitos para inscrições e seleção serão definidos em edital a ser lançado em breve.

 

Resumindo, estou muito feliz com esta iniciativa. Fico impaciente com o modo acadêmico de ensinar os ofícios da gastronomia. Basta ter verba para subir da graduação ao doutorado sem nunca ter pisado na operação de uma cozinha. Passei três anos para receber o meu diploma de auxiliar de cozinha e um longo período para conquistar o brevê de técnico superior em gastronomia e outro de gestor de hotelaria com foco em gastronomia. Agora a trupe dos alunos de gastronomia anda, quando ainda na faculdade, com cartão de visita de "Chef" no bolso. Tenho muito carinho por todos eles e um olhar de compaixão quando os vejo encarando o chão da cozinha. Estagiar é preciso, até voluntariar vale muito! Não fique mais que um ano com um mesmo chef, tente viver a loucura das cozinhas de cruzeiros para abrir os horizontes. Viaje trabalhando pelo belo Brasil.

 

Meu abraço para os alguns poucos professores que ensinam o correto e legítimo para os seus alunos nas faculdades da cidade.

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?